Esta fina telinha de plástico esconde um avançado sistema de detecção de impressões digitais. Desenvolvido pela Seiko Epson, o sensor tem a mesma espessura de uma folha de papel, medindo apenas 0.2 mm, Para operar, ela não precisa de energia proveniente de baterias. A tela usa tão pouca energia que pode retirar toda a energia necessária para funcionar da fraca corrente elétrica da ponta dos nossos dedos.
Entre as muitas aplicações para o material, a Seiko Epson já planeja cartões de crédito com autenticação automática. O equipamento pode comparar a digital de quem porta o cartão com a digital armazenada na memória do mesmo, só autorizando a compra mediante a comprovação biométrica de propriedade. Isso faz com que o cartão funcione como uma barreira eficaz para reduzir o roubo e uso ilegal dos cartões de crédito. O filme-sensor de digitais estará no mercado até 2010.
As aplicações podem ser muito interessantes, dava para personalizar uns cartões de visita, que vc identifica para quem o entregou. Quando esta pessoa chega nas suas instalações e a credencial é solicitada, basta dedar o cartão, ele transmite a ID. Imaginem, cart. de motorista, identidade, tit. de eleitor, crédito, carteria de estudante (ih!! esta não, a galera vai perder a meia entrada nos cinemas) e etc.