Lagartixas são animais surpreendentes. Embora muitas pessoas tenham a imediata intenção de matar uma lagartixa ou gritar de medo e/ou nojo, esses animais são importantes controladores de pragas, como insetos. E além disso, são criados por gente do mundo todo como animais de estimação.
Originárias da África, elas se espalharam por todo o mundo e hoje existem tantos tipos de lagartixa que é quase impossível conhecê-las todas.
Quem sabe, após ler este post, você encarará aquela singela lagartixa da parede de uma outra forma, mais positiva. Confira só.
Veja que impressionante esta foto:
À primeira vista é complicado encontrar onde começa e onde termina a lagartixa, de tão eficiente sua camuflagem.
Para estes animais impressionantes, não basta ter as cores e a forma certas. Eles conseguem se contorcer e se mover como se fossem realmente folhas secas.
Este espécime incrível foi descoberto em Andasibe-Mantadia National Park em Madagascar. fonte
Outras lagartixas são eficientes em se ocultar em troncos. Veja:
Outros são tão habilidosos na arte da ocultação que fica difícil até pra nós acharmos ela na foto. (acredite, tem uma lagartixa nesta foto abaixo)
Pode parecer abuso esperar que você acredite que isso aqui em baixo não é uma folha de verdade, mas acredite ou não, isso é mesmo uma lagartixa Uroplatus, de rabo de folha, nativa de Madagascar.
Nesta foto abaixo é mais fácil de encontrar ( e admirar) o corpo impressionante deste animal:
No seu processo evolutivo, as lagartixas tornaram-se altamente adaptáveis aos mais variados ambientes do nosso planeta. Para sobreviverem, elas desenvolveram aparências muitas vezes impressionantes. Um exemplo é a lagartixa voadora:
Ela tem este nome porque – adivinha? Sim, ela consegue planar, saltando de áreas altas como as copas das árvores. Isso permite a lagartixa mudar radicalmente de lugar, seja para buscar comida, seja para escapar de predadores.
Suas membranas nos dedos são grandes e quando abertas, as palmas permitem que ela crie grandes áreas de resistência ao ar, reduzindo sua velocidade de queda de forma substancial. Com o tempo, elas desenvolveram a habilidade de manipular as mãos e os pés para controlar a direção do “Vôo”. Seu corpo desenvolveu membranas laterais que aumentam sua capacidade de planar.
É possível perceber a absoluta diversidade de espécies de lagartixas quando observamos e comparamos a morfologia das suas patas.
Embora muitas lagartixas usem de camuflagem para se ocultar nas florestas, nem todas utilizam-se deste expediente. Algumas espécies tem um aspecto monocromático:
E algumas lagartixas são bastante curiosas em termos de colorido e padronagem.
Muitas vezes o toque bizarro fica a cargo dos olhos. Sempre esbugalhados.
Uma curiosidade das lagartixas é que algumas espécies conseguem se comunicar vocalmente através de ruídos, coisa incomum para répteis. Além do mais é um dos únicos animais do planeta que conseguem aderir em quase qualquer superfície e até escalar o vidro. Essa capacidade incrível se dá porque as patas da lagartixa são cobertas com microscópicos pelinhos e isso gera uma atração magnética graças as forças de Van der Waals.
Sabe quando vc pensa que superou um trauma então vê um post no Mundo Gump e percebe que não? Então.. Malditas lagartixas :argh:
meu Deeeus, essa última ampliada é tensa.
Onde eu morava tinha muita lagartixa, mas minha cadela matava todas…
e comia.
:x
tenho uma relação de amor e ódio comn as tixas… fofinhas e nojentas…. as fotos são perfeitas!
Lindos animais!
“Essa capacidade incrível se dá porque as patas da lagartixa são cobertas com microscópicos pelinhos e isso gera uma atração magnética graças as forças de Van der Waals.”
