quinta-feira, dezembro 19, 2024

Musica gregoriana feita com grilos

Basta sair de noite em qualquer lugar de mato que você escuta o som dos grilos. Eles produzem este som para atrair parceiros. Parece algo super mundano, mas aí que está a genialidade da visão do artista. O compositor Jim Wilson pegou o som do grilo que ele gravou e reduziu sua velocidade no computador. Para seu espanto, surgiu UMA MUSICA!
A musica tem um tom que lembra musicas antigas, de igreja, é uma parada meio celestial, quase gregoriana. O som do estrilo fica parecendo um coral candando numa catedral. Em certas partes chega a ficar até meio tenebroso.
Tudo isso pegando o barulho do inseto. (Uma curiosidade, o nome do barulho do grilo é: CANTO, ESTRIDULO, ESTRILO, GUIZALHA, TRILA, TRITINA)
Eu confesso que assim que ouvi achei tão impressionante que juro que desconfiei que o treco era caô.
Mas realmente o negócio, dizem, não tem efeitos, distorções nem truques de teclado ou sintetizadores. Ele é um simples progressão acordes diatônicas de 7 notas em uma melodia com uma estrutura multi-camadas. Segundo ele:

A gravação pode ser tocada continuamente em segundo plano para criar uma atmosfera relaxante natural para a paz, a serenidade e a cura direta da Mãe Natureza.

Aqui está a musica feita com o barulho dos grilos:

Para produzir esse som, os grilos e esperanças friccionam uma de suas asas na outra. Já os gafanhotos friccionam a perna posterior — a que usam para saltar! — nas asas. De um jeito ou de outro, é assim que esses insetos geram o ruído que pode levar ao acasalamento — já que funciona como uma “cantada” — ou que alerta sobre a aproximação de um animal que representa perigo.

A versão atual é uma versão remixada digitalmente e masterizado estendido retirado da gravação original intitulado “Balada do cabelo trançado”, do álbum “Medicine Songs” de David Carson e Little Wolf Band produzidos por Jim Wilson e lançado pela Raven Records. © Jim Wilson & David Carson, God Cricket Chorus 1992

Veja mais aqui

Realmente, o som do grilo é legal e quem me conhece pessoalmente, sabe do meu poder X Men (eu consigo estridular mesmo não sendo um grilo – fica melhor se eu estiver bebendo cerveja). Mas tem pelo menos um caso gump envolvendo estridulação que acabou quase em cadeia. Um biologo chamado Daniel Emlyn-Jones que curtia o som da natureza, resolveu joselitar e comprou caixas de grilos de diversas espécies de uma empresa que vende como comida para repteis e outros animais de estimação. O cara soltou tudo duma vez no próprio jardim. Mais de mil deles!
O som dos estridulos foi tão gigantesco que ninguém da vizinhança conseguia dormir. Pra piorar eles se espalharam rapidamente. O professor foi notificado pela polícia por soltar animais silvestres fora de seu habitat, o que poderia causar um grave desequilibrio ecológico. O professor foi obrigado a recapturar seus grilos com o uso de armadilhas ou iria preso.

Soltou os grilos e levou esculhambação da polícia.
Soltou os grilos e levou esculhambação da polícia.

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

      • Eu tb tentei reproduzir, mas não tive sucesso. Acho que sem saber exatamente como ele fez essa redução, realmente ninguém vai conseguir. Minha hipótese é que a história da gravação do grilo gregoriano não é exatamente como andam contando (como o proprio autor conta que foi). Acho que tem caô nessa história. Minha hipótese é que ele realmente reduziu o som do grilo para um fatox X. Mas não fez só isso. Acho que ele mapeou um mid com diferentes tonalidades de redução do som dos grilos, de modo que elas puderam ser compostas numa musica. Mas contando a verdade não dá o impacto, né? Acho que é por isso que ele deve estar omitindo este pequeno grande detalhe. Ou então a gente que não ta sabendo fazer.

        • Não é inteiramente som de grilos. Saca os créditos da Música

          Twisted Hair
          Programmed By – Jim Wilson
          Vocals – Bonnie Jo Hunt
          Voice – Robbie Robertson
          Written-By – Dave Carson, Jim Wilson?

          A voz do coral é humana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Sepultamento celestial no Tibete (AVISO: não recomendado para pessoas impressionáveis)

AVISO: Este post contém imagens chocantes. O chamado sepultamento celestial é o principal tipo de sepultamento que ocorre no Tibete e em algumas áreas da região. Ele também ganhou o apelido de "esmola dos...

Darwin Awards: Xamã alega que seus poderes o protegem de ser comido por crocodilos....

Foi dar uma de poderosão e levou ferro. O video é chocante e revela o quanto crendices podem ser prejudiciais à saúde humana.