Hugo Wilhelm Kauffmann nasceu em 7 de agosto de 1844 e faleceu em 30 de dezembro de 1915. Foi um pintor celebre por suas cenas domésticas na Alemanha.
Filho do pintor paisagista e pintor de gênero Hermann Kaufman (1808-1889), estudou primeiro no Shtedel Institute em Frankfurt am Main sob a orientação de J. Becker e depois, por um curto período, na Academia de Dusseldorf. De 1863 a 1871 ele trabalhou em Kronberg em Taunus, melhorou por um ano e meio em Paris; em 1874 ele se estabeleceu em Munique.
Possuidor de uma observação sutil, humor saudável, excelente caracterização das cenas retratadas e das pessoas que nelas atuam constituem a dignidade de suas pinturas, de cores agradáveis, por exemplo, “Valsa para os velhos”, “Enviando caçadores em uma incursão”, “Vagando Músicos “,” Tales of War “Carnaval de Paris, Dog Training, Crianças na fonte, Leilão e tantos outros, além de desenhos feitos a tinta e caneta, por exemplo, publicados em light-painting, em forma de coleções , Hochzeitsleute und Musikanten “,” Biedermänner und Konsorten “e” Spiessbürger und Vagabunden “.
Seu trabalho vai de um estilo meio clássico a um estilo mais ilustrativo, quase caricatural que veríamos muito tempo depois ressurgir na era de ouro da ilustração. O que mais me atrai nesse trabalho é a paleta de cores, e o estilo um pouco “sujo” com o que a pintura se desenvolve, alternando elementos com acabamento mais rude e detalhes mais trabalhados.