Caraca, meu. Olha que legal esta notícia: Um jovem de apenas 18 anos, que vivia na distante vila rural de Khotang, um lugarejo sem luz elétrica, encravado em meio a montanhas quase inacessíveis do Nepal teve a brilhante ideia de criar um painel solar sem silício. Na verdade, ele resolveu usar um material muito mais barato e amplamente disponível: cabelo humano.
Segundo o jovem Milan karki, de 18 anos, o cabelo tem propriedades perfeitas para o uso em painéis solares. O melhor de tudo é que isso reduz dramaticamente o custo. Um painel solar feito de cabelo humano sairia por cerca de 23 libras, ou algo em torno de 69 reais.
Milan diz que no início, ninguém acreditava na ideia dele e ainda faziam pouco caso. Foi necessário que ele provasse na prática a geração de energia para que fosse levado a sério pelos companheiros da cidade.
“Antes eles acreditavam apenas em superstições. Mas agora acreditam na Ciência” – Diz o jovem, orgulhoso de seu feito.
Em pouco tempo, o jovem visionário começou a produzir painéis solares caseiros para a miserável vila onde mora. Agora ele sonha em eletrificar o mundo, com enegia limpa e ecológica.
O painel de cabelo produz 9 volts (18 watts) de energia com 23 libras, mas o jovem prevê que em uma produção em massa, será possível produzir painéis com um décimo deste valor.
O segredo da invenção está na melanina, que dá a cor ao cabelo. O jovem percebeu que a melanina é bastante sensível a luz e também capaz de atuar como um condutor.
O jovem credita aos pais o sucesso de sua invenção; ” se meus pais não pudessem pagar pela minha educação eu teria que começar a trabalhar muito jovem e não poderia estudar”.
Isso nos traz duas importantes lições:
1- A educação de qualidade melhora efetivamente a vida das pessoas.
2- Centros de pesquisa, gastando milhões de dólares diários, podem ser suplantados por pessoas pobres, com boas ideias.
Curioso é que esta ideia do painel solar, tão excepcional, tenha surgido no Nepal, um dos países mais pobres do mundo. Isso é ótimo. Essas pessoas são pobres, mas não são burras.
AVISO: Era tudo uma fraude. Confira aqui
Cara, já tinha lido essa reportagem. O cara não apenas é inteligente e teve uma idéia bacana, como está usando esta tecnologia para ajudar a vila onde nasceu.
Nota 10 pra ele. :)
Simplesmente Fantástico!!!!!!
Se ele não se ligar, vai acabar como meu grande ídolo, Nikola Tesla. Energia limpa, gratuita ou de baixo custo, made in home, é sinônimo de alguem morto.
Muita gente sabe segredos sobre energia e sua geração, mas se tivéssemos energia gratuita, imagina aí Sr Philippe, pensa no papoco!
O primeiro que iria sofrer uma reviravolta visceral seria o sistema capitalista. E por aí vai….
Acho que isso não dá certo em grande escala não, ainda não estamos preparados….
Cuidado ao mexer com dados técnicos. Volts e watts são coisas muito diferentes, a libra não é uma unidade usada no Brasil, e falta dizer o mais importante, que é a área do painel.
repeti os dados que estão escritos na materia. E eu coloquei no texto o valor equivalente em reais (dado pelo google)
Não são coisas diferentes, Potencia = Volts*Corrente*(fator de potencia), sendo uma geração CC o fator de corrente é igual a 1, sendo que o fator de potência é igual ao cosseno do angulo entre tensão e corrente que em CC seria 0.
Logo a informação da potência 18W e da tensão 9V, nos informa que a corrente máxima fornecida será de 2A, ou seja, caso a aplicação necessite de uma corrente maior, deverá as placas serem ligadas em paralelo.
Isso me lembra a história de uma criança pobre da Tanzânia que descobriu uma propriedade matemática.
Isso é que é saber usar a cabeça!
Rá! Rá! Rá!
kkkkkkkkkkkk foda… :B
caramba! muito bom!!! Isso é o que a humanidade precisa, reciclar seu próprio “lixo” :D
Pois é! E aquele que isolou uma bactéria que comia plástico… isso nunca é aplicado em larga escala…
As duas lições que você tirou desta história são muito importantes!!
O que me deixa impressionada é a quantidade de gênios que aparecem em países miseráveis.
Pra mim esse rapaz é um gênio, ter uma situação de vida precária e ainda ter capacidade emocional para tamanho invento, útil, barato e ecologicamente correto. Uau!!
Lembra que outro dia vc estava discutindo sobre “dom”, acho que neste caso podemos usar a palavra “dom” como a capacidade de buscar o conhecimento em uma situação tão adversa e conseguir a solução para sua comunidade e quem sabe para muitos outros no mundo.
Abraços.
Melanina não é aquele elemento que DÁ COR ESCURA À PELE, também? Então o cara que é meio escurinho já deve ficar meio esperto…aí, óóó…
É sim.
Um idéia áo alcanse de todos….
a ideia é excelente, mas é tudo um hoax
fonte: http://www.ovelho.com/content/jovem-nepal%C3%AAs-inventa-painel-solar-feito-de-cabelo-humano
agora se o site do ovelho não poder servir de referencia em tecnologia, sinceramente não sei mais o que fazer
Valeu a dica. Já atualizei o post