Bem, preciso começar dizendo que apesar de ser um rio de centopeias de verdade, esses animais não são lacraias. Apesar da lacraia ter muitas perninhas, elas se movem muito rápido e essas aqui são devagar, devagarinho. Mas que coisa bizarra! Parece uma cena saída do inferno!
Imagina cair aqui?
A cena, que chega a lembrar os efeitos especiais de filmes como “A múmia”, é na verdade um intrigante fenômeno natural.
Esse rio de centopeias foi registrado no dia 27 de abril por uns turistas que visitaram o Parque Nacional Hsüeh-Pa, no centro de Taiwan. Junto com seus guias, eles testemunharam o fenômeno incomum que conforme disseram depois, os próprios guias locais nunca tinham visto antes.
Enquanto acompanhava aquele grupo de sete turistas por uma área a oeste da Estrada Florestal de Dalu, Yang Xiaozhong, o guia turístico com 11 anos de experiência, percebeu que o caminho que ele conhecia parecia estar coberto de folhas caídas. A princípio, ele pensou que as folhas marrons deviam ter caído no chão por causa das fortes chuvas, mas depois percebeu que a folhagem estava realmente se mexendo! Olhando mais de perto, descobriu-se que as folhas eram dezenas de milhões de centopeias, todas elas movendo-se na mesma direção, como um rio vivo.
O guia disse que o fenômeno bizarro o fez pensar que poderia ser o presságio de um desastre natural, e ele definitivamente não é o único. Depois que os vídeos do rio de centopeias se tornaram virais online, as pessoas começaram a ligar para a equipe do Parque Nacional Hsüeh-Pa para perguntar se isso era uma ocorrência normal ou se poderia ser um sinal de que um grande terremoto estaria para acontecer. Afinal, dizem que os animais têm um sexto sentido para essas coisas.
Os vídeos desta migração de milípedes aparentemente tiveram um impacto tão grande nas pessoas que o Parque Nacional Hsüeh-Pa teve que emitir um comunicado pedindo desculpas por ter provocado tal insegurança e ansiedade e assegurando a todos que o rio das centopéias era um fenômeno perfeitamente natural , provavelmente causado por fatores ambientais ou mudanças climáticas. O parque também pediu desculpas por seu funcionário ter postado o vídeo que tanto pânico causou, prometendo evitar situações desse tipo no futuro.
Bem, o fenômeno pode ser natural do ponto de vista de que são animais vivos, numa migração, e tal, mas está NA CARA que isso é resultado de algum desequilíbrio ecológico, como as nuvens de gafanhotos que surgem pelo mundo devastando tudo pela frente, ou a explosão de coelhos e sapos na Austrália. Superpopulações são sempre um sinal de alerta que indica que algum elo do sistema ambiental se partiu em algum lugar, nem sempre em função da culpa humana, como poderíamos imaginar. às vezes, situações climáticas, enchentes ou mesmo a eventual entrada de um animal invasor numa área equilibrada pode levar a um desequilíbrio que resulte em superpopulações.
Em todo caso, é bom saber que essas centopeias não são peçonhentas e não apresentam risco direto nenhum para nossa espécie.