O mundo está repleto de 171, né? Mas embora o grosso dos golpistas estejam se concentrando em golpes digitais, usando até alta tecnologia como nesse caso aqui, esses golpistas indianos levaram a arte da picaretagem a um outro patamar. Eles abriram uma AGÊNCIA FÍSICA de um banco, totalmente pirata.
Um plano ousado
Eles conseguiram montar e operar uma agência falsa do maior banco do país, o State Bank of India, por nada menos que 10 dias para enganar as pessoas e fazê-las pagar para garantir empregos estáveis lá.
O povo de Chhapora, uma vila no estado indiano de Chhattisgarh, ficou surpreso ao ver uma agência do State Bank of India abrindo em sua modesta vizinhança, mas enquanto alguns estavam céticos desde o início, muitos viram isso como uma oportunidade de conseguir um emprego estável e com salário decente.
Pintu Dhurve, de 25 anos, foi uma das seis pessoas que conseguiram um emprego como caixa na agência recém-inaugurada do SBI, pela qual ele pagou 580.000 rúpias (US$ 6.900).
Havia algumas redflags, como a completa falta de trabalho a ser feito e a ausência de crachás para os funcionários, mas o logotipo do SBI na entrada, o “espaço de trabalho” enorme, móveis novos e balcões bancários operacionais o convenceram de que o banco era legítimo. Não era!
“Havia 10 computadores e, eventualmente, também conseguimos uma conexão de internet. Um alarme costumava tocar para o almoço às 13h”, disse Pintu .
“Eu estava desesperadamente precisando de um emprego. Eu estava trabalhando em um centro de serviços comuns quando a irmã do meu amigo, Renuka Sahu, me disse que me daria um emprego aqui. Eu consegui o dinheiro pedido pegando dinheiro emprestado com alguns amigos.”
Os moradores que vinham à agência recém-inaugurada do SBI sempre eram informados de que não podiam realizar nenhuma operação lá porque “os servidores não tinham sido instalados” e eram orientados a retornar no mês seguinte. Alguns acharam a explicação suspeita, mas foi só quando um morador local, Ajay Kumar Agrawal, registrou uma queixa na polícia local sobre as respostas estranhas que havia recebido no novo banco e a completa ausência de um código de agência na placa do banco que a verdade veio à tona.
“O gerente da agência de Dabra nos informou sobre sua suspeita em relação a um banco falso operando em Chhapora. Após investigação, foi confirmado que o banco era falso, e vários funcionários foram nomeados com documentos falsos”, disse o porta-voz da polícia Rajesh Patel.
O golpe envolveu enganar vários indivíduos em grandes somas de dinheiro, prometendo-lhes empregos estáveis no State Bank of India, e a polícia confirmou que nenhum cliente do banco foi enganado em seu dinheiro. Era um banco para tomar grana de pessoas buscando empregos, e não de correntistas.
As pessoas pobres que pagaram para conseguir empregos lá perderam um total de 1,2 milhão de rúpias (US$ 14.300).