domingo, dezembro 22, 2024

MaglevCobra: Finalmente o Brasil terá trem de levitação magnética

É com grande satisfação que eu finalmente posso dar a notícia -em primeiríssima mão – de que o Brasil vai ganhar seu primeiro trem de levitação magnética com tecnologia nacional – a mais avançada do mundo: o MaglevCobra

Depois de apresentar a tecnologia nacional ao príncipe de Dubai em pessoa e passar uma temporada em Dresden na Alemanha, costurando uma parceria tecnológica entre os alemães e brasileiros no campo dos supercondutores, o meu pai está de volta ao Brasil para iniciar a construção do primeiro trecho de via de levitação, que será feito na ilha do Fundão, na UFRJ (cidade uiniversitária) como um protótipo funcional em tamanho real.

Para quem esteve em outro planeta nos últimos anos e não sabe como este troço voa, é simples: Tudo parte de um efeito chamado Efeito Meissner. Observe:

Esse vídeo mostra uma cerâmica supercondutora resfriada por nitrogênio líquido levitando livremente sobre uma linha de ímãs especiais. Essa cerâmica quando resfriada passa a ter resistência elétrica zero, e o campo magnético em seu interior é nulo. O campo magnético do imã permanente é repelido pela cerâmica, criando um imã “espelhado” que repele o imã original. Quando a cerâmica aquece ela perde as propriedades supercondutoras e o imã não levita mais. Agora cole um trem em cima de um montão dessas cerâmicas, aplique um motor elétrico linear e é isso.

A patente do veículo, que é parte do meu pai e parte da UFRJ, difere um pouco dos trens de levitação tradicionais. A principal característica do MAglevCobra é que ele é formado com dezenas (se necessário centenas) de pequenos módulos e não com vagões. Isso permite que o trem seja como uma cobra com capacidade de entrar em curvas que nenhum outro trem NO MUNDO é capaz. Além disso, o perfil do veículo é todo reduzido, planejado para facilidade e rapidez de implantação. Seu perfil estreito permite que eventuais custos de túneis sejam absurdamente reduzidos.
Não se sabe qual o limite de velocidade que um veículo de levitação pode obter. Como não há atrito algum além do atrito com o ar, é possível que um veículo assim trafegando dentro de um tubo com vácuo ou ar rarefeito, possa ultrapassar as velocidades supersônicas. É por isso que a NASA também estuda esta tecnologia para um futuro lançamento de aeronaves com custo menor do que a decolagem vertical baseada em foguetes.
Embora os expoentes como o transrapid alemão e o chinês (também alemão) sejam conhecidos por sua grande velocidade, o foco do Maglev Cobra não é ser “um trem fórmula um”, mas sim um utilitário para resolver problemas. E os problemas de transporte hoje não se resolvem apenas com velocidade.
O protótipo em escala real já será funcional e visará atender aos alunos da Universidade.
A Faperj liberou  4.700.000 reais para UFRJ aplicar na construção do primeiro trecho de 114m e o BNDES e Finep já estudam investir outros montantes na construção de vias para o veículo.  O MaglevCobra estará operacional atendendo aos alunos da Universidade do Rio de Janeiro até meados de 2010. A administração da cidade universitária espera que em um futuro próximo o MaglevCobra seja uma solução completa de transporte na ilha, ajudando a reduzir o custo de 4 milhões de reais por ano com ônibus fretados para transporte interno.  O retorno completo do investimento se dará em 7,6 anos.

É sempre bom lembrar que o sistema MaglevCobra é absolutamente limpo, não poluente. Trata-se de uma contribuição efetiva para a redução das emissões de carbono no planeta, já que com algumas adaptações no projeto ele pode se tornar o GreenMaglevCobra, utilizando energia solar e injetando energia limpa nas subestações onde está implantado. Sem falar que o desenvolvimento deste tipo de tecnologia é estratégico para o país em meio à necessidade imperativa de modos de transporte urbano não dependentes de petróleo. Atualmente, a liderança neste tipo de pesquisa é da Alemanha, e o Brasil começa a acordar para o fato que não basta apenas ficar batendo no peito tirando onda das vantagens do programa Pró Álcool. É necessário investir mais em tecnologia de ponta, ou ficaremos escravos de um modelo de país exportador de comodities como a colônia de exploração, como sempre se esperou do Brasil desde que Pedro Álvares Cabral chegou aqui.

