Ninguém dá a mínima pra eles e tem gente que curte brincar de ficar quebrando os palitos na mesa do bar (eu!) mas nas mãos de alguns artistas habilidosos, os palitinhos de dente, de picolé e de fósforos podem virar inacreditáveis obras de arte. Duvida? Saca só:
1- A escultura cinética que levou 35 anos sendo feita
Imaginededicar 35 anos do seu tempo para trazer ao mundo uma única escultura feita com palitos de dente. Pois foi exatamente isso que Scott Weaver fez. Veja:
Como é impossível ver toda a trabalheira corna que isso deu numa só foto, aqui estão alguns detalhes:
Como só de fotos ainda não dá pra compreender o grau de insanidade da obra, aqui está um video:
2- O castelo do Harry Potter
O castelo de Hogwarts foi feito por Patrick Acton com cola e palitos de fósforo. Para fazer foram necessários 600.000 palitos e 15 galões de cola! Olha a trabalheira que isso deu:
3-Uma cidade inteira de palitos de dente
Stan Munro, 38 anos, natural de Rochester, Nova York, é o artista responsável pela famosa Toothpick City, cidade feita com palitos de dente. A referida cidade está exposta no Museu e Tecnologia em Siracuse, Nova York, EUA. Ela é 164 vezes menor que a cidade original. Para construir a Cidade de Palitos, Munro demorou cerca de 6 anos. Ele usou mais de 6 milhões de palitos e 170 litros de cola.
Para fazer a cidade em miniatura, Stan junta os palitinhos um a um, formando maquetes de pontos turísticos do mundo todo. O artista tem um objetivo: construir uma outra cidade, ainda maior do que esta, para entrar para o Guinness Book, pois a sua primeira cidade, apesar de muito grande, não é a maior estrutura de palitos de dente já feita. Este novo projeto já está sendo construído há 5 anos e já conta com mais de 3,5 milhões de palitos de dente, assim que a obra estiver completa, Munro revelará a sua nova cidade. Olha que doideira:
Aqui tem o video:
4-Minas Tirith
Esta impressionante escultura das Minas Tirith de Lord of The Rings, foi feita por Patric Acton, e levou 3 anos e mais de 420.000 palitos em sua confecção.
5-O carro de formula um de palitos
Eu já tinha falado dele em um post aqui do blog. Foram necessários 958.000 palitos e seis anos de trabalho contínuo para Michael Arndt fazer esta McLaren tamanho real.
Cara eu gostaria muito de ver essas coisas ao vivo, acho esse tipo de arte muito mais interessante do que aquelas classiconas como pinturas, esculturas em marmores e coisas do tipo.
E a escultura de são francisco e uma daquelas coisas que da orgulho ser da raça humana, muito foda!
Esse Scott Werner criou uma coisa a parte. Sensacional, um negócio frágil pra cacete, dá dó de pensar que isso provavelmente vai durar umas poucas décadas (em comparação com outras obras de arte que duram séculos). E o cara é desapegado, pelo jeito que ele deixa as bolinhas rolarem ladeira abaixo pelos caminhos… Mas acho que ele deixou de acrescentar “motherfucker” ao “good job” quando o rapaz manda a bolinha de dois metros de distância ali no final. Imagino um cara desses criando um level de videogame.
Realmente são impressionantes,.. mas o que mais chama a atenção é a “falta de coisa melhor para fazer” dessas pessoas. Os trabalhos são admiráveis com certeza,.. e a persistência de determinação de dar inveja a qualquer buda, mas não consigo ver essas pessoas como normais, sem duvida há algum problema sério de convivência social, desvio psicológico ou autismo para gastar 35 anos numa coisa assim. Isso literalmente “é uma puta falta de sacanagem”, se conhecessem sexo esquecia disso na mesma hora.
Eu não concordo. Na verdade, penso que não existe absolutamente nenhuma ligação entre a falta de sexo e a habilidade artística. Nem penso que sejam pessoas com doenças mentais. São artistas, com uma força de vontade fora do comum. Qualquer pessoa poderia fazer isso, mas quem realmente faz? Eu tiro meu chapéu para esses caras que mostram que não existe dom, mas sim HSBC (horas sentado com a bunda na cadeira)
Você realmente não pegou o espírito da coisa. Falei de sexo com metáfora das milhares de coisas melhores e até mais prazerosas, que um ser “racional” e de livre arbítrio, decidiria fazer com a única coisa valiosa de uma existência que é “o tempo” que estamos vivos.
Sim, eu sei que existe milhões de pessoas HSBC, uns dirigem caminhão, alguns jogam no computador, outros fazem programações e é claro só alguns colam palitos.
Mas pergunto a você, numa expectativa média de 80 anos de vida não seria mais obvio tirar o chapéu para os que souberam aproveitar essa dádiva que é viver?
eu achei muito boooooom mesmo adoreii
Adorei esse site. Principalmente essa reportagem. Esses caras são mesmo incríveis.
Valeu!
Ví os comentários aqui postados e usando de total sinceridade confesso que nunca ví em toda a minha vida tanta ignorância como a que existe nesse país. Pois aqui se confunde a habilidade, a criatividade e o dom artístico de um ser humano com problemas de convivencia social e até desvio psicológico e como se não bastasse ainda criticado com a alegação de não ser uma pessôa normal. Olha…sabem o que é ser normal ? Ser normal é fazer aquilo que todo mundo faz e quando se faz aquilo que todos fazem então estamos caindo no mundo da mediocridade. Justamente por isso é que o Brasil é do jeito que é. Nas minhas viagens que fiz para a Europa e Estados Unidos o que se vê de trabalhos artísticos fantásticos por todos os cantos é impressionante e como lá o povo tem cultura isso é tremendamente valorizado. Já aqui no Brasil só se conhece futebol, samba e carnaval e isso pelo jeito não está trazendo nenhum futuro e nem mesmo nenhuma cultura pois o país está indo cava vez mais para traz. Outra coisa…o linguajar das pessôas que postaram seus comentário aqui é tremendamente vulgar com frazes tais como ” Isso é muito foda”….etc. E quanto ao sexo isso qualquer animal e capaz de praticar, agora fazer o que o artista aqui fez isso exige muita habilidade, criatividade, conhecimento e capacidade. Então pelos comentários que foram postados aqui posso afirmar com toda certeza de que vai demorar mais 500 anos para que esse país seje uma nação desenvolvida em termos de educação, cultura e principalmente respeito ao ser humano.
Já imaginaram se não existissem pessôas iluminadas tais como Walt Disney que com sua criatividade encantou o mundo inteiro ? Pessôas assim nunca morrem pois estarão sempre na mente das pessôas e das crianças do mundo inteiro. Então afirmo mais uma vez de que o Brasil não vai pra frente de jeito nenhum com esse tipo de mentalidade que puder ver por meio dos comentários aqui postados e aformo também de que aqui nesse país só o criticado aquele que faz alguma coisa, pois aqueles que nada fazem simplesmente só passaram pela vida sem fazer nada de que tivesse algum valôr.