Meu amigo Thiago me perguntou outro dia se eu sabia dizer o que era Mesothelioma. Eu pensei, pensei e não conseguia imaginar o que poderia ser o tal do mesothelioma.
Sabe como é, assim, de supetão, fica difícil encontrar uma origem para nomes esquisitos assim. Pensei primeiro que seria o nome de algum medicamento.
Mas daí me lembrei que “carcinoma”, câncer, também termina em “oma”. Então eu chutei do jeito que deu, que mesothelioma era algum tipo de cânecer. E logo depois de dar meu chute, fui pesquisar e não é que eu acertei na cabeça, quer dizer, no mesothelioma?
Segundo a Wikipedia, o Mesothelioma é um tipo de câncer, causado pela exposição ao amianto. Nesta doença, células malignas se desenvolvem no mesotelium, um revestimento protetor que cobre a maior parte dos órgãos internos do organismo. O seu local mais comum é a pleura (revestimento exterior dos pulmões e caixa torácica), mas também pode ocorrer no peritônio (o forro da cavidade abdominal) ou o pericárdio (um saco que circunda o coração).
Como se pega mesothelioma?
A maior parte das pessoas que desenvolvem mesothelioma ficaram expostas -quase sempre em situações de trabalho – a locais com abundância de partículas onde eles teríam inalado as partículas e poeiras de amianto. Existem casos inclusive de contaminação através da lavagem de roupas de um membro da família que trabalhava com o amianto.
Ao contrário do câncer do pulmão, não existe nenhuma associação entre tabagismo e mesothelioma.
No Brasil, trabalhadores são expostos ao asbesto nos vários segmentos da indústria e na mineração (fibrocimento).
O amianto é utilizado na produção de caixas d`água, telhas onduladas e tubulações; produtos de fricção como lonas de freio e discos de embreagem; produtos têxteis, como luvas especiais, mangueiras e forração de roupas; filtros para líquidos de interesse comercial; produção de papéis e papelões; produção de produtos de vedação para a indústria automotiva. Metade dos telhados, em nosso país é de fibrocimento, por serem uma alternativa barata e prática.
Aproximadamente 10% dos trabalhadores expostos ao asbesto desenvolvem a doença. O período latente entre a exposição ao asbesto e o início dos sintomas pode variar de 20 a 40 anos.
Em geral, a idade média de início dos sintomas e diagnóstico é ao redor dos 60 anos. É um tipo de tumor que pode se disseminar rapidamente e invadir o pericárdio (membrana que envolve o coração), o mediastino e a pleura contralateral.
Os sintomas do mesothelioma são os seguintes:
Os sintomas de mesothelioma incluem falta de ar devido ao derrame pleural (líquido entre o pulmão e a parede do tórax) ou parede torácica. Dor e sintomas gerais, como a tosse e perda de peso. O diagnóstico pode ser feito com radiografias de tórax e uma tomografia computadorizada, e confirmado com uma biópsia (tecido amostra) e exame microscópico. A toracoscopia (inserção de um tubo com uma câmera no peito) podem ser usados para tomar biópsias. Ele permite a introdução de substâncias como talco obliterate para o espaço pleural (chamado pleurodese), o que impede de acumular mais fluido e pressionando sobre o pulmão. Apesar do tratamento com quimioterapia, radioterapia ou cirurgia, por vezes, a doença acarreta um mau prognóstico. Pesquisas para a detecção precoce do mesothelioma ainda estão em curso.
Eu não teria dificuldade em entender o termo, a sua semelhança, mas por ter estudado alguns fragmentos de línguas como graga e hebraica.
Meso, por exemplo, é encontrada na palavra MESOPOTAMIA = Meio
Telium = Identifação de alguns esporos.
E a sua dica que OMA está relacionado a Cancer, já tenho mais um detalhe.
:cool: