Com apenas 61.000 dólares e um ano, ele construiu a casa sozinho
“A casa de um homem é seu castelo”, como diz o ditado. Mas nesse caso aqui está mais para “seu navio”, uma vez que a casa flutua.
O valor total dessa mansão foi 400.000 yuans ($ 61.000). Ela foi construída na costa da província de Fujian.
O protagonista de nossa história é um jovem empresário conhecido apenas pelo apelido de “Litoral”, que cresceu perto do mar, passando a maior parte do tempo pescando e apreciando o belo pôr do sol do Condado de Dongshan, uma grande ilha no Mar da China Meridional . “Litoral” passava a maior parte de seu tempo livre pescando no mar e sempre deixava seus amigos loucos com seus elogios ao mar e ao estilo de vida despreocupado dos pescadores de Dongshan. Uma noite em 2018, enquanto bebia com seu bom amigo, o arquiteto Dong Xinmeng, ele começou a falar sobre como seria bom ter uma casa flutuante, para que pudesse pescar e beber cerveja o dia todo. Uma bebida levou a outra e, no final da noite, turbinados de goró, os dois decidiram tornar seu sonho realidade.
O condado de Dongshan tem uma longa história de pesca marítima e aquicultura, então “Litoral” e seu amigo arquiteto se inspiraram em grandes jangadas para construir a base flutuante da mansão. Os dois amigos planejaram originalmente se mudar juntos para a mansão flutuante, e como o terreno não seria um problema, eles decidiram fazer logo um casarão de 600 metros quadrados. Isso, entretanto, tornou a casa muito grande para ser construída em terra, já que Dongshan não tem um porto grande o suficiente. No início, trabalharam nas águas rasas de um cais, mas a maré estava causando problemas, então acabaram arrastando a plataforma para o mar aberto e começaram direto no mar as obras da própria casa!
Parece uma ideia maluca a princípio, e é mesmo. Construir uma casa em uma base flutuante no mar, acabou sendo mais problemático do que “Litoral” havia imaginado. A plataforma balançava para cima e para baixo à medida que os trabalhadores se moviam, e os fortes ventos também não ajudavam em nada. A estrutura robusta foi construída com aço e, embora “Litoral” quisesse incorporar o máximo de vidro possível ao projeto, ele finalmente entendeu que precisava sacrificar a aparência em busca de alguma robustez e confiabilidade.
Litoral e sua equipe de trabalhadores passaram cerca de um ano tentando resolver a questão da eletricidade.
Originalmente, eles conectaram o local a uma instalação hidrelétrica próxima, mas os barcos de pesca que passavam rotineiramente arrancavam os cabos. Com o tempo, “Litoral” negociou com os pescadores para prestar atenção em seus cabos, e deu certo. Embora seus cabos se estendam por 3 km até uma doca na costa, eles já não são desconectados há um ano.
A incrível casa flutuante de “Litoral” é mantida no lugar por 16 âncoras de metal, cada uma pesando cerca de uma tonelada. Se os proprietários quiserem movê-la, tudo o que precisam fazer é levantar as âncoras e fazer com que uma lancha reboque a mansão até seu novo local.
Com 600 metros quadrados, esta incrível casa flutuante tem muito espaço interno e externo. Depois de concluído, em 2019, “Litoral” passou a utilizá-la como um local de férias onde poderia ficar sozinho, pescar o dia todo e apenas refletir sobre sua vida e seus planos para o futuro.
A casa flutuante, chamada Haixi, oferece uma vista de 360 graus do mar e está localizada em uma baía tranquila, a cerca de 500 metros da costa de Dongshan. Custou para Litoral e seu amigo Dong Xinmeng apenas 4 milhões de yuans (US $ 61.200), que ele considera uma pechincha. O preço por metro quadrado é inferior a 7.000 yuans e, considerando os preços em cidades agitadas como Xiamen, que podem chegar a 80.000 yuans por metro quadrado em alguns lugares, Litoral não poderia estar mais feliz com seu investimento.
Em uma entrevista recente com Yit , Litoral disse que sempre que ia para a casa flutuante, ele simplesmente se desconectava do estresse e da turbulência de sua vida diária. Ele estabeleceu o limite de checar seu smartphone apenas 3 vezes por dia, não falava com ninguém e passava o tempo fazendo o que mais gostava, pescando e cozinhando o que pegava.
Antes de a pandemia chegar, o máximo que ele gastou sozinho em sua fabulosa casa flutuante foram 7 dias seguidos, nos quais a falta de contato humano o fez sentir-se a última pessoa na Terra. Quando a pandemia começou na China, Litoral trouxe sua esposa e filho de 2 anos para a casa, e eles se isolaram do resto do mundo por 21 dias. Ele e o filho pescaram e dirigiram de barco o dia todo e, à noite, assistiram a filmes juntos.
Litoral e Dong Xinmeng decidiram criar o lar flutuante do mar para eles, mas quando começaram a compartilhar fotos da casa nas redes sociais, amigos começaram a pedir-lhes que viessem e experimentassem por si próprios. Litoral estava com vergonha de dizer não, mas seus amigos, por sua vez, trouxeram seus próprios amigos, e a notícia desse lindo retiro no mar, na costa de Dongshan, começou a se espalhar.
Em setembro deste ano, Litoral inaugurou sua mansão flutuante como o primeiro hotel flutuante da China. Ele não fez parceria com nenhum serviço de reserva, já que ele só quer alugar a casa para pessoas que ouvem falar de seus próprios conhecidos. Mesmo assim, ele foi tão inundado de pedidos, que agora tem que reservar alguns dias para si com meses de antecedência, se quiser visitar sua própria casa pessoalmente.
Casas na água tornaram-se muito populares nos últimos anos, pois construir na água é muito, muito mais barato do que construir em terra, e a vista simplesmente não se compara. Embora Litoral e seu amigo tenham projetado a mansão flutuante para resistir a ventos fortes, ele admite que sempre existe o risco de que um tufão a destrua. Ainda assim, é um risco que eles sabiam desde o início, e com apenas 400.000 yuans, ele considera que vale a pena correr o risco.