Se você tem nervoso de ver insetos com muitas perninhas, tipo formiga, ou ainda aracnídeos como as aranhas, e até mesmo crustáceos como os camarões, prepare para arrepiar os pelinhos da nuca com este robô aqui.
Ele se chama Land Crawler. O robô é extremamente simples no que se propõe: Ele é apenas e tão somente uma plataforma plana com perninhas em baixo. Você inclina o corpo, como faria num skate e o robô anda pra você.
O conceito surgiu da observação das esculturas cinéticas de Theo Jansen. Sabe quem é? Não está ligando o nome a pessoa, né? Eu refresco sua memória. Theo Jansen já foi tema de um post aqui.
Eu sei, plataformas focadas em levar pessoas em cima já existem. E se chamam SegWay. Mas veja, o Segway não tem um monte de perninhas, né?
Devido a sua característica principal, o robô Land Crawler não é lá uma potência em termos de velocidade. Mas em compensação, o impacto que ele gera em algumas pessoas é bastante interessante. O desconforto que algumas pessoas tem ao verem um robô cheio de perninhas se movendo em sua direção é algo que me deixa muito interessado e curioso nessa questão do medo, que me parece mais um reflexo ancestral (como o medo do escuro e de criaturas com muitos dentes) do que outra coisa.
São doze perninhas fortes o bastante para carregar um adulto.
Seja como for, este robô não vai demorar a chegar no mercado. Imagino que seja especialmente útil para idosos e pessoas com dificuldades de locomoção. O fato de possuir perninhas ao invés de rodas, poderá (no futuro) gerar uma plataforma ambulante que consiga ver, interpretar e subir ou descer escadas. É possível que ele seja mais estável em rampas e em terrenos acidentados, pois usa área de contato com o solo é dividida em muitos pontos, diferente do Segway, em que o veículo toca o solo em apenas dois pequenos pontos.
Não tenho informações sobre o consumo de energia deste robô. è possível que ele use um bloco de bateria de lítio, como os skates elétricos.
As vezes eu me pergunto se não é mais fácil andar.
Queria ver um que subisse escada :B
Marcelo,
Este projeto é o princípio de algo maior. Imagine o universo de possibilidades que podem ser originadas a partir desta base robótica… daqui a algumas décadas, certamente veremos coisas que nenhum humano será capaz de repetir.
Gostei do nome da empresa “Vagabond Works” haha
Sério que vocês não se lembraram de Star Wars quando viram isso? Foi a primeira coisa que eu lembrei… o_o
Agora só faltam aprimorar as tecnologias de holografia… :D
A primeira coisa que lembrei foi daquele vilão do James West (o filme, sabe?)
Lembrei dele quando apareceu o carinha sentado no segway com perninhas =)