Eu estava dando uma lida sobre configurações de maquinas para 3d e me deparei com um post antigo colocado no forum da Evermotion.
Nele, um cara colocava um arquivo do 3dsmax para download e pedia para que as pessoas dissessem em quanto tempo o arquivo era renderizado nas maquinas delas. O arquivo era este jipe cromado aí. Era ainda o ano de 2003 e os tempos de render do criador deste teste foram 1 hora 21 minutos e 14 segundos.
Esta era a maquina do cara na época:
3dsmax version: 6
processador: intel p4 2.4B
CPU speed: 2.67 GHz
FSB: 146 MHz
memória: 2×512 MB a 370MHz
Eu dei um pulo para a frente nas mensagens e me deparei com uma das últimas, em maio de 2008 onde o cara dizia que o tempo de render dele era 3 minutos e 49 segundos.
Olha a maquina CAVALA do maluco:
3DS Max version: 2009 x64
Processador: 2 x Quad-Core Intel Xeon 5365 series
CPU : 3GHz
FSB: 1333 MHz
placa de video: Quadro FX 3500
memória: 8 GB DDR2
É impressionante a escalada tecnológica que podemos notar ao longo de 2003 para cá. Em muitos casos, para o usuário normal de word e internet isso não significa grande coisa, mas para quem esta no outro ponto, onde cada milissegundo de processamenhto significa dinheiro, é impressionante.
Cara :omg:
q vontade de aprender a mexer no 3D Studio Max
eu uso o Blender q é bem menos avançado, mas po, dá pra fazer umas coisas legais já :B
tuto é o q nao falta, nem vontade, mas eu olho pra essa foto aí em cima, e meu estomago até revira O_o
E VIVA O MUNDO GUMP :lol:
O meu ainda demora essa 1 hora 21 minutos e 14 segundos ai…. pois eh um p4 2.8, e ainda jogo COD4 nele de boinha
Malz pelo post duplo O.O
o que é “renderizado”?
Render é o nome da função que o computador executa para transformar uma série de equações matemáticas em um desenho compreensível pela mente humana. Ocorre que quando você desenha em 3d, na verdade você esculpe, porque é um universo tridimensional ali dentro. Então, para fazer a escultura 3d virar uma foto ou um filme, que nada mais é que uma sequencia de fotos, você precisa fazer a função render, onde o programa vai tirar uma espécie de “foto” da sua arte 3d e vai desenhar ela, linha por linha até formar a imagem. Isso pode demorar minutos, horas, dias ou meses, dependendo da complexidade da cena. è por isso que empresas que fazem renderizações para o cinema p5recisam de maquinas bem parrudas, capazes de realizar muito, muuuuitos cálculos.
Pra você ter uma idéia a renderfarm (que é uma sala lotada de computadores do chão ao teto só para fazer isso) da empresa que fez O senhor dos Anéis é muito mais potente que os computadores da NASA.
[quote comment="54300"]Cara :omg:
q vontade de aprender a mexer no 3D Studio Max
eu uso o Blender q é bem menos avançado, mas po, dá pra fazer umas coisas legais já :B
tuto é o q nao falta, nem vontade, mas eu olho pra essa foto aí em cima, e meu estomago até revira O_o
E VIVA O MUNDO GUMP :lol:[/quote]
Cara o Blender é poderoso à beça. Tem nego que DESTROI no Blender.
Fala Philipe
Aproveitando o tema, me exclarece uma dúvida: Quanto tempo um filme da Pixar leva renderizando?
Abração
Caro amigo do Mundo Gump, o seu blog está de parabéns. É dificil encontrar blogs tão interessantes como o seu. Com ele eu aprendo e vejo cada coisa… Olha este trem lotado! Nunca tinha visto coisa igual. Um forte abraço, meu caro. Felicidades e sucesso para você e sua família.
geografiarodrigoazenha.blogspot.com
rbageografia@gmail.com
Eloco que bizarro atualizaram o blog do lunatico!
Se pra renderizar a imagem parada leva esse tempo todo imagine o FPS desse carro em movimento! É um quadro por século!
[quote comment="54599"]Fala Philipe
Aproveitando o tema, me exclarece uma dúvida: Quanto tempo um filme da Pixar leva renderizando?
Abração[/quote]
Ananias, basicamente um filme da Pixar leva uns 3 anos do concept ao produto final. Isso porque cada frame é renderizado sucessivamente inumeras vezes até o produto final, pois eles usam uma coisa chamada pass. Tipo, tem um pass de shading, um pass de sombra, um pass de reflexo, um de brilho,um de pêlos e por aí vai…
Tem uns caras lá que só fazem juntar todos esses passes de render para formar um único frame.
Além disso, os caras fazem o render em uma resolução cinematográfica chamada 2K. Que é um quadro grande pra chuchu. Quanto maior o quadro, mais consumo de dados para gerar a imagem, logo, mais tempo de render.
Um filme de uma hora e meia tem em media 162000 frames.
Se considerarmos que pode levar entre dez minutos a alguns dias POR FRAME, é de se imaginar o pesadelo desta empreitada, mesmo com poderosas renderfarms.
Se levarmos em conta o fator sorte + simplicidade de execução (como personagens sem muito movimento, sem cabelos nem pêlo), considerando um cluster potente de render, de modo que cada frame em 2K desse 600 segundos para o render, teríamos 97,2 milhões de segundos de processamento algo em torno dos 3 anos.
É por isso que empresas assim possuem times, pois o filme todo é trabalhado simultaneamente e não em uma seqüência cronológica. Se fosse em seqüencia, ele demoraria MUITO mais.
AHAHAHAHAHA! Meu PC é pior que o computador de 2003 do cara. xD~