segunda-feira, janeiro 6, 2025

Morreu carequinha

604631 23db0eac204a4bd9a0cd99e56981a46bmv2 | Curiosidades | cadeia

È com tristeza que vi a notícia da morte do Carequinha, nosso palhaço mais genuíno. carequinha viu a tv nascer, viu a tevê amadurecer, viu muitas mudanças no mundo em 90 anos de vida.
Ser palhaço no Brasil não é fácil. Embora todos nós sejamos feitos de palhaço por políticos safados, somos feitos de palhaço pagando as mais altas taxas de impostos do planeta e não tendo sequer um serviço digno de um país pobre a África. Carequinha era nosso rei. Talvez soe maldosa a frase de que morreu a última coisa boa de São Gonçalo.
Mas a verdade é essa. Carquinha era muito melhor que o Bozo. Bozo ficou marcado na geração que viveu a infância nos anos 80 por estar na tv o dia inteiro ano após ano, por exatos dez anos, (de 81 a 91) mas carequinha sempre foi melhor em todos os aspectos. Só quem já viu os fantásticos filmes dele, na época do cinema preto e branco, sabe que ele era capaz de fazer coisas com o próprio corpo que só Charles Chaplin conseguiria.
Bozo, era uma instituição. Uma figura importada do canal americano WGN. Bozos não estavam ligados aos seus atores como carequinha se ligava a George Savalla Gomes, um palhaço nacional legítimo, não importado. Ele nasceu num circo e seu último desejo – desrespeitado vergonhosamente – era morrer num, trabalhando – ou ser velado num circo, vestido de palhaço.
O Lula não decretou luto oficial pela morte de Carequinha. Devia. Se o fez pelo Roberto Marinho devia botar a mão na consciência e perceber que carequinha fez mais pelos brasileiros em 90 anos de profissão do que Roberto Marinho poderia fazer em duas encarnações.
Outra coisa interessante: Carequinha tinha 90 anos. George Savalla Gomes também. Mas como pode? O personagem tinha a mesma idade do ator? Sim. Carequinha nasceu junto com Savalla. O nome foi dado pelo pai, também palhaço de circo no dia do nascimento, e carequinha honrou o nome de batismo no circo por toda sua vida.
Fica aqui a homenagem e o protesto do Mundo Gump por não respeitarem o desejo de George Savalla de ser velado com maquiagem e em um circo no dia de seu falecimento.
O que nos consola é saber que o tipo de morte que levou Carequinha e Savalla é a melhor. Morreu em casa, dormindo tranquilamente, sem sofrimento. Um prêmio para poucos.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.
Artigo anterior
Próximo artigo

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir