A natureza no planeta Terra sempre me impressiona com sua vastidão de espécies animais e curiosas raças. Algumas praticamente desconhecidas dos humanos. Mas graças aos programas de animais na Tv, (hoje já existe até um canal só disso, o Animal Planet) é cada vez mais difícil mostrar algo novo.
Atualmente, a coisa mais difícil que tem é achar um bicho curioso o suficente para impressionaras pessoas. Mesmo assim, a gente se arrisca. Vejamos:
1- Os caranguejos peludos
Você já imaginou um caranguejo com pêlos? Nem eu, mas olha só pra este carinha:
Este caranguejo é coberto de filamentos que atuam como filtros, ajudando a eliminar as toxinas da água ao redor dele. Isso porque este animal vive num lugar tão inóspito que é surpreendente que algo consiga existir ali. Ele vive no fundo do mar, na boca de vulcões submarinos que despejam na escuridão do oceano toneladas de gases e substâncias tóxicas, tornando o ambiente inóspito para outras formas de vida. Porque pra ser Gump, não basta ser só peludo. Tem que viver no pior lugar da Terra.
Como ele vive na escuridão completa ele é ceguinho.
Ah, e ele não é coberto de pelos de verdade. Na realidade não são pêlos, pois só mamíferos tem pêlos. Esse caranguejo é coberto de protuberâncias de queratina, que funcionam como filtros. Seria mais como espinhos muito finos e compridos.
2- Aranha assassina
O nome é digno de um filme de terror trash. Mas olha só o visual desse bicho! Certamente que os cientistas deviam mudar o nome dela para “Bizarra aranha assassina”, afinal, assassina toda aranha é, mas bizarra como essa eu nunca vi.
Ela tem esta forma curiosa, com um inacreditavelmente longo “pescoço” para que possa usar suas quelíceras gigantes num insetinho desavisado.
3- O incrível polvo cobertor
A foto fala por si. Este polvo tem a fantástica habilidade de abrir os tentáculos, exibindo a incomparável membrana que reveste seu corpo e tentáculos atrás de si. Nasceu para super herói dos mares. Pra inveja do Aquaman, ele tem capa.
A verdade é que o polvo cobertor abre sua “capa” para parecer maior e mais perigoso contra predadores. No mundo dos animais, quanto maior você é, mais perigoso você parece. Outro fator curioso é que os machos dessa espécie só medem 3cm. Já as fêmeas voam exuberantes no azul com seus dois metros de comprimento e “translumbrância”.
4- O peixe lâmpada
Imagine que o oceano possui lugares tão profundos que a luz não consegue penetrar. E assim, é uma escuridão abissal lá em baixo. Mas isso tudo muda quando este sujeito aqui aparece. O nome desse peixe é hatchefish e ele brilha no escuro.
Ele ilumina tudo ao seu redor graças a células especiais que emitem luz. Essas células chamadas photophoras realizam reações químicas parecidas com as dos vaga-lumes para gerar energia química e assim produzir luz. A luz gerada por ele é tão forte que atrai outros animais na direção dele, como cupíns que voam para as lâmpadas. E então o Hatchefish faz um rango. Mas nem sempre isso é uma vantagem. Quando ele está aceso, ele dá aos predadores a dica de onde ele está. Para evitar o risco de morrer, o hatchefish consegue “desligar” sua luz. E assim ele desaparece na escuridão.
5- A lagarta-cobra
Na natureza, para escapar de virar rango, parecer com alguém perigoso é uma boa ideia. É justamente isso que faz esta singela Lagarta Hawkmoth. (é difícil de ver a lagarta na foto, já que eu fiquei um tempão vendo apenas uma cobra)
Aqui tem outra foto do bicho:
De fato, parece mesmo uma cobra venenosa prestes a disparar seu veneno mortal no primeiro desavisado que mexer com ela. Mas a verdade é que a cabeça dessa cobra é apenas a cabeça da lagarta. Ela consegue ocultar as patas e engenhosamente descobriu uma forma de inflar a parte frontal de seu corpo.
A minha hipótese é que ela faz isso para afugentar os sapos, grandes predadores de lagartas nas selvas tropicais. Como as cobras comem os sapos, parecer uma cobra é uma boa ideia para mantê-los afastados.
Difícil ver uma lagarta ali meu, ainda vejo uma cobra hahaha! Na boa, esse é o mais infernal dos cinco, se pá, isso aí veio do inferno mesmo! :omg:
Muito bom! Deixando claro que os pêlos do caranguejo não são pêlos, uma vez que essa característica é exclusiva de mamíferos.
Provavelmente filamentos queratinosos. x_x
Boa. Vou adicionar isso ao post.
O polvo (ou polva né?)cobertor me fez lembrar de uma famosa cena do filme “Priscilla, a rainha do deserto”…
Nossa…a aranha assassina parece ter saido do universo do Starcraft…
O caranguejo dava um ?timo modelo para cortes de perucas pubianas, ser? que nenhuma japonesa n?o ficou tentada?
O macho do polvo tem 3cm??? Enquanto a Fêmea 2,50m??? Como assim??
E outra, A lagarta se finge de cobra para espantar os “lagartos”??? Não seria os Sapos?
Sim, eu quis dizer sapos, errei o animal, embora lagartos também comam as lagartas. (hahaha)
Isso mesmo. A fêmea é gigante comparada ao macho.
Alguém ensina como ver a lagarta ?Eu ainda não consegui =(
Só que achei isso ou mais alguém achou que a aranha assassina pareçe uma ave bicuda?
Também achei, parece um pelicano.
Procurei Lagarta Hemeroplana no google e o único resultado foi esse post. O nome dela tá certo? O_O
EU errei o nome da lagarta. Vou consertar e colocar o link.
De boa, essa largata é UM TREM FEIO P CARAMBA !!! QUE NOJOOO VÉIO… entrei em discurção com um colega, queria saber se sabe-se qual o tamanho dessa lagarta HORRIVEL
Essa lagarta é a combinação de dois pesadelos meus… Imagino encontrar uma poha dessas no meio do mato, tenho um ataque do coração seguido de outro.
Os caranguejos que eu comi sempre tinham pelos…mas eram pretos e não tão longos :D