quarta-feira, dezembro 18, 2024

Robot Stereoteste1

Eu tava aqui comendo um cachorro quente qundo do nada fiquei vesgo olhando para o pão. Este fato me deu a súbita ideia de tentar criar uma imagem estereográfica usando fotos. Eu não sabia se daria certo, mas sabia que imagens estereográficas podem ser obtidas usando câmeras comuns. Assim, usei a câmera do Lg Renoir para obter esta foto abaixo. Eu peguei para efeito de testes um dos meus primeiros bonecos de tutorial (o tutorial do robô pode ser encontrado aqui). Eu nunca gostei muito da forma como este boneco sai nas fotos e pensei que seria uma boa tentar uma imagem 3d dele.

A imagem 3d estereografica é obtida porque o cérebro humano entra numa certa confusão, tentando montar duas imagens que são muito similares, mas não integralmente. Ocorre que na mudança de posição da câmera, os pontos mais distantes diferem em termos de posição de modo maior e isso opera em toda a imagem. Como resultado, nosso cerebro tenta estruturar a imagem que vemos como algo tridimensional e então vemos a imagem praticamente saltar da tela.No início é mais difícil focar em detalhes porque os olhos não estão habituados a esta posição. Com mais ou menos uns vinte segundos, você começa a conseguir ver os detalhes da imagem sem perder a tridimensionalidade.

O efeito é mais fácil de criar do que de conseguir ver. Mas tenta aí. Se eu que sou mais burro consegui, você vai conseguir também.

Tá vendo este pontinho preto em cima do robô? Tudo que você tem a fazer é ficar vesgão aí e tentar colocar um pontinho em cima do outro. Assim que seus olhos vesgos encaixarem um ponto em cima do outro, você vai ver o boneco robô em 3d.

Clique na foto para ver em tamanho real:

 

Legal, né?

Como faz isso? Simples: Pegue uma câmera e aponte para algum objeto. Objetos que tem variação no espaço Z (profundidade) são melhores. Então mantenha-se firme com a câmera e tire uma foto. Desloque em seguida a camera uns 4 a 5 centímetros para a direita e bata outra. Abra as duas num programa como o Photoshop e ajuste as duas, alterando o alpha da imagem 1 e coloque uma em cima da outra. Em seguida ajuste o tamanho do papel para o dobro da largura da foto. E arraste a foto horizontalmente para a posição certa e coloque o alpha em 100% (a imagem da esquerda tem que estar na esquerda. A da direita na direita, senão dá tilt!)

Planifique as camadas e pronto. Paisagens e coisas do tipo ficam bem legais. Fotos com animais, pessoas e coisas que se movem ficam ruins (a menos que você seja  “The Flash”).

Agora dá licença, que eu vou ali pegar um remédio para dor de cabeça, (efeitos colaterais) O_o

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Cara, você não tem o que fazer.

    Bem, eu não tinha visão tridimensional até poucos meses atrás (bendita suplementação de luteína!), mas ainda não arrisco essa coisa de ficar me “vesgueando”, porque tenho uma degeneração tosca da retina e sei lá se isso pode ajudar a rasgar mais.

    Mas acredito que dê para ver 3D e estou certa de que o Davison (meu marido) ainda não leu esse post (milagre eu ler o blog antes dele…hahahaha…) senão já teria me contado, todo feliz, que viu o robozinho em 3D. Ele ADORA essas imagens estereográficas e é expert em ver em 3D até aquelas mais bizarras.

  2. Cara, quando moleque existiam livros dessa parada. Lembro que comprei um e conseguia ver numa boa (pelo menos 10% das imagens não conseguia ver nada). Mas depois de um tempo não sei porque não conseguia mais formar a imagem 3d (100% delas).

    Conhecia a técnica para ver mas como suspeitei não consegui formar a imagem 3d, como na época da adolescência.

    Será que meu cérebro deu pane? Alguma dica nova?

    • Eu acho que não, cara. O que deve ter acontecido é que vc fez muito e acabou causando fadiga na musculatura que é necessária para colocar os olhos na posição certa. Como raramente ficamos vesgos, esta musculatura é pouco usada neste modo e no inicio é bem difícil controlar o ponto certo em que os olhos devem se posicionar para formar a imagem 3d. Quando mais fzemos, mais facil fica. Mas se fizermos demais (eu acho) que pode causar fadiga e então fica bem difícil de botar os olhos na posição certa de novo. É como tentar fazer muque depois de um dia inteiro de musculação. Por sorte, isso é só um efeito temporário. Depois de algum tempo o certo é que seja possível obter o posicionamento novamente.

  3. Caraaaaaai Philipe, mto foda. Já tinha feito isso no pc, não é tão dificil. É só botar várias vezes a imagem, com o que você quer que fique mais pra frente um pouco mais distanciado do que o normal, e ir aumentando a distância de acordo com o nível de frente/trás. Se quiser q eu fale como, me passa um email guilhermeaugustomc@hotmail.com

    E no youtube tem uns videos de ANIMAÇÃO estereográfica. Muuuuito bom!
    Parabéns pelo post =D

  4. cara, não entendi, me explica direito. como assim colocar os pontinhos um em cima do outro? você diz os pontos negros das DUAS imagens? aqueles que estão a QUILÔMETROS de distância? isso não é impossível? hehe olha, TENTEI tentar, mas bateu um “hã? COMO alguém faz isso?” depois de alguns minutos. se puder, por favor, descreve o que você faz fisicamente pra conseguir encaixar uma imagem sobre a outra, vai. tem algum movimento da cabeça? dos olhos? pra qual direção? aaaa, quero ver. :/

  5. hehehe eu dei uma “empurradinha” nos olhos com os dedos para o meio enquanto fraçava a visdao pra juntar os dois pontos e consegui ver a imagem! Mas não é tão impressionante assim nao, fica pouco parecido com o original.

  6. Eita, não sou bom de ver em 3d mesmo imagens as impressas, pior ainda no computador :P (só dor de cabeça mesmo :B )
    Fiquei curioso porque já vi essa peça em sala de aula :)
    Só passei pra te mandar um abraço e clicar em uns adsens super interessantes :D

    que mundogump continue como sempre foi!
    feliz 2009!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.