Com apenas uma câmera, um tripé, uma conjunto de iluminação e um pouco d´água, aliada a muita paciência, é possível obter imagens verdadeiramente espetaculares. As imagens do fotógrafo Markus Reugels, um fotógrafo alemão de 33 anos, são tão espetaculares que é preciso parar e prestar atenção para ter certeza que é água mesmo, não vidro.
Para fazer as fotos abaixo, Markus usa uma câmera com o shutter regulado para 1/16.000 de segundo. Mas obviamente, existem macetes. Colorindo a água, adicionando misturas especiais como álcool, goma guar (um espessante alimentício), açúcar, até creme rinse e leite na água, é possível controlar a forma com que o cálice e a coroa se formam. Isso se dá quando uma gota atinge uma superfície plana do líquido. Num espetáculo belíssimo, que o ser humano jamais poderia testemunhar sem a ajuda da tecnologia.
Algumas fotos de Markus lembram cogumelos.
E também existem aquelas que lembram delicadas flores.
E esculturas…
Além de Markus Reugels existem varias pessoas que se especializaram em fazer fotos desses pequenos instantes quase milagrosos onde a superfície da água projeta esculturas naturais em pleno ar. Abaixo estão alguns belos exemplos de artistas diversos.
Corrie White
Jens Erik Mikkelsen
Um pingo de corante, de Jason.
Gota de leite no chá, de Corrie White
Tom Barnett
Apenas água, de Corrie White
fonte fonte fonte fonte fonte fonte fonte fonte
Animal! gostei muito… vou tentar fazer algo próximo disso com meus meros 1/4000 de exposição, muita luz, um tripé vagabundo e um pouco de anilina! :D
É possível fazer coisas bastante interessantes com um set simples pra splash, claro não se tem o controle das gotas, cores, texturas e coroas como nas imagens do post, mas da pra se divertir.
É só imprimir (ou pintar) uma folha A4 com cores fortes e que reflitam luz. Pegar uma bacia com água, colocar a folha atrás e jogar luz(flash) pra que reflita na água.
E ai é só “pingar água” na bacia e ter paciência.
A explicação pode ter sido xula, mas é bem fácil de fazer. Taí meu resultado: http://www.flickr.com/photos/triwst/5552791110/
Muito bacana mesmo. Com camera caseira, tipo pont & shot é mais difícil, porque algumas tem um tempo de resposta mais lento, mas tem umas semi-profissionais que oferecem aquele recurso de bater de uma só vez varias fotos, que é um recurso que pode ajudar muito nisso. Bem bacana.
Eu usei um equipo de soro( http://tinyurl.com/3paglrt ) pra controlar as gotas. Com ele dá alterar o intervalo com que as gotas caem, possibilitando que na velocidade mais alta, até as point&shoot consigam captar as gotas numa velocidade de obturador mais lenta. Ai