Quem viu o Jornal Nacional ontem deve ter assistido a matéria sobre o sucesso que o Maglev Cobra, um projeto do meu pai, o Dr. Eduardo David com o professor Dr. Richard Stephan da UFRJ que foi apresentado com grande sucesso na SBPC em Campinas. Diretamente do site da globo, mais detalhes sobre o veículo:
Um trem que flutua é a proposta de pesquisadores brasileiros para melhorar o trânsito nas grandes cidades. O projeto foi apresentado na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em Campinas, São Paulo.
Um pequeno bloco de cerâmica levita sobre um ímã. O mesmo efeito físico pode fazer um trem deslizar. Condutores de cerâmica são ativados por nitrogênio liquido a menos 200°C. Em contato com a base de ímã, ganham poderes magnéticos que fazem vagões inteiros flutuar.
“Com isso, produzimos um veículo para o transporte urbano que não necessite mais de rodas e trilhos para se locomover”, afirmou Richard Stephan, pesquisador da UFRJ.
Projetos parecidos já viraram realidade no Japão e na Alemanha, mas o formato brasileiro, desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) é inédito no mundo.
O trem que flutua foi apresentado na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece em Campinas, no interior de São Paulo. Cientistas acreditam que o projeto pode revolucionar o sistema de transporte no Brasil. Entre as vantagens estão o baixo custo de implantação, um sistema ecologicamente correto e o menor consumo de energia.
Mais leves e compactos, os trens voadores podem ser adaptados com facilidade aos contornos urbanos. Uma ótima alternativa ao metrô. Custariam apenas um terço do valor e consumiriam só 4% da energia. Sem ruídos e nem emissão de poluentes. “Uma vez levitando, sem atrito, eu preciso apenas de um empurrão inicial”, declarou Richard Stephan.
Dica do Thiago
xxx
A idéia desse projeto é muito sinistra.
Tem tudo pra dar certo!
Parabéns! já estava na hora de uma atenção da mídia….
seu pai e o Richards precisam fazer chegar ao Presidente, governadores e prefeitos a maravilha que é a tecnologia MAGLEV. Quem sabe até para o trem ligando Rio e SP seja substituido o trem de alta velocidade (trem-bala) pelo Maglev… Ainda há tempo…
Olá Philipe,
vc é um grande incentivador do trabalho do seu pai.
Espero que o Brasil saiba aproveitar essa oportunidade.
Aproveito para te parabenizar pelo blog e dizer que navego por aqui há mais ou menos 3 semanas. Estou entrando quase todos os dias e lendo todas as páginas, primeiro as recentes e depois as mais antigas. Em ordem decrescente, partindo sempre da mais antiga, estou na página 72.
Hoje passei pela época em q vc noticiou uma baixa relevante no número dos visitantes, por conta da mudança. Resolvi escrever para te incentivar a continuar postando, apesar de sua preocupação ser com a qualidade e não quantidade. Além desse sistema de leitura, também li todo “o melhor do Mundo Gump”.
Você é um cara privilegiado, por isso gostaria de “contribuir” um pouco com seu horizonte, te apresentando, caso ainda não conheça, um site muito interessante sobre questões do homem, trata-se do http://www.caiofabio.com/novo/caiofabio/, tenho certeza que vc saberá apreciar o seu (dele) conteúdo.
Grande abraço e parabéns por você se mostrar como você mesmo, num mundo onde a maioria prefere se mostrar uma pessoa diferente daquela que se é.
Valeu,
Eu viiii!
Falei pra mãe: ossa, é do carinha do Mundo gump, mãe!”
aushauhsuashasuh
Muito bom mesmo!
Parabenize seu pai!
Porraaaaaaa, o homem é seu pai, pensei que vc tava de sacanagem!!! :omg:
Minha esposa usou o Cobra como exemplo em seu projeto final de pós graduação!
Philipe, me desculpe se minha pergunta soar banal, mas uma dúvida que tenho é na seguinte frase:
“Condutores de cerâmica são ativados por nitrogênio liquido a menos 200°C”
Este ativamento é somente inicial, uma vez que flutua já não é mais necessário o resfriamento? Ou para manter o efeito magnético, é necessária a baixa temperatura constante?
E caso necessite de resfriamento constante, o custo energético para obter a quantidade de nitrogênio líquido necessária para uma viagem longa compensaria a energia que seria gasta para impulsionar o trem em contato com o chão?
Opa Hugo, vou aproveitar e te responder pq conheco um pouco, sim e preciso manter resfriado as ceramicas, porem o nitrogenio liquido na verdade e um sub-produto do oxigenio, assim que sua obtencao e muito barata e abundante. Outra coisa e que depois que o nitrogenio e usado ele volta a atmosfera de forma limpa e sem poluir.
