Mudanças no Mundo Gump

Embora não pareça à primeira vista, nós estamos passando por mudanças. Não sei se foi só comigo ou se ocorreu com mais alguém de ver o Mundo Gump ficar fora do ar e surgir um erro de código 500. Era um erro intermitente, cuja causa não consegui encontrar até hoje.

Bom, como todo mundo que mexe com blogs profissionalmente sabe, o mundo é mil maravilhas para os que estão começando. As empresas de hospedagem e servidores oferecem planos baratíssimos, com tudo liberado, o céu é o limite.

Obviamente que de fato, é tudo muito bom até você começar a ter tanta visita que incomoda os vizinhos do seu servidor. Quando uma empresa de hospedagem coloca o seu site, geralmente é num computador onde estão outros sites. Isso se chama de hospedagem compartilhada. Por isso é tão barato. É como se fosse um condomínio. Enquanto todo mundo do “condomínio” for pequeno ou médio, tudo funciona maravilhosamente bem. O problema é que quando você cresce, começa a consumir recursos em demasia do servidor. E chega na hora em que descobre que “o gato subiu no telhado”.

Geralmente nesta hora a solução é migrar para um servidor dedicado, que é basicamente um computador só pro seu site. Para alguns, é como sair de um cortiço e ir para uma mansão em Bervely Hills. É bem melhor, é bem mais folgado e obviamente, isso tem um custo. Muitas empresas de hospedagem compartilhada oferecem o serviço de servidores dedicados, mas a um custo muitas vezes alto.

Encontrar qual a melhor empresa para servidores dedicados é uma tarefa que envolve muito trabalho e algum conhecimento de termos tecnicos.Nem sempre o que é mais barato é melhor. Como quase tudo na vida, se você vai em busca de um servidor dedicado não gerenciado, você vai conseguir achar bons preços, mas terá que virar um especialista no gerenciamento e configuração de um servidor (e não se engane, isso envolve MUITO trabalho). Logo, servidores dedicados gerenciados são melhores, pois isso te dá uma tranquilidade maior, e essa tranquilidade (serviços extras) pesa no custo.

Para a ampla maioria das pessoas, os servidores simples de hospedagem compartilhada são uma boa solução. Existem diversas empresas por aí oferecendo esses serviços. As mais corriqueiras são a Dreamhost, a Bluehost e a Hostgator. Uma dica é procurar uma empresa de hospedagem que esteja no seu país. Isso melhora a latência, e seu site vai abrir mais rápido. Nesse quesito a Hostgator é uma boa escolha por ter seus servidores no Brasil além do preço competitivo de dez merréis!  Mas o leque de opções é gigantesco. Graças a enorme concorrência, os preços vão despencando direto.  Claro que sua felicidade vai durar até seu site crescer.

Quando a empresa é séria, eles te avisam, mandam uma mensagem informando que o consumo de recursos está alto demais. Quando a empresa é meia boca, mais preocupada em faturar sua grana do que oferecer bem estar aos seus clientes, ela simplesmente arranca seu site do ar e “dane-se”.

Quando isso começa a se tornar uma rotina, com a empresa negando a existência de erros internos do servidor, tirando seu site do ar sem aviso e até desabilitando funções do seu site sem avisar, é hora de juntar as trouxas e sair fora. Foi o que eu fiz com a Hostgator.

A Hostgator não é ruim. Na verdade ela é muito boa, bastante superior (na minha opinião) a muitos outros servidores compartilhados gringos. Mas cresceu, eles vão tentar te empurrar para o servidor dedicado deles, que custa a partir de R$ 359,00 por mês.

Foi graças a uma sugestão do Gilberto Knuttz do Ueba, que eu entrei em contato com o Jânio, da PortoFacil e expliquei o meu problema.

Muitos blogueiros grandes que eu conheço já haviam me dito que estavam felizes na PortoFacil e então, a escolha do Jânio foi óbvia. Todos dizem a mesma coisa: Não é o mais barato, mas é o melhor em suporte, atendimento e estrutura.

Tão logo falei com ele, vi que a fama do Jânio era merecida. O cara é gente boa pra caramba. Imediatamente cedeu um server pra migrar o Mundo Gump, que vai passar por uma análise técnica, e dali seguirá para sua casinha final, na PortoFacil. Uma vantagem que eu vejo na PortoFacil, é que ela é de um blogueiro. E sendo de um blogueiro, ela tem um perfil específico de atendimento que nenhuma outra empresa (pelos menos das que eu conheço) dá.

Estamos passando por um período de mudanças aqui no blog. Caso o site saia do ar, ou algum link gere erro, não se preocupe. É normal nessa fase da mudança. Se você está lendo este post, já está lendo no server novo.

Se você comentou aqui entre ontem e hoje à tarde, o comentário se perdeu. Não fui eu que deletei, ok?

É isso.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

  1. Parabéns aê pelo sucesso cara.
    Saiba que muitos torcem pelo crescimento do site, a prova é tanta da divulgação dele que tá aí, precisou trocar até de servidor devido a tanto acesso e ao mesmo tempo.
    ^^”
    Tudo de bom Philipe!!!

  2. Logo vi que algo mudou. O site agora abriu rapidinho. Antes era um sufoco! Carregava, carregava e muita das vezes nada. Tinha vários problemas com vídeos e imagens do blog, mas sempre pensei que o problema fosse aqui no navegador ou na minha rede mesmo.

  3. E ai Phipile, incrível isso né? Praticamente o cara é punido por crescer….vai entender, mas teve seu lado bom, realmente esta mais rápido abrir o site e carregando melhor as imagens que antes demoravam quando não travava. Abraços.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Os desafios de lidar com um blog grande como o Mundo Gump

Este é o post número 6500 desse blog. Isso deveria ser um motivo de comemorar, eu acho. Mas não tenho tanta convicção. Às vezes recorrentemente, eu me pergunto onde eu estava com a cabeça para...

23 de Janeiro, faço 48 anos, 25 anos de bodas e 18 anos do...

O mundo Gump chegou na maioridade, hahahaha. Hoje também é meu aniversário e eu estou - e não consigo acreditar - que estou bem perto de fazer meio século de existência. Hoje eu também faço...

O mundo depois de nós – Prepotente até no nome

O mundo depois de nós é um lixo de filme que as pessoas que gostam de sofrer podem assistir tranquilamente.

Chemtrails

Eu perdi as contas de quantos leitores do blog já me sugeriram este tema. Alguns chegaram até a me perguntaram, desconfiados, por que não toco no assunto chemtrails aqui. A resposta que dou é a de sempre: Ainda estou estudando este assunto. Não é uma resposta evasiva. Estou de fato, lendo sobre a questão dos chemtrails há pelo menos dois anos. Então, mesmo que você saiba bem sobre o assunto, lhe pedirei licença para explicar muito basicamente do que se trata o assunto.