Quando eu era somente um menino, bastava me dar um pedaço de papel e um lápis ou caneta e você poderia ter certeza de uma coisa: Eu ia desenhar uma caveira com chifres e dentes de drácula. Não sei porque, mas eu gostava de desenhar caveiras chifrudas com dentes pontiagudos, e muitos amigos meus pediam para que eu desenhasse minha fatídica “caveira do capeta” em suas agendas e cadernos. Era o famoso “demon skull”. Embora a caveira fosse quase sempre a mesma, eu variava nos desenhos dos chifres e gostava de inventar chifrões bem loucos. Se não estou enganado, minha obsessão com caveiras de chifres se iniciou quando eu voltava da escola e resolvi dar uma olhada nos discos de uma loja que se chamava GuteSound (não lembro se era assim que se escrevia). Lá, tinha uma sessão de discos de heavy metal, que eu adorava futucar, não exatamente pela musica dos caras, mas pelo visual das capas. Eu ficava la fascinado, olhando as capas dos discos do Yes, Motorhead, Slayer, e as do Iron Maiden, entre outros…
Mas é engraçada esta ideia de que um ser das trevas tenha chifres, né? Talvez os chifres sirvam para informar, logo de cara, que a figura não é um ser humano normal. Os povos antigos tinham esta tendência a misturar elementos animais e humanos, em suas figuras mitológicas. Se voltarmos no tempo, veremos que na mitologia romana existiram seres divinos com chifres, muito antes disso significar algo de malignidade. Pã, o deus grego e posterior a ele, o fauno romano, por exemplo, tinham chifres e pernas de caprino.
Foi Ovídio quem primeiro disse que Pã tinha chifres na cabeça, e sua coroa era feita de pinus, e provavelmente, em algum ponto da História antiga, um monge, artista ou ambos, encarregado de representar um demônio, recorreu a fontes históricas anteriores e acidentalmente – ou deliberadamente – “importou” o visual do fauno, adicionou asas de dragão e lançou a mais bem sucedida versão estética do dêmo que se conhece.
Mas este post não é pra falar de figuras mitológicas e sim de chifres bacanas. É certo que impressionado como alguns animais ostentavam seus belos chifrões, os artistas antigos não tardaram a imaginar uma figura humana com eles. Vendo esses bichos até dá pra entender o porque. Como é vastíssima a quantidade e formas diferentes de chifres, irei limitar o post aos dez mais maneiro e curiosos, na minha opinião. Vamos lá:
1- Ibex
Um dos chifres mais bacanas do reino animal, sem dúvida, pertence ao Ibex, um caprino das montanhas de Israel, Jordania, Arabia Saudita, Egito, Sudão, e Paquistão.
2- Boi/touro
O chifre do boi/touro é o mais difundido e conhecido por todo mundo, dada a forma como estes animais se espalharam por todo o mundo. Mas algumas espécies de bovinos tem chifres muitp (muito mesmo) bizarros e interessantes. Saca só:
Isso não é Photoshop. Este troço aí existe mesmo! É um animal da raça Watusi.
3- Carneiro
Algumas raças de carneiros tem chifres muito legais que dão voltas. Outras sobem retas. Uma curiosidade que eu descobri lendo sobre os chifres dos carneiros é que a presença deles pode dar dicas sobre se o animal é mocho (estéril) ou não, e também que machos e fêmeas podem tem chifres e até um “cavanhaque”.
4-Bode
O chifre do bode também costuma ser interessante, porque algumas espécies de bode tem chifres que sobem retos do dentro da fronte do animal e se abrem numa volta muito simétrica para trás. Este tipo de chifre fica muito style em caveiras de tatuagem.
5- Palanca
A palanca é um tipo de antílope africano com chifrões gigantescos, meio curvados para trás e de aparência gomada. POr suas características, a palanca vem sendo caçada até quase sua extinção, já que sua cabeça enfeitada é um prêmio que muitos caçadores inescrupulosos não hesitam em colecionar. (Esta da foto esta com os chifres pintados para reduzir seu valor comercial e assim dissuadir os caçadores de abatê-la)
6- Kudu
O Kudu é uma espécie de antílope que tem um chifrão bem legal, que sobe fazendo voltas. Este animal habita uma áreas que vai da Àfrica do Sul a Etiópia. Por suas características curiosas, o chifre deste animal é usado até hoje para fazer cornetas, (e um tipo de berrante)
7- Alce
Outro animal que foi (e é) muito caçado por seus imponentes chifrões é o Alce. A galhada do alce é tão fantástica que nos impresiona imaginar como o animal consegue manter o equilíbrio com todo aquele quesito alegoria na cabeça.
8- Cabras de 4 chifres
Se algumas cabras já hostentam pares de chifres interessantes, o que dirá os animais que não satisfeitos com dois chifres, tem quatro? Algumas espécies de cabra são famosos por esta característica.Infelizmente, quase todos os animais de 4 chifres costumam tê-los fora de simetria.
9- Cobra?
Sim, meu amigo. Algumas espécies de cobra tem chifres! Estas aí são as víboras de chifres, animais nativos da África e Oriente médio.
Em algumas espécies de serpentes, os chifres podem aparecer sobre os olhos ou sobre o nariz das cobras.
10- Markor
O markor é um caprino das montanhas do Paquistão, que é um dos seres que tem um dos chifres mais escalafobéticos da natureza. Ele costuma ser meio achatado, e sobe sempre fazendo voltas. Tão estranho que é difícil de descrevê-lo, então algumas imagens são fundamentais:
É isso aí. Até o proximo post.
11 (bônus)- Gente???
Sim, é verdade. Existem pessoas com chifres. Tem um post aqui do blog só sobre isso. Dá um confere!
Muitos legais esses chifres. É muito estranho tentar imaginar como eles evoluiram pra ficar assim.
E só uma correção Yes é uma banda (muito boa diga se de passagem) de rock progressivo, as outras são de metal mesmo.
Que belas criaturas, post muito legal. É uma pena que o ser humano seja tão extremista, dos que admiram e respeitam estes animais até os que matam e comercializam, e claro, os que compram.
E não faltam imbecis pra dizer, de uma forma tragi-cômica, que essas criaturas são satânicas e malévolas, por possuírem chifres. A ignorância das pessoas não tem limites…
chifre ?
esses são fichinha … vocês tem que ver os do meu pai !
Oi! Faltou o narval! Conhecem?
O narval não tem chifre. Aquilo lá é um dente.
Muito legal esse, post, Philipe, e o antigo também, eu não conhecia.
Me lembrou aquele ditado:
“Mais sabe o diabo por ser velho que por ser diabo.”
: )
Você podia fazer um post falando sobre mimetismo… É uma tremenda façanha da natureza, heheh!
Tipo isso? http://www.mundogump.com.br/os-mais-incriveis-insetos-plantas/
http://www.mundogump.com.br/coelhos-mimeticos/
http://www.mundogump.com.br/polvo-invisivel/
http://www.mundogump.com.br/lagartixas-animais-incriveis/
Existem alguns personagens de filmes e tal que as mulheres fazem uns coques na cabeça que parecem uns chifres (no Star Wars se não me engano tem umas cenas da Padmea). Eu acho muito assustador, porém minha irmã acha legal.. hahah XD
Muito legal esse seu post. Confesso que eu às vezes me sinto intimidada com chifres. Porém, o que mais me assustou foi o daquela senhora que você colocou no final e diz que tem uma matéria sobre isso que já já eu quero ler.