quinta-feira, dezembro 26, 2024

O corte da Katana

Você sabe dizer o que é uma Katana?

5…

4…

3…

2…

1…

péééééééééé. Acabou o tempo.
Uma Katana é uma espada. Uma espada oriental que é feita da mesma maneira há vários séculos. Também é conhecida como espada de samurai.
Se você leu Musashi, então você provavelmente sabe o que é e também como é feita uma katana legítima. E de quebra você sabe do que uma boa katana é capaz.
Assim, deve ter respondido sem pestanejar logo após a interrogação da primeira linha deste post.

A boa katana é feita a partir de um bloco quase cúbico de aço. Esta pequena caixinha de metal é levada a uma fornalha até incandescer. Então ela passa a ser suavemente batida, em movimentos ritmados por incontáveis vezes até começar a afinar. Quando ela finalmente afina, o artesão começa a bater de modo a dobrá-la. E volta a bater vigorosamente até ela voltar a se compactar. Então, o processo se repete com a beleza sincronizada da fornalha e batidas.
Após dias neste processo, o metal ganhou estruturas fibrosas em sua estrutura molecular. O bloco de metal agora parece ser uma lâmina. Mas é ainda aquecido e resfriado em seqüências repetitivas. A repetição de calor e batidas tem por objetivo formar microscópicos filamentos de aço que percorrerão a estrutura da lâmina, conferindo-lhe enorme flexibilidade.
desde os imemoriais tempos dos Shoguns, a katana é o símbolo máximo da disciplina, honra e dedicação. Seu corte preciso aliado a sua maleabilidade em combate fizeram da espada mais que uma arma. Mais até que o mero prolongamento do corpo de um guerreiro. Fizeram uma obra de arte única.
Veja o que a katana é capaz de fazer.


Ela corta o tomate como se fosse um sabre de luz jedi. E eu que achava que a cena em que o personagem tem a cabeça cortada em 2 ( mas só vemos quando ela – aparentemente inteira, desliza e divide-se em duas metades) nos animes era só um exagero narrativo!
Neste video, é possível ver a fabricação da legítima katana japonesa . Infelizmente está em japonês sem legendas. Mas pelo que eu entendi, eles estão fazendo espadas com metal proveniente de meteoros!

É praticamente impossível não desejar uma espada dessas. Felizmente, eu já tenho a minha.(eu coleciono espadas)
Compre uma Katana pra você. Ou melhor, FAÇA a sua.




Merchã:

katana | Curiosidades | espada, katana, Ninja, samurai

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Philipe, você quer dizer que tem uma dessas RÉPLICAS que vendem ali perto da Carioca, que custam entre 150 e 250 pratas, né? Porquê uma katana de verdade hoje em dia, só vendendo um rim e metade do fígado…

  2. As verdadeiras Katanas são feitas somente no Japão, por artesãos que passam o conhecimento para seus filhos, mas como hoje em dia não existe mais a demanda, a Katana tornou-se menos procurada.
    E tem mais uma coisa, a verdadeira Katana não enferruja, o que para muitos é um mistério e na verdade trata-se da cultura milenar de um povo que sempre cuida de sua história.

    • as katanas vrdadeiras enferrujao sim!oque acontece é um processo de manunte
      nção com com uns produtos como:óleos, pó tecido de seda e etc…  que são comprados ou eles veem com a propria katana 

  3. È claro que eu vendi meu rim, ué.
    Mas não só isso. Vendi meu fígado, uma parte do baço e ainda meu olho esquerdo é de vidro.

    Lógico que quando eu digo que tenho uma, quero dizer que tenho uma réplica. Não uma dessas aí. Mas considerando que:
    1- Não vou usar a espada
    2- Não tenho dinheiro pra queimar
    3- Não sou samurai

    A réplica resolve bem a minha necessidade, hehehe.

  4. x_x :argh: :| :$ :B :cool: :*( :curious: :gasp: =D :happy: :/ :D :injured: :lol: :lol2: :love: :X :meh: O_o :ohhyeahh: D: :omg: :raisebrow: :P :( 0_0 :shocked: :sly: :) :] ;] :worry: :wow:

  5. eu daria ate 500.000 reias en uma espada legitima feita por  um verdadeiro ferreiro japones. e olha que tenho mais que isso no banco , por uma espada legitima daria ate mais que isso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Sepultamento celestial no Tibete (AVISO: não recomendado para pessoas impressionáveis)

AVISO: Este post contém imagens chocantes. O chamado sepultamento celestial é o principal tipo de sepultamento que ocorre no Tibete e em algumas áreas da região. Ele também ganhou o apelido de "esmola dos...

O cemitério do Everest

O Everest ergue-se imponente acima da cadeia de montanhas do Himalaia, elevando-se a 8.850 metros. O silêncio só é cortado pelo rufar dos fortes ventos que atingem a montanha. Impávida, a enorme rocha é...