Se necessário, o MaglevCobra pode funcionar 100% com energia limpa, devido a sua alta eficiência energética. Pra se ter uma ideia, veja esta comparação da eficiência energética do maglev com alguns equipamentos urbanos de transporte (quanto menor, mais eficiente):

Aqui está meu pai segurando o primeiro protótipo do conjunto levitador de 2kN construído em Adelwitz-Alemanha em março de 2008. Parece uma simples caixa de metal, mas tem uma tecnologia absurda ali.

maglev panorama 1080x600 1 | Ciência | ciência, incrível, levitação, maglev, magnetico, Tecnologia

Foi o desevolvimento deste componente que permitiu a construção dos trens que levitam livremente.

maglevcircuitkf5 | Ciência | ciência, incrível, levitação, maglev, magnetico, Tecnologia

Este é o projeto da primeira linha do MaglevCobra.

Os trechos são 3: O primeiro liga a o terminal ao CENPES. O segundo o CENPES à reitoria e o terceiro a reitoria à vila residencial.

Parte do projeto envolve a ligação do sistema Maglev com outros modais existentes, como o metrô, barcas e estações rodoviárias. A parte mais ambiciosa do trajeto inclui uma conexão entre os dois aeroportos cariocas, o Santos Dumont, no centro da cidade com o aeroporto internacional do Galeão, na Ilha do Governador. Isso viabilizaria o fluxo de passageiros saindo de Copacabana para o aeroporto, através de uma conexão metrô-maglev.

Estudantes de arquitetura e design participarão ativamente do projeto. A gerência do projeto estuda a criação de um concurso interno aos alunos de design e arquitetura para a concepção das estações.
Quem tiver duvidas e perguntas, escreva nos comentários e eu passo para meu pai responder. Precisamos comemorar.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Olá…primeiramente parabéns ao seu pai pelo projeto que visa mudar a dependência do Brasil de um sistema de transporte tão caro como é o atual (rodoviário) e que tantos custos sociais cobra.
    Mas, a título de curiosidade, caso não seja o “segredo do sistema”, como se fará para manter as baixíssimas temperaturas dos supercondutores durante o “trajeto”?

    abraço

  2. [quote comment="47043"]Olá…primeiramente parabéns ao seu pai pelo projeto que visa mudar a dependência do Brasil de um sistema de transporte tão caro como é o atual (rodoviário) e que tantos custos sociais cobra.
    Mas, a título de curiosidade, caso não seja o “segredo do sistema”, como se fará para manter as baixíssimas temperaturas dos supercondutores durante o “trajeto”?

    abraço[/quote]

    O veículo usa criostatos especialmente desenvolvidos para um mínimo ganho de temperatura. São como garrafas térmicas inversas. Elas mantém o liquido frio por dentro impedindo que ele aqueça. O criostato é esta caixa ali com meu pai. O equipamento é abastaecido diariamente com o nitrogenio liquido, que é subproduto industrial de baixíssimo custo. Na verdade, o N.L. é quase gratuito.

  3. Velho, eu li suas explicações com o côco cheio de cerveja, entendi zica nenhuma quase, mas estou aqui para parabenizar a iniciativa do seu pai e dizer que se o Brasil tivesse mais uma meia dúzia de gente assim, talvez estivéssemos numa situação completamente diferente. Dá gosto de ler notícias assim, exemplos de superação que deveriam ser divulgadas aos quatro ventos para demonstar a todos que aqui nesse país há gente talentosa e com vontade de trabalhar. Mais uma vez, parabéns para seu pai, parabéns para o blog que acesso diariamente, e se me dá uma licença vou ali pegar outra celveja… Abraços!!!

  4. Em Porto Alegre, havia um projeto semelhante, mas foi abandonado pois não renderia muitos subsidios à construtoras e lucro para o governo (ou governantes???). O esqueleto da via ainda está lá, abandonado, para todo mundo ver…Em São Paulo, o Pitta queria fazer isso também, mas aí enrolaram pra fazer, e outras administrações foram distorcendo o projeto visando o lucro. Levou 12 anos para terminar!!!!! Fizeram uma puta estrutura elevada de concreto onde passaria até trem de carga, mas só passa ônibus, um de vez em quando…milhões foram gastos ali. O único candidato a prefeitura de SP que propôs fazer isso é um cara folclórico, que ninguém leva a sério e que teve o voto dele e da mãe dele apenas…Eu torço muito para que dê certo no Rio. Parabéns e Boa sorte para seu pai e para todos nós que ficamos presos no trânsito (ainda morro disso..rsrss). Abraços!!

  5. Fala, Phillipe!
    Cara, parabéns a seu pai!
    Tomara que isso se expanda rapidamente para todos os lugares da cidade e do país para reduzir o tempo de viagem de casa x trabalho / casa x escola das pessoas… Com certeza é um projeto que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas…

    Mais uma vez, parabéns!

  6. Hummmmm….
    Quer dizer que o SEU PAI é dono de uma patente revolucionaria em LEVITAÇÃO??? Muito interessante isso. Muito suspeito, porém interessante. Vou anotar isso aqui.
    A conspiração está tomando forma.

  7. OIA!
    até que enfim algo legal aqui no brasil, como ja comentaram todos!!
    Parabéns pro seu pai, e que vem mais estudantes como ele pra facilitar a nossa vida, agora so espero um desses aqui em SP!]
    Abraços, parabéns e sorte na construção do projeto, que NÃO venha nenhum politico chato, pra não dizer corrupto, pra atrapalhar a idéia e tudo mais.

  8. A idéia é interessante, mas um detalhe da construção me intriga: como foi feita a escolha da(s) construtora(s) envolvida(s)? Apenas aluno da UFRJ participaram do projeto? E outra coisa: com tanto dinheiro envolvido, não existe o risco deste dinheiro “sumir” e a obrar ficar parada (como no caso do “fura-fila” em São Paulo)?? Desde já parabenizo-o pelo excelente blog.

    Abraços….

  9. [quote comment="47107"]A idéia é interessante, mas um detalhe da construção me intriga: como foi feita a escolha da(s) construtora(s) envolvida(s)? Apenas aluno da UFRJ participaram do projeto? E outra coisa: com tanto dinheiro envolvido, não existe o risco deste dinheiro “sumir” e a obrar ficar parada (como no caso do “fura-fila” em São Paulo)?? Desde já parabenizo-o pelo excelente blog.

    Abraços….[/quote]

    A própria universidade ira gerir o recurso, que para ser obtido teve especificações rigidas das etapas, cronograma e tudo mais. O dinheiro sai aos poucos a cada etapa. Se uma etapa do cronograma não é completada, a parte seguinte da grana não sai. Como a UFRJ é a maior interessada, é garantido que sai. E dinheiro não “some” dinheiro troca de mão. Quando acontecem esses casos de obras em que verbas desaparecem é coisa de improbidade adminsitrativa. Típico de prefeituras mal administradas.

  10. [quote comment="47105"]OIA!
    até que enfim algo legal aqui no brasil, como ja comentaram todos!!
    Parabéns pro seu pai, e que vem mais estudantes como ele pra facilitar a nossa vida, agora so espero um desses aqui em SP!]
    Abraços, parabéns e sorte na construção do projeto, que NÃO venha nenhum politico chato, pra não dizer corrupto, pra atrapalhar a idéia e tudo mais.[/quote]

    Pode crer. Faço minhas as suas palavras. Como nenhum político ajudou, acho sacanagem algum político querer tirar proveito dizendo que “brigou para obter o trem pro Brasil e tal”. Mas sabemos como são as coisas. Não duvido nada que aconteça.

  11. Parabéns ao teu pai pela tecnologia, e um parabéns maior ainda por convencer o governo a investir nisso. Buscar verbas estatais não é fácil pra ninguém, por mais que seu projeto seja excepcional.

    Uma pergunta: Caso o resultado final seja um sucesso, há alguma previsão de instalar outros cobras em outras cidades? O Rio é a capital do turismo brasileiro, e o cobra vai ser um bom cartão-postal, mas uma tecnologia dessas em Sampa ou BH seria excelente também.

  12. [quote comment="47141"]Parabéns ao teu pai pela tecnologia, e um parabéns maior ainda por convencer o governo a investir nisso. Buscar verbas estatais não é fácil pra ninguém, por mais que seu projeto seja excepcional.

    Uma pergunta: Caso o resultado final seja um sucesso, há alguma previsão de instalar outros cobras em outras cidades? O Rio é a capital do turismo brasileiro, e o cobra vai ser um bom cartão-postal, mas uma tecnologia dessas em Sampa ou BH seria excelente também.[/quote]

    Com certeza. A idéia é que após a efetivação do sistema na UFRJ seja criada uma empresa para aplicação da tecnologia em outras cidades e estados. Como o custo é metade do metrô*, e a implantação rápida, é provável que o veículo se dissemine por todo o país. Daí a importância dele ser 100% ecológico. Pra um único trem isso pode não significar muito, mas para uma malha viária grande, isso representa muito. Muitas cidades já se interessaram.

    *Na verdade o custo é muuuuito menos da metade do metrô se considerar o custo do buraco por onde o metrô passa. Pra se ter uma idéia, o metrô de São paulo custa 100.000.000 (CEM MILHÕES) de reais POR KM! Enquanto o maglev custa 9 milhões para a mesma distância.
    Isso é, menos de um décimo do valor. Isso significa o que? Que com o mesmo DINHEIRO PUBLICO, o governante multiplica por dez a capacidade de transporte na cidade dele. (algo importante para a população) E como a parada é rapida de implantar, ele implanta isso e inaugura no mesmo mandato (algo importante para os políticos)

  13. Olá, Philipe! Acompanho seu blog há muito tempo. Fico feliz por seu pai ser um brasileiro empreendedor, que levou mundo afora seu projeto inovador, e hoje, está executando-o em nossa pátria.
    Esse advento não poderia estrear em melhor hora, já que necessitamos de desafogar urgentemente nosso caótico trânsito, com a vantagem de ser uma solução ecologicamente correta.
    Ademais, o MagLev, os Biocombustíveis, a Extração pré-sal, entre outras tantas fantásticas tecnologias nacionais irão levar, com certeza, o Brasil a um novo patamar.
    Mais uma vez, meus cumprimentos de um cidadão brasileiro orgulhoso do seu povo. Boa sorte! Abraços!

  14. Nossa você postou isso na hora certa.
    Eu tendo que fazer um trabalho para faculdade de eng. ele. sobre supercondutores e você posta essa matéria.
    Que incrível ^^. E muito obrigado.
    Você teria como passar mais informações sobre o projeto?
    Como funciona o efeito Meissner mais detalhadamente?

    Se não conseguir de boa, só o que está ai já ajuda e muito ^^.

  15. Agente já intendeu que você é rico e que teu pai é importante, agora não precisa falar disso a notícia inteira. Pouco me importa e de nada vale para mim de quem é a patente desse projeto cretino.

  16. [quote comment="47379"]Agente já intendeu que você é rico e que teu pai é importante, agora não precisa falar disso a notícia inteira. Pouco me importa e de nada vale para mim de quem é a patente desse projeto cretino.[/quote]
    Agente já intendeu que você é um favelado…. MALDITA INCLUSÃO DIGITAL. :B
    pra que entrou no blog então? Fucking Bastard!

  17. Philipe, muito bom saber sobre tal inovação. Aliás, tenho um projeto científico de importância mundial envolvendo eletroímãs e supercondutores, principalmente envolvendo o criostato que seu pai tem em mãos. Tenho que obter alguma forma de contato com vocês assim que possível, e com urgência. O projeto com certeza agradará não só de forma humanitária mas também lucrativa.
    No mais, me contate asims que possível. Abraços

  18. Como tem invejoso nesse mundo ! Ao invés de dar os parabéns tem gente que tem a moral , ou a falta de moral, de entrar no blog só para criticar e falar que esse projeto é cretino !
    Ô Bolado , vai estudar , quem sabe você não cria alguma coisa que seja útil para a humanidade , ao invés de fazer uma crítica tão negativa!:B

  19. Nossa, fiquei impressionada agora! Quando eu era criança eu ouvi comentários sobre esse tipo de veículo, há muuuuito tempo, em um programa de TV. Na época era ainda só foco de estudo, mas depois nunca mais ouvi falar no tal projeto. Jamais imaginei que veria isso ocorrer tão cedo aqui pelo Brasil. É um avanço e tanto para nós e espero que isso se espalhe pelo país todo agora o mais rápido possível.
    Parabéns ao seu pai!

  20. Será que este projeto tem maior viabilidade que o projeto do metrô proposto pela prefeitura de Vtória-ES? Se a resposta for positiva acredito que o prefeito ficaria feliz em conhecer. :cool:

  21. Olá, ficou mto feliz e entusiasmado com a grande notícia. Sou estudante de arquitetura da UFRJ e tenho certeza que tamanho projeto será tanto enriquecedor como precursor de uma nova tecnologia que poderá mudar, e até, resolver nosso problema de transporte no Rio de Janeiro.
    Gostaria tb, se possível de obter material técnico necessário para construir estações, sub-estações, trilhos, bases, enfim, o q for necessário para fazer um projeto com essa tecnologia. O motivo, período que vem estarei fazendo uma matéria ligada a urbanismo e gostaria mto de adequar o projeto do seu pai em meus projetos futuros.
    Dessa forma poderíamos difundir essa tecnologia dentro do meu acadêmico, para podermos preparar essa parceria entre os curso que possam estar diretamente ligados com o projeto no Fundão.
    Caso não seja possível trocar informações por email, gostaria que, pelo menos, fosse enviado dados para que eu possa entrar em contato com ele lá no CT (creio eu q seja no CT, certo!?).

  22. [quote comment="47379"]Agente já intendeu que você é rico e que teu pai é importante, agora não precisa falar disso a notícia inteira. Pouco me importa e de nada vale para mim de quem é a patente desse projeto cretino.[/quote]

    Gustavo, cê resolveu escrever com pseudônimo agora pra eu não te bloquear é?
    Se bem que pode ser a namorada maluca e mal amada também, hahaha.
    Po, eu não sou rico, mas meu pai é importante sim. Ele é inventor, tem Phd em Engenharia de Transportes, aprendeu a falar russo por diversão, já pilotou um TGV e ainda toca bandolim. É autor de um punhado de livros, e já esteve na lista como o 50 maior patenteador do país, entre pessoas físicas e jurídicas. Meu pai é foda.
    E o seu é um defunto. x_x

    Recaaaaalque! Isso dá câncer, sabia? :lol2:

  23. [quote comment="47641"]Fala, Philipe,

    Muito legal! Lembro que você havia falado do projeto anteriormente (acho que em 2005).
    Gostei mesmo! Parabéns para seu pai!

    Um abraço,
    Diego Lacerda.[/quote]

    Caraca, cara! E o nosso almoço?????????? Tô sem comer desde aquele dia te esperando, hahahaha.

  24. [quote comment="47605"]Olá, ficou mto feliz e entusiasmado com a grande notícia. Sou estudante de arquitetura da UFRJ e tenho certeza que tamanho projeto será tanto enriquecedor como precursor de uma nova tecnologia que poderá mudar, e até, resolver nosso problema de transporte no Rio de Janeiro.
    Gostaria tb, se possível de obter material técnico necessário para construir estações, sub-estações, trilhos, bases, enfim, o q for necessário para fazer um projeto com essa tecnologia. O motivo, período que vem estarei fazendo uma matéria ligada a urbanismo e gostaria mto de adequar o projeto do seu pai em meus projetos futuros.
    Dessa forma poderíamos difundir essa tecnologia dentro do meu acadêmico, para podermos preparar essa parceria entre os curso que possam estar diretamente ligados com o projeto no Fundão.
    Caso não seja possível trocar informações por email, gostaria que, pelo menos, fosse enviado dados para que eu possa entrar em contato com ele lá no CT (creio eu q seja no CT, certo!?).[/quote]

    Thiago, vou enviar email em PVT pra você, ok?

  25. [quote comment="47495"]Como tem invejoso nesse mundo ! Ao invés de dar os parabéns tem gente que tem a moral , ou a falta de moral, de entrar no blog só para criticar e falar que esse projeto é cretino !
    Ô Bolado , vai estudar , quem sabe você não cria alguma coisa que seja útil para a humanidade , ao invés de fazer uma crítica tão negativa!:B[/quote]

    Não esquenta. Só pode ser aquele retardado mental que resolveu dedicar sua vida a me destruir. Veja o site dele:
    http://www.oguerreirodaverdade.blogspot.com
    Ele acha que eu estou escondendo um alien dentro da minha cueca. :lol2:

  26. [quote comment="47650"][quote comment="47495"]Como tem invejoso nesse mundo ! Ao invés de dar os parabéns tem gente que tem a moral , ou a falta de moral, de entrar no blog só para criticar e falar que esse projeto é cretino !
    Ô Bolado , vai estudar , quem sabe você não cria alguma coisa que seja útil para a humanidade , ao invés de fazer uma crítica tão negativa!:B[/quote]

    Não esquenta. Só pode ser aquele retardado mental que resolveu dedicar sua vida a me destruir. Veja o site dele:
    http://www.oguerreirodaverdade.blogspot.com
    Ele acha que eu estou escondendo um alien dentro da minha cueca. :lol2:[/quote]

    SEU MALDITO VIADINHO DESGRAÇADO. SEU MERDA! SEU FILHO DA PUTA! LAVE SUA BOCA COM ÁGUA SANITÁRIA PARA FALAR DO MEU PAI. RESPEITE QUEM MORREU. AGORA VOCÊ REALMENTE ME DEIXOU PUTO. VOCÊ VAI SE ARREPENDER DE TER NASCIDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    VAI SE FUDER!!!!
    VAI SE FUDER!!!!
    VAI SE FUDER!!!!
    DÉBIL MENTAL! ENERGÚMENO! VOCÊ VALE MENOS QUE UMA MOEDA DE 1 CETAVO!

    x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x x_x
    LEITORES DA ENGANAÇÃO! DESCUBRAM A VERDADE SOBRE QUEM É PHILIPE KLING DAVID!!!!
    http://oguerreirodaverdade.blogspot.com/

    —-EDIÇÃO DA MODERAÇÃO————————————–

    O que vocês leram aí em cima é o produto da mente doentia de um cara ao qual todos nós devemos sentir PENA. Primeiro por ser escroto. Depois por ter esta carranca aí, e finalmente, por ter um pai baitola, que deu tanto a bunda na beira da estrada que morreu de aids, mas sem antes deixar para nós, os vivos esta bela merda de filho, que não tem competência para agradar um defunto e acha que fazendo bagunça no blog alheio conseguirá alegrar o pai baitola no inferno. Esqueça, gustavinho. A essa hora seu pai, aquela coisa escrota, tá chupando o pinto do capeta.

    —————–Fim da operda de tempo. Voltamos a nossa programação normal ————-

  27. Philipe, isso ta acontecendo mesmo?
    De onde surgiu esse louco? Até onde te conheço (pelo blog) não acredito que seja jogada sua para dar uma esquentada no blog. Então concluo que Gustavo esta usando o enorme sucesso do Mundo Gump para promover o seu próprio blog.
    O que é isso companheiro? Tenho certeza que se você fizesse um blog dentro do contexto do “O relato de um MIB” a fim de dar um toque de realidade ao conto do Philipe sem apelar o projeto a frente, mesmo que o Philipe porventura não gostasse muito da idéia, pois como o relato esta publicado na net ele se torna um pouco público.
    Digamos que o Philipe seja mesmo parte desta “conspiração”, de repente você sofre um acidente comum no trãnsito e ninguém ligue os fatos, certo?
    Cara, se controla. Na boa ;]
    Ao contrário do que você escreveu no seu blog, não leve pro lado pessoal.

    A propósito Philipe,
    Parabéns pro seu pai :lol:

  28. Gustavo, agora eu descobri qual que é a verdade :

    A verdade é uma só , vai se tratar que vai fazer bem para a sua cuca , você tá precisando urgentemente de tratamento , enxergue que você só está piorando a sua situação e se você acha que o Philipe realmente faz parte de uma organização que mantém um ET vivo aqui no Brasil, o problema é só seu, você pirou de vez e sofre de esquizofrenia em grau avançado.
    Porque você não procura um jornal , uma rede de televisão e fala essas coisas que você está escrevendo no Mundo Gump e no teu blog ? Tá com medo de passar ridículo ? , fala a verdade , você não tem nenhum fundamento pra ficar falando esse monte de besteiras.
    E , se realmente o Philipe tivesse um ET em posse dele , você não acha que ele iria fazer questão de mostrar para outras pessoas ? Eu mostraria !