Eh, esse bichinho eh incrivel mesmo (e nao eh pq tem um monte desses lah em casa :)! Aqui na Italia li uma revista que fala de como os cientistas estão desenvolvendo um novo VELCRO a partir dessa habilidade que vc comentou! Muito interessante!
(ou nao, pq de vez em quando elas despencavam do teto la de casa, pro desespero da minha irma hehe)
gde abraço
Eu gosto de lagartixas. Menos dentro de casa. Uma vez tentei espantar com uma vassoura e sem querer acabei matando ela. Fiquei mal o dia todo, não mato nem formiga! Enfim, desde então peguei afeição por elas.
Somos 2… Só pq uma vez matei 1 louva deus sem quere… e agora eu n mato mais nenhum animal e defendo os animais e plantas… kkkkkkkk
kkk eu mato formiga se elas tentarem me matar
sim eu tambem, se uma formiga tenta me matar eu revido imediatamente kkk.
Eu nunca senti nojo das nossas amiguinhas comedoras de insetos. Só as vezes fico pensando se eu peguei uma venenosa ou não. Bem que eu queria saber identificar.
Meu cachorro é um Ark-Inimigo delas. Pois se ver uma, ele mata e ENGOLE. :shocked:
Mas é isso ai. Eu tinha uma de estimação mas soltei ela.
O rei Julian usava uma coisa dessas na coroa dele!
Eu tenho verdadeira fobia destes animais.Para ler o post tive que afastar o monitor.
Sei exatamente como é, na verdade até agora não consegui passar das lagartixas com rabo de folha :argh: malditas lagartixas.
Irônico, de tantos posts nesse blog, esse é o unico que não consegui ver inteiro D:
Isso é coisa de gay…o ser mais nojento que existe no planeta é o homem!!!!
isto me fez lembrar um certo site worth1000
parece trabalho bem feito
Deus é fera no Photoshop.
Como as pessoas que lêem o mundo gump devem saber, as lagartixas são remanescentes dos antigos répteis que dominavam o planeta.
Sobreviveram ao grade holocausto que extinguiu os dinossauros por serem animais pequenos.
Veja que curioso: os répteis primevos que deram origem às lagartixas são classificados (os fósseis) por sinapsidas, serapsidas e tal, conforme o formato do crãnio. Acontece que um desses ramos, parece que os sinapsidas evoluiram para mamíferos, que evoluíram para primatas que evoluíram para o homem. quando encontrar uma lagartixa de parede cumprimente: oi, prima.
Hehehe Maneiro. Bom comentário.
ola que legal seu site eu adorei o caçador dois não gostei mas o um gostei ahhhaaa thau
caracas… lagartixas são incriveis.. mas nojentas xD
Eu sou um maricas, sempre tive pavor desses bichos. As mais escuras são assustadoras, essa preta-branca com olhos vermelhos parece coisa de pesadelo dirigido pelo Tim Burton. Mas a roxa e vermelha é bem simpática, parece um lango-lango.
…foi na chegada da viagem que ela conheceu a bichinha; era madrugada e nem poderia ser noutro horário já que prostitutas, estrelas e lagartixas são seres da noite e de preferência e nelas que se mostram . Lá estava ela perto da cortina no alto da janela, era esbranquiçada e um pouco mais cabeçuda do que a maioria, porém foram os olhos o que mais lhe chamou a atenção:exorbitados, duas bolinhas brilhantes, parecendo miçangas. Pareciam questioná-la; estava muito cansada e optou por apenas enfiar-se na cama e no limbo que permeava seu raciocínio há semanas. Na segunda noite…
Na segunda noite…Qndo o quarto se iluminou,lá estava ela quase no mesmo lugar,sim era ela, não tinha a menor dúvida. Nenhuma reação, a não ser, parece-lhe, os olhos :mais estatelados. Ficaram ali as duas novamente se olhando, corações acelerados; decidiu não ouvir as perguntas que a bichinha parecia lhe fazer e preferiu escorregar para baixo do ededron e no silêncio que instalara-se em sua vida. Logo estava sonhando.
