quinta-feira, dezembro 19, 2024

Veja a musica – Maneiríssimo!

Caramba, achei um video que me deixou muito impressionado. A parada é até simples. Uma série de barras horizontais de cores e tamanhos diferentes, que acendem conforme a musica clássica toca. Mas é um interessante recurso para “ver” a musica e perceber a beleza quase matemática da musica de Beethoven.

Isso dá uma dimensão inteiramente nova a minha percepção da complexidade que é compor para uma orquestra sinfônica.
Se você curtiu essa, veja mais algumas:

Tem este aqui, que é bem maneiro também:

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Phillipe, você, como designer, com certeza estudou algo sobre a “Medida Áurea”. Você já fez algum post sobre como a harmonia musical depende de intervalos de tempo e tons correspondentes à medida áurea?
    Os vídeos dão uma noção justamente dessa complexidade matemática envolvida no prazer auditivo.
    A gente pode até extrapolar e determinar que a estética, o que é agradável, não é uma questão de gosto, mas um imperativo de harmonia matemática.

    • Não me lembro de ter escrito sobre as medidas áureas aqui, mas eu uso isso bastante em alguns trabalhos. Sobre a aplicação das medidas áureas na musica, assumo que me falta conhecimento para escrever sobre isso, mas não tenho dúvidas de que os padrões de beleza são norteados pelos centros de cálculo do nosso cérebro.

      • Com certeza é. A escala musical cromática corresponde a logaritmos de base 2. Observe a relação entre a frequência sonora e as oitavas também. Música é basicamente matemática, assim como cores, padrões de beleza e tal. Aquilo que é desagradável aos sentidos também é matematicamente desequilibrado, pode analisar. Não tem erro.

  2. Falando em música erudita, sou músico da Orquestra Sinfônica Brasileira Jovem e convido todos os leitores para assistir nosso concerto dia 27 de Setembro na Sala Cecília Meireles (fica na Lapa, próximo aos arcos).

  3. interessante a tua descoberta. esse é o chamado “rolo de pianola” (aqui colorido), ou “piano roll” como eles chamam lá… e é uma maneira de representar a música pintando barrinhas de cores (timbres), comprimentos (durações) e elevações (alturas) diferentes.

    esse mecanismo era usado naqueles pianos que tocavam sozinhos, mas creio que agora os comandos sejam dados por computador.

    salve!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.