Um cavalheiro italiano na Inglaterra
Charles (Carlo) Edward Perugini nasceu em Nápoles em 1º de setembro de 1839. Ele passou sua infância na Inglaterra e adquiriu a nacionalidade inglesa, mas voltou à Itália para estudar arte com Giuseppe Bonolis e Giuseppe Mancinelli . Ele então se mudou para Paris, onde trabalhou com Ary Scheffer .
Ele se tornou um protegido de Lord Frederick Leighton, que o trouxe de volta para a Inglaterra em 1863. Perugini trabalhou como assistente de estúdio de Leighton e ocasional modelo. Sob a influência de Leighton, ele começou como pintor de cenas clássicas. Leighton escreveu para sua mãe:
“Carlo Perugini, a quem eu vi hoje … é um menino charmoso, muito cavalheiro, e sua peculiar simplicidade infantil que só pertence aos italianos.”
Em 1860, Perugini ingressou na Artists ‘Rifle Corp, onde atuou por doze anos. No início, o grupo consistia principalmente de pintores, escultores, gravadores, músicos, arquitetos e atores. Seus primeiros comandantes foram os pintores Henry Wyndham Phillips e Frederic Leighton . Nos anos seguintes, vários artistas de destaque que se juntaram ao coletivo incluíram: William Morris , Ford Madox Brown , Luke Fildes , Valentine Cameron Prinsep , Charles Keene , John Leech , John Everett Millais , George Frederic Watts ,Algernon Charles Swinburne , John William Waterhouse , Alfred Leete , Edward Burne-Jones , William Holman Hunt , William Frederick Yeames e Dante Gabriel Rossetti .
Afirma-se que Perugini levava muito a sério as suas funções na Artists ‘Rifle Corp , ao contrário de muitos que se interessavam apenas pelos aspectos da vida social. Em 1863, Perugini expôs sua primeira pintura na Royal Academy . Ele teve dificuldade para vender suas primeiras pinturas, mas sobreviveu com os pagamentos que recebeu de Frederic Leighton , que fez o que pôde para ajudar artistas como Perugini e Valentine Cameron Prinsep .
Um conto de dois artistas
Acredita-se que Perugini se apaixonou por Kate Macready Dickens – filha do famoso escritor britânico Charles Dickens – enquanto ela era casada com outro artista, Charles Allston Collins, que morreu em 1873 (aos 45 anos) de um tumor cancerígeno no estômago. Depois de um “casamento secreto”, naquele ano em 11 de setembro, o casamento oficial de Carlo e Kate aconteceu em 4 de junho de 1874 na Igreja de São Paulo em Wilton Place, Knightsbridge . O casamento contou com apenas cinco convidados, entre eles o famoso pintor e colega John Everett Millais.
Kate Dickens também era uma artista muito talentosa. Aqui está uma de suas pinturas intitulada Dora, de 1892.
Kate (aos 36 anos) deu à luz um filho, Leonard Dickens Perugini em 28 de dezembro de 1875. Infelizmente, em julho de 1876, o bebê adoeceu repentinamente e morreu alguns dias depois.
Apesar desta tragédia, a vida continuou para Perugini que, naquela época, pintou um grande número de retratos de Kate, incluindo A Labour of Love , Kate , Doubt (também com Mamie Dickens) e Kate Perugini . Claire Tomalin , autora de Dickens.
A Life (2011) escreveu:
“Mesmo a perda de seu único filho na infância não escureceu seus dias permanentemente. Eles viviam uma vida laboriosa e sociável entre seus amigos artísticos e literários e, embora nunca ganhassem muito dinheiro, no final da década de 1870 Kate havia se estabelecido como pintora, e seus quadros foram aceitos pela Royal Academy. ”
Perugini se consolidou como um dos retratistas mais importantes da época. As pinturas de Perugini de personalidades importantes incluem Miss Helen Lindsay (1891), filha de Coutts Lindsay , fundador da Galeria Grosvenor . Outro retrato importante foi o de Sophy Gray , cunhada de John Everett Millais . Ele também pintou John Forster , o amigo de longa data da família Dickens .
Durante a Primeira Guerra Mundial, a saúde de Perugini começou a declinar. Ele sofria de angina e um problema na bexiga que o debilitou gradualmente. Charles Edward Perugini, de 79 anos, morreu em sua casa em 22 de dezembro de 1918. Seu funeral foi realizado na Igreja de São Nicolau em Sevenoaks e foi enterrado na mesma sepultura de seu filho bebê.
Catherine Elizabeth Macready Perugini (nascida Dickens) sobreviveu ao marido dez anos, morrendo aos 89 anos. Uma das causas de morte listadas em seu atestado de óbito foi “exaustão”.