Na terceira noite…
depois do dia rotineiro e entediante, antes de chegar ao quarto que ela lembrou-se da lagartixa.Entrou sem acender a luz e forçou a vista em direção a janela, procurando-a; não estava lá. Ficou deitada na cama, no escuro quebrado apenas pelas luzes da rua que emprestavam um falso brilho às falsas estrelas coladas no teto. dessa vez não dormiu, resolveu dar respostas aos questionamentos que insistiam em fazer sua cabeça latejar. Nos últimos meses seu universo particular reduzira-se a uma distãncia infíma,suas expectativas não encontraram respaldo, sua imaginação não achara fertilidade e as possibilidades da vida retomar o antigo passo, além da fronteira da ilusão aumentara considerávelmente. Protegida pelas sombras,sabia que chegara a hora de fazer sua escolha, foi então que no lusco- fusco, na parede percebeu o movimento. A lagartixa branca de olhos grandes espiava-a do teto.
O que ela considerou um sinal de sorte.
nossa que linda hitoria vc deve ser escritor.(a)
nossa que linda hitoria vc deve ser escritor.(a)
Eu amo de paixão minhas tixinhas. :love:
Tenho 3 tixas na minha casa, e todas elas são diferentes, são minhas unicas de extimação, quanto mais eu acho elas na rua trago para dentro da minha casa.
Adorei essas fotos queria uma de cada uma para mim. :D
Parabéns pelo site! Estou encantado com essas fotos.
É uma pena que nem todos pensem da mesma forma, e por isso, matem ou maltratem – por fobia ou falta de conhecimento – animais inocentes e de extrema importância aos ecossistemas aos quais pertencem. Sobre o porquê de algumas espécies andarem com tanta facilidade por superfícies lisas: Pesquisas mostram que a aderência que possuem os animais dos gêneros Gecko e Hemidactylus mabouia, por exemplo, quando andam em superfícies lisas e até molhadas; está ligada a ocorrência de forças intermoleculares (Força de Van der Waals) que ocorrem entre as moléculas da parede e as moléculas das patas desses animais. Essas forças só atuam em distâncias muito pequenas. Já está provado que, as patas do animal possuem cerca de 2.000.000 de micropelos (chamados de setae) formados de queratina. Esses micropelos medem 120 micrômetros aproximadamente. Cada um desses micropelos possui centenas de terminações com espessura ao redor de 0,30 micrômetro, chamados espátulas. Essas estruturas são tão pequenas que poderiam ser contadas 10 milhões delas na simples ponta de um alfinete. Na ponta de cada uma dessas terminações ocorre um intenso deslocamento de cargas elétricas entre os átomos (atração elétrica entre partículas subatômicas) da pata e os átomos da parede. Essa força de atração intermolecular é aquilo que mantém o animal seguro na parede. A aderência é tão perfeita que o animal quase se torna parte da estrutura sobre a qual se desloca. A maneira como anda é tão fascinante que, o animal desloca suas patas até 15 vezes por segundo. A força de atração é tão grande que, uma lagartixa poderia se manter grudada à parede conduzindo um peso de 40 quilos. Outras espécies podem andar também em paredes lisas, como por exemplo, o bicho-pau. Mas, o bicho-pau precisa produzir uma substância de consistência pegajosa que deixa rastros. Baseando-se no princípio de funcionamento das patas de lagartixa, a indústria trabalha para produzir as fitas mais aderentes do mundo.
Texto próprio do livro de nossa autoria: Biologia de Animais Selvagens – O Fantástico Mundo dos Vertebrados,476 páginas.
Ótima contribuição, Siqueira. Fiquei sabendo que o MIT está desenvolvendo um robô que anda na parede baseado na pata da lagartixa.
caraca! eu procurei esse post
tntando superar minha fobia mais
agora estou apavorado!!!
principalmente se eu ver uma dessas
com rabo de folha ou essa ultima ampliada
ae… :shocked: :shocked: :shocked:
x_x Confesso! Sou um “lagartixida”, mas vou tentar daqui pra frente não cometer mais esse crime… Muito boa a matéria e bons comentários! Parabéns pelo site!
=D legal neachei super legal eu pego ela moro em madagascar :cool: :P :X :love: :lol: :injured:
pow esse utimo ai foi tenso >>> [marta soponoli says:
June 18, 2010 at 8:27 pm legal neachei super legal eu pego ela moro em madagascar] mentira do cão
as lagartixas sao fofas!!!
as vezes nojentas!!!
outras lindinhas!!!
e poucas muito nojentas!!!
ass:uma menina muito gata , leticia
Minha namorada encontrou uma lagartixa no banheiro. eu não sei de onde ela veio mas imaginei que fosse pelo ralo. Eu percebi que ela estava trocando de pele, era bem novinha devia ter uns dois centimetros no maximo. Ela era amigavel. Quando colocava os dedos na frente dela ela subia na minha mão. porém minha diversão com a bichinha não durou mais que um dia. Minha namorada a matou, com um frasco de desodorante macetou a bichinha. Me cortou o coração ao ver pos ela não forneceu nenhum risco a minha namorada. E eu, apesar de ter ficado um dia só com a bichinha, me apeguei a ela. Estou chorando ainda porque ela matou a lagartixa. Meu coração dói em saber que ela matou de crueldade o bicho indefeso. Terminei com minha namorada por isso e não quero mais voltar. Não vou ficar com alguém que tem medo/nojo de um bicho que não é ofensivo, e que é cruel assim.
O ser humano mata alguns animais por um medo irracional.
Essa ultima é tensa, ela tem o sorriso do Mr.Bean
mas eu adoro largatixas… não sei se existem largatixas venenosas… depois vou dar uma pesquisada pra saber…
Mas elas são muito legais, pq comem as baratas, elas sim são nojentas… Baratas são pragas, pq não tem importancia na cadeia alimentar, nem em nada… só sujam, estragam etc…. mas as largatixas são supimpas!
Adorei o Post, estava pesquisando sobre animais incriveis, e quem diria que existe um tão incrivel tão perto de mim! XD
Atenciosamente Lucas Luciano
Na verdade, as baratas tem uma importância absurda na ecologia.
O que vc chama de barata é apenas um de milhares de espécies que existem. Embora a barata doméstica (a que vc tem nojo) seja uma praga urbana, menos que 1% das quase quatro mil espécies existentes faz jus a tal fama, já que moscas, pulgas e besouros causam mais danos aos seres humanos do que elas. Da uma lida aqui
largatixas bebem agua?
Alguém aí sabe como criar essas “pequenas notáveis”? Minha casa anda cheia de aranhas e as lagartichas sumiram… :(
Preciso urgente de lagartixas!
nossa eu nunca imaginei que alguém poderia odiar uma lagarixa, tem um monte de comentário ruim aí…. As lagartixas não tem nada de nojentas! E eu sou nojentinha hein! Amo lagartixas, não as matem, se vc não gostar só as espante que ta bom! Elas podem vir morar aqui que todo mundo gosta!
sempre tem uma lagartixa aqui no meu quarto e eu tenho fobia disso…odeio mesmo elas!
não consigo dormir com alguma por perto!!
oque eu faço pra espanta-las ? existe algun venevo que pode mata-lás?
Gostaria de escrever um lindo poema sobre lagartixas, dizer que tenho 50 de estimação, que as amo e que são bichinhos inofensivos! Mas a realidade é que eu tenho pavor desse animalzinho, tem uma na cozinha neste momento e tô morrendo de medo de ir lá! Sinto um arrepio da cabeça aos pés quando as vejo em qualquer lugar…
Não tenho nojo porque não vou comê-la ou chegar perto dela, tenho fobia mesmo!!!