Grande doutor sempre dou uma lida no seu blog, cuando vai postar mais coisas sobre o caso mib? Rapaz fazer os renders in HD estao matando meu pc, so uma cena ta dando 8 giga, vai ser punk mandar isso por ftp.
abracao cara
[quote comment=”24721″]Opa Hugo, vou aproveitar e te responder pq conheco um pouco, sim e preciso manter resfriado as ceramicas, porem o nitrogenio liquido na verdade e um sub-produto do oxigenio, assim que sua obtencao e muito barata e abundante. Outra coisa e que depois que o nitrogenio e usado ele volta a atmosfera de forma limpa e sem poluir.
Grande doutor sempre dou uma lida no seu blog, cuando vai postar mais coisas sobre o caso mib? Rapaz fazer os renders in HD estao matando meu pc, so uma cena ta dando 8 giga, vai ser punk mandar isso por ftp.
abracao cara[/quote]
Cê tá fazendo render em Hd do que? Do maglev?
[quote comment=”24700″]Philipe, me desculpe se minha pergunta soar banal, mas uma dúvida que tenho é na seguinte frase:
“Condutores de cerâmica são ativados por nitrogênio liquido a menos 200°C”
Este ativamento é somente inicial, uma vez que flutua já não é mais necessário o resfriamento? Ou para manter o efeito magnético, é necessária a baixa temperatura constante?
E caso necessite de resfriamento constante, o custo energético para obter a quantidade de nitrogênio líquido necessária para uma viagem longa compensaria a energia que seria gasta para impulsionar o trem em contato com o chão?[/quote]
O André (meu irmão) explicou bem. O resfriamento constante é necessário para manter a flutuação. Ocorre que o custo de resfriamento com hidrogênio é bem mais barato que o uso da energia elétrica para manter o trem levitando nos modelos sem nitrogênio.
O nitrogênio é uma parada ultra-barata e a maneira como o trem é projetado ajuda num baixo consumo de nitrogênio para manter o veículo levitando numa boa. Como existe uma permanente necessidade de geração de oxigênio liquido para hospitais e indústria, gera-se como subproduto desta produção o nitrogênio, por isso ele é quase grátis.
Como o trem passa a levitar e não tem mais atrito, o custo energético de impulso para ele andar é muito fraquinho, quase nada. Como o sistema maglev usa painéis solares ao longo da linha ele gera mais energia do que consome. O que sobra de energia é jogada para a companhia de energia na forma de creditos elétricos durante o dia e depois ele consome esses creditos durante a noite. Então, ele não é só zero-poluente como é gerador de energia.
[quote comment=”24647″]Porraaaaaaa, o homem é seu pai, pensei que vc tava de sacanagem!!! :omg:[/quote]
O cara que aparece na matéria não é o meu pai. Aquele é o Prof. Richard. O meu Pai é o Prof. Eduardo, que está na Europa fazendo pós Doc e estabelecendo uma parceria tecnológica Brasil-Alemanha para a implantação do veículo de levitação magnética no Brasil. Os dois trabalham juntos neste projeto.
[quote comment=”24634″]seu pai e o Richards precisam fazer chegar ao Presidente, governadores e prefeitos a maravilha que é a tecnologia MAGLEV. Quem sabe até para o trem ligando Rio e SP seja substituido o trem de alta velocidade (trem-bala) pelo Maglev… Ainda há tempo…[/quote]
se alguém puder ajudar, vamos precisar!
Estou sim, as animacoes q passaram na globo, so q aquelas estavam em 640×480 e comprimidas em divix, to tendo que renderizar tudo denovo em 1920×1080, cada cena leva ums 2 dias de render.
Cacilda.
Boa sorte aí. Se eu pudesse, te ajudava.
Precisando de um help avisa, belê?
Oi Philipe , uma dica coloca os links pra abrir em uma nova janela, dái nao preciso sair do site do MG.
Ótimo site
Abraços
[quote comment=”25333″]Oi Philipe , uma dica coloca os links pra abrir em uma nova janela, dái nao preciso sair do site do MG.
Ótimo site
Abraços[/quote]
Beleza.
Na China já tem Maglev faz tempo, e como todo transporte ferroviário, é DEFICITÁRIO.
Todo transporte de passageiros por via férrea é deficitário no mundo todo. Não existe transporte de passageiros lucrativo pela ferrovia em lugar nenhum.
Meu caro e nobre Felipe orgulhoso filho do Dr.Davi.Felipe estou mais feliz por te-lo encontrado aqui.Estou ansioso p/encontra-lo,preciso falar c/vc.e tenho certeza que é do nosso interesse ,dos blogueiros que te acompanham,e para o futuro contribuinte.”todo transporte de passageiro por via ferrea é deficitario. ” vamos conversar (interrogo)(estou sem interrogação deve ser o operador)vaubanaraujo20102011@hotmail.com- 21 87732973-grato um abraço parabens