Como quem esta acostumado a ler o Mundo Gump sabe, eu sou fascinado por casinhas pequenas e projetos de design que envolvam casas de madeira, pequenas e compactas construções, novos materiais e construções como “casas na árvore”.
Desse modo, eu a estava com saudade de postar mais alguns projetos. E assim, para aplacar a saudade, aqui vamos nós em mais um post do mesmo tema: Casinhas pequenas e projetos maneiros, facilmente replicáveis.
Parece até um casamento entre uma casa e uma geladeira. Essa casinha que lembra um brinquedo é realmente de verdade está lá na Alemanha. è quase como morar num barril, de tão pequena. Acredite se puder, o conceito dessa casa é justamente o de “morar num barril” e por isso ela tem o nome de Diógenes, que era um filosofo grego que pregava a pobreza completa ao ponto de morar num barril, (Sim, o Chaves é uma referência à pobreza dele).
Ela mede 7,5 metros quadrados, e pesa 1,2 toneladas. Sua altura é de apenas 2,3 metros.
“Diógenes” – é uma criação do arquiteto italiano Renzo Piano – está no Campus Vitra em Weil am Rhein. Por mais intrigante que pareça, aí dentro cabem um quarto, uma cozinha, e um banheiro com chuveiro.
“Diogenes” é uma casinha autossuficiente: painéis solares, um sistema de ventilação inteligente para recolher a água da chuva, que é filtrada e utilizada para o chuveiro. Assim basta carregar ela e colocar em qualquer lugar.
Outra casa bem curiosa é esta casa de artista abaixo. Se liga no maluco todo pimpão pegando um bronze no telhado:
Com apenas 15 metros quadrados ela é o suficiente para a felicidade do músico e escultor Joel Byrd de Londres. Seu alojamento de negócios-eco-desenvolvido é quase toda feita de materiais reciclados (madeira reciclada, janelas recicladas e portas, restos de carpete e até pneus velhos). A construção levou cerca de US $ 800.
Um dos dois quartos é um estúdio de arte com a atmosfera apropriada e apetrechos. Ainda sobrou espaço para um pequeno fogão a lenha. E também há um estúdio de gravação. No telhado você pode chegar pelas escadas de madeira.
Aqui Joel não só instalou painéis solares, mas também fez um belo o jardim. Ele planta tudo – de batatas para morangos. Por causa da impermeabilização e sistema de drenagem para a água, ele não teme nenhuma infiltração.
Já este bloco de planos escuros aí de cima foi criado pelo arquiteto dinamarquês Martin Kellese. Ela é uma casa de hóspedes completa com 17 metros quadrados que ele fez no terreno de seus pais. Viver aqui é tão viável que ele costuma trazer toda uma família de quatro pessoas.
A casa tem uma forma interessante: um canto cortado (para entre o convidado e casas do anfitrião foi uma passagem), mas há uma janela grande para entrar luz. As casas escuras são comuns na Noruega em função do frio. A cor escura ajuda no aquecimento das casas.
Enquanto isso, na Espanha existe esta bela casa em estilo minimalista, erguida em um descampado, que sempre me da a sensação que os moradores estão pedindo para serem abduzidos por aliens. A casa cujo nome é ÁPH80, é pré-fabricada, e sua instalação exige apenas um dia.
Para ser transportada de caminhão, esta casinha é “selada” por uma tecnologia especial.
O módulo de 27 metros quadrados (dimensões que foram impostas ditadas pela plataforma do caminhão) inclui uma sala de estar, cozinha, quarto e também um banheiro.
O módulo é forrado com painéis de fibrocimento, tom de cinza, isolamento permite que ela se saia bem no inverno europeu. O custo da casa -. 32.000 €
Outra que parece ter saído de um conto de fadas (para meninas) é esta belezinha aqui, que eu m,e pergunto até agora se isso realmente não é um brinquedo de jardim.
Ethan Waldman de Morrisville fez esta casinha com as próprias mãos. Ela é uma casa de 18,5 metros, em que ele vive com sua namorada.
Esta conquista (neste caso – a casa, não a garota) representa uma nova etapa na vida de Ethan. Ele largou o trabalho de escritório que odiava, se mudou para um apartamento alugado, escreveu um livro sobre a construção de mini-casas e abriu uma empresa de consultoria. Tudo começou como num classico padrão: a crise de meia idade.
Seja como for, a construção tomou 42 mil dólares e durou pouco mais de um ano. A casa é construída sobre uma base de reboque de modo que possa ser realocada caso ele queira. Seu custo de manutenção mensal é cerca de U$100.
A Vimob – é uma espécie de caixa compacta criada por arquitetos colombianos para aqueles que gostam de viver perto da natureza. Os desenvolvedores decidiram fazer uma casa que pode ser recolhida e alocada em qualquer lugar remoto – mesmo no topo de uma montanha, onde não dá pra colocar uma casa tradicional.
Projetada para abrigar uma família de quatro, ela contém dois pequenos quartos, sala de estar, cozinha, e banheiro. Além de um terraço exterior. Acabamento exterior parece painéis de madeira devido interessantes em diferentes tons. Por dentro o teto de pinho e as paredes são cobertas com OSB. Portas de correr, decks e janelas dão uma sensação de fusão com a natureza.
Falando em fusão com a natureza, outra casinha que se destaca é esta aqui em baixo:
A simplicidade e sinceridade – esse é o lema dessa construção. Difícil de acreditar que a sala de estar, cozinha, quarto e banheiro possam caber nos 13 metros quadrados -, mas é verdade. A simplicidade do projeto – na ausência de qualquer decoração e conforto da habitação tem acabamento em madeira.
Little House (formalmente é um reboque com uma casa em cima) no interior parece mais espaçosa, porque a madeira compensada, foi pintada de tons claros que dão mais sensação de espaço. O lado de fora da casa é revestida com painéis de cedro. O terraço foi feito de de troncos de árvores caídas sobre o terreno.
Hoje, a americana Dee Williams, uma ecologista voluntária, vive em uma pequena casa de oito metros quadrados e por dez anos não se lembra mais dos dias em que trabalhou de noite para pagar o empréstimo de uma casa enorme, com três quartos. A revolução na consciência veio com um desmaio: os médicos diagnosticaram insuficiência cardíaca em Dee. Desde então, ela está apenas curtindo a vida. Sua casa é como seu bebê . Foi construída em apenas três meses com 10 mil dólares sendo que e 2,2 mil deles foram para os painéis solares.
Hoje Dee pagar mais por internet do que para os serviços de água e luz. Na casa há uma cozinha com um fogão e um queimador de gás, tanque de água, banheiro com vaso sanitário. Dee tem poucas roupas, e elas são colocados no guarda-roupa. Um dos equipamentos preferidos de entretenimento dessa casa é uma janela no telhado, através do qual você pode olhar para as estrelas.
Agora vamos falar de um projeto que “joselitou” em termos de mini-casa:
Esta é uma unidade residencial Experimental feita por estudantes de arquitetura alemães da Universidade de Bauhaz em Weimar.
Essa casa é móvel com portas giratórias pode ser facilmente montada, desmontado e transportada em um mini-caminhão.
Estruturada em madeira, a fachada é decorada com laminado de fibra de vidro (usado na indústria automobilística), e nas janelas – vidro acrílico.
Nessa casa “esquisita” há um tipo de quarto de estudo, um quarto em um nicho, corredor, cozinha e espaço para lavar roupa. Tudo isso, é claro, miniaturizado ao máximo que é possível. O escritório e o quarto, são fixos, os blocos restantes são rodados e dobrados para fora. O quarto pode acomodar duas pessoas.
Os estudantes já começaram a modificar o projeto com ajustes e melhorias para começar a produção em massa.
Esta aqui em cima é a casa de Hal David. Ela pode competir pelo título de menor casa mundo. Afinal, com apenas 6,3 metros, o cara conseguiu enfiar TUDO que ele precisava. Obviamente, tudo ali é dobrável e embutido. Cozinha, quarto, banheiro (com banheira!) sanitários e até mesmo um local de trabalho. Essa casa tem uma cama, que se embute na parede. Ela é facilmente convertida em um sofá.
Ao lado da cama – uma mesa rotativa para um laptop, que é adaptada à parede quando não for necessário. A banheira fica escondida sob o piso na sala de estar.
Esta sensacional casinha na árvore tem de pouco mais de 15 metros quadrados.
A casa fica em uma plataforma que fica ao lado da árvore com a ajuda de adereços e cabos aéreos. No entanto, quando o vento oscila ritmicamente a cabana balança. Dentro, estão uma sala com área de cozinha americana, mas dois terraços, incluídos – no telhado. Há eletricidade na casa, e ela é projetada para que possa ser habitada também no inverno. Eu curti a varandinha no terraço.
Um pouco mais de 20 metros quadrados foi suficiente para a felicidade do artista e diretor de criação da cadeia de vestuário Tami Snodgrass.
Erguida facilmente num terreno pequeno que ele comprou no Havaí, ele vive com um cão chamado Lewis.
Natureza, arte e surf ditam a vida ali. Um quarto no mezanino, uma cozinha ao ar livre, prancha debaixo do braço e um sentimento de eterno verão. O banheiro é do lado de fora da casa.
Esta cabana de madeira, que se assemelha a uma pequena casa de campo é uma criação de Naoto Fukasawa. O arquiteto japonês a concebeu para fazer uma casa que poderia ser instalada em qualquer lugar para relaxar da zoeira da cidade.
Focado mais em descanso e refúgio temporário do que em moradia permanente, o projeto de Naoto tem uma sala de estar, cozinha, banheiro e um fogão a lenha para as noites de inverno.
Fora do quarto, “revestida” em uma madeira escura, o interior destaca à luz. Com grandes janelas de correr ela se preenche com a luz externa e atenua a linha entre o espaço de estar e natureza. Os investidores interessados no projeto poderão ter uma igual por 40 mil dólares a partir do ano que vem.
É tudo bonitinho, tudo legalzinho, mas não podemos esquecer que pra montar a”mini casa”, tem que ter um lugar próprio para isso, ou seja, um terreno que normalmente deve ser de sua propriedade e diga-se de passagem, qualquer m² anda custando o olho da cara! Daí… trocar 6 por 1/2dúzia…!
De fato sim, mas tem lugar que p terreno é uma merda ara casa convencional e que vc consegue comprar barato. è um trabalho de garimpar a xepa dos terrenos.
Essa mansão impressionante do ator de Hollywood impressiona por sua majestática estrutura, com sala de cinema, biblioteca e etc. E o cara se mudou daí para um bangalô.
É tudo bonitinho, tudo legalzinho, mas não podemos esquecer que pra montar a”mini casa”, tem que ter um lugar próprio para isso, ou seja, um terreno que normalmente deve ser de sua propriedade e diga-se de passagem, qualquer m² anda custando o olho da cara! Daí… trocar 6 por 1/2dúzia…!
De fato sim, mas tem lugar que p terreno é uma merda ara casa convencional e que vc consegue comprar barato. è um trabalho de garimpar a xepa dos terrenos.
Exato! Olha so http://engdofuturo.com.br/casa-estreita-brasil-fica-ceara-110-m-largura/ e http://mais.uol.com.br/view/pj4p9vzv54s1/fagata-conhece-casa-que-tem-apenas-um-metro-de-largura-04024E1C3772D4B94326?types=A&
E não se pode esquecer que deve ser em um local seguro.