Não quero matá-las, só queria que elas não chegasse na minha casa…..
eu sempre AMEI todas as lagartixas, acho elas fofinhas
entendemos que nos quando gritamos de medo ou nojo também temo que pensar que elas protegem a nossa casa e previne a entrada de insetos os comendo como alimento para os abasteser uma otima reveisõa a elas,e também elas se camursão de varis coisas.
Há uns 30 minutos tem uma delas olhando para mim embaixo do babado da cortina , bem perto do teto.
Já tive medo e nojo , agora já acho que faz parte da casa . Ela ainda me observa . Não vou deixar que a matem .
Adoro Lagartixas, aliás,capturei uma filhote a uma semana :D
ah e não sei se vcs sabem mas as largatixas tem um ótimo (quase, na verdade quebra um galhão) sistema de defesa contra os predadores, se algum bixo tiver seguindo ela pra come-la ou qualquer coisa ela simplesmente solta o rabo e pica a mula, deixando o predador cheirando, examinando ou comendo o rabo dela enquanto ela se safa e o rabo dela cresce de volta com o tempo!
isso que é bixo de verdade, enquanto meu gato pega os rato e as baratas a largatixa pega os mosquitos desgraçados. (malditos mosquitos!)
:D!
Sheila,você acima de tudo é cultura. Parabens incrível . Vou te contar algo, sempre em monha casa tenho largatixas, elas são sagradas assim como todos os animais. Porem, há 3 dias atrás levei um susto: Estava com spray de mata pernilongos e cheguei na cozinha sem óculos. vi algo parecido ao um inseto qualquer e quase cometi um largaticídio. Resolvi colocar óculos e não é que era uma pequenina, bem pequenina largatixa, uns 2 centímetros. Fiquei assustada, chorei e agradeci a Deus por havê-la salvado. Se algo tivesse acontecido com ela não sei o que faria.Elas são lindas.
são muito fofas, até já criei uma *-* não faz mal algum, não acho nojentas nem faz nenhum medo. Tadinhas, só fazem correr quando veem alguem :~ sempre tento salvá-las do meu cachorro, embora as vezes encontre alguma morta por ele :@:@:@ argh..
e essas fotos são liindas, inacreditavel a camuflagem né, lindos !
Lindas!!!! Assim de perto dá pra ver os detalhes! Perfeitas! Mas não seguraria uma, não… São geladinhas! :)
Costumo me dar bem com lagartos, iguanas (essas vieram atrás de doritos que eu estava comendo na praia, pode?)
Aqui em casa sempre tem, mas ficam fora. Se alguma entra vou espantando até conseguir que saia pela janela. Matar NUNCA! Imagina!
Que nojo velho! Só vi isso por causa da pesquisa da escola, e descobri que largatixa é mais nojento do que eu pensei.
eu achei um filhote de lagartixa e ela nao come dei mosquitos na sua boca mas nao comel entao eu mesma abri a boca dela peguei um ferrinho enfiei goela a baixo ela as veses muda de cor fica preta e as veses branca mas isso é normal vem de natureza mesmo a minha lagartixa tem 4 cm sem o rabo e 7 cm com o rabo e é uma femia.
Perfeito… Adorei muito esse site..
Se o autor, ou, alguem que passar por aqui puder informar onde, ou quem vende lagartixas envia msg para otavio1949@live.com
Grato.
minha lagartixa estava normal e depois na hora que eu ia pegar ela e ela ficou mole e não andou sera que um de vocês pode me explicar oque é isso?????????
Lagartixas são Muito Massa!!! Assim como qualquer criatura, merecem todo o respeito. E, por favor, deixem as Lagartixas livres. Sempre viajei na sua incrível capacidade de escalar.
LIBERDADE PARA AS LAGARTIXAS!!!
P.S: Excelente Matéria. Parabéns!!!