    Cuidado Philipe que esse Gustavo pode te confundir com o John Lennon !

  29. [quote comment="47807"]Philipe, isso ta acontecendo mesmo?
    De onde surgiu esse louco? Até onde te conheço (pelo blog) não acredito que seja jogada sua para dar uma esquentada no blog. Então concluo que Gustavo esta usando o enorme sucesso do Mundo Gump para promover o seu próprio blog.
    O que é isso companheiro? Tenho certeza que se você fizesse um blog dentro do contexto do “O relato de um MIB” a fim de dar um toque de realidade ao conto do Philipe sem apelar o projeto a frente, mesmo que o Philipe porventura não gostasse muito da idéia, pois como o relato esta publicado na net ele se torna um pouco público.
    Digamos que o Philipe seja mesmo parte desta “conspiração”, de repente você sofre um acidente comum no trãnsito e ninguém ligue os fatos, certo?
    Cara, se controla. Na boa ;]
    Ao contrário do que você escreveu no seu blog, não leve pro lado pessoal.

    A propósito Philipe,
    Parabéns pro seu pai :lol:[/quote]

    Cara até eu me pergunto se isso está acontecendo mesmo. Sinceramente? Eu não sei.
    Acho que Deus resolveu me punir por dizer que ele era Assassino naquele post polêmico…

  30. Uma perguntinha ae Philipe: Se o trem funciona levitando o tempo todo sobre um campo magnético, como faria para freiar ou parar o trem nas estaçoes ou emergencialmente? Afinal, sem contato de rodas com o chão fica difícil ñ?

  31. [quote comment="47890"]Uma perguntinha ae Philipe: Se o trem funciona levitando o tempo todo sobre um campo magnético, como faria para freiar ou parar o trem nas estaçoes ou emergencialmente? Afinal, sem contato de rodas com o chão fica difícil ñ?[/quote]

    Opa, não, na verdade tudo funciona por magnetismo. O trem nem tem motor! Ele é atraído por um motor de aceleração linear que está embutido na via. É uma série de eletroímãs que vão sendo acionados em seqüência via computador. Isso vai atraindo o trem gradativamente. Para ele frear é justamente a mesma coisa, mas em ordem inversa. O trem tem uma cabine e um piloto, que poderia até ser dispensável, pois ele é totalmente controlado de fora. Mas achamos importante ter a figura do maquinista. Ele tem autonomia para realizar procedimentos especiais, como paradas emergenciais, etc. Mas em 99,9% dos casos ele só acompanha os procedimentos, as tomadas de decisão são feitas por um computador central. Isso reduz o risco de erro humano.
    Obs: Não tive tempo de perguntar isso ao meu pai. Então isso é o que eu ACHO que é. Beleza?
    Mas com relação a segurança, qualquer tipo de veículo de transporte de passageiros passa por um rígido controle, e cada etapa é homologada antes do troço ser colocado em operação.

  32. [quote comment="47928"]Tambem tenho uma pergunta: é tão facil subir e descer quanto fazer curvas? (é, Minas é um mar de morros e quero um desses por aqui tb!)[/quote]

    Sim, é nisso que o trem ganha de TODOS os veículos existentes. Ele sobe rampa de 50%! Na verdade ele sobe rampa de 90 graus, mas todo mundo cairia. Aliás, ele até poderia andar de cabeça para baixo se necessário fosse. Ele é fortemente colado via magnetismo à via. Pra se ter uma idéia, cada um dos conjuntos de levitação (cada módulo do trem leva 4 destes) necessita de muito mais de 100kg de força aplicado num único ponto para ser “descolado” do campo. Como o veículo não tem pontos de concentração de forças, como no caso de um vagão que contém dois conjuntos de truques (rodas) onde o peso todo é despejado na via, o MaglevCobra distribui igualmente os conjuntos de levitação ao longo de todo o veículo. A inovação do sistema modular permitiu curvas tão fechadas quanto as que vemos em uma rua. Em função do antiquado conceito de vagões, os demais modais ferroviários como trem, vlt e metrô, gastam fábulas de dinheiro porque eles não entram em curvas fechadas. Isso envolve construções enormes para gerar curvas abertas. Quanto maior o vagão de um trem, menor a chance dele entrar em uma curva fechada. Daí surgiu o conceito “Cobra” do veículo. Essa alteração no design produziu uma redução de custos muito grande na parte de engenharia civil, que normalmente é a mais cara neste tipo de empreendimento.
    Segundo meu pai me contou ontem, um doutor lá do laboratório de supercondutores, conseguiu alterar a forma dos ímãs de uma maneira inovadora, que produziu entre 25 e 30% de eficiência magnética. Isso deverá baixar ainda mais os custos em curto prazo. :lol2:

  33. Caramba Philipe que massa, parabéns ao seu papai gump!!
    Adorei a idéia, há algum tempo vêem tentando desenvolver essas tecnoligias eletromagneticas/transporte mais funcionais, fico feliz por ter um brasileiro no meio!
    Ou isso é exatamente o que brasília ta querendo pra copa de 201? um trem de superficie q saia do aeroporto internacional e passe por toda a W3 sul e norte, eu acharia bem legal. Também devo confessar que agora estou com inveja do pessoal da UFRJ, meu sonho era um trem desses na UnB, já pensou, esse trem passando pelo subsolo do minhocão, iria ser ótimo sair do instituto de quimica e ir pro instituto de fisica sem andar muito. E N.L. é o que não falta lá, é bem baratinho geralmente eu uso mais pra resfriar cerveja do que tubo de ensaio!

    P.S. Tu é a cara do teu pai!

  34. [quote comment="47645"][quote comment="47641"]Fala, Philipe,

    Muito legal! Lembro que você havia falado do projeto anteriormente (acho que em 2005).
    Gostei mesmo! Parabéns para seu pai!

    Um abraço,
    Diego Lacerda.[/quote]

    Caraca, cara! E o nosso almoço?????????? Tô sem comer desde aquele dia te esperando, hahahaha.[/quote]

    hahahaha
    Sem comer? rs..rs.. Desculpa cara, estou um pouco longe (Dutra) esta semana e na outra, pode ser na semana do dia 27/10? Ai a gente quebra a banca! :cool:

    Philipe, que maluco é esse? :shocked: Eu li o blog dele, realmente uma história louca!
    Só quem te conhece sabe de sua criatividade sem igual!

    PS: Dá para dar uma “esticadinha” neste trem e levar ele até a Ilha? rs..rs.. :B

    Um abraço,
    Diego Lacerda.

  35. Parabéns pelo projeto e pela iniciativa! Como já dito antes, Porto Alegre iniciou a construção de uma proposta de transporte público similar, mas a obra nunca foi concluída. Esperamos que essa tecnologia chegue logo por aqui!

  36. Cara, parabéns ao seu pai e a toda equipe envolvida… sensacional… Tomara mesmo que dê tudo certo e o Cobra seja implantado por todo o Rio de Janeiro…
    Quero sair do trabalho e ir pra casa de Maglev :)

  37. É de pessoas assim que o país deveria se orgulhar de verdade, porque nesse país só se fala em futebol, carnaval e praia, aonde o estudo e trabalho muitas vezes ficam em segundo terceiro, assim por diante.

  38. Cara não é de hoje que eu ouvi falar do projeto e finalmente ele vai sair do papel.Hoje mesmo ouvi na rádio Roquet Pinto-RJ uma entrevista do seu pai.Por favor,divulgue ao máximo o projeto pra que a população precione seus governantes a investir na idéia.Parabéns a Coppe que mesmo sem insentivo e verba tem projetos importantes à nação.

    • Não, deu um monte de merda. De falta de verbas à universidade e os canalhas la de dentro se juntando para tentar roubar a patente pra eles (cresceram o olho quando o Eike ameaçou comprar a peso de ouro o projeto e colocar no mundo todo) Meu pai ficou tão enojado que foi embora do Brasil.

      • Não me surpreende nem um pouco. Acredito que ele tenha ido para algum lugar onde realmente vão valorizar o projeto. É a fuga de mentes assolando o Brasil… E vai piorar. Sei de levas grandes de médicos, engenheiros e profissionais de informática deixando o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir

10 incríveis pedras preciosas vermelhas

O vermelho é uma cor que fala diretamente à mente humana desde que aparecemos neste mundo, e talvez por isso somos fortemente atraídos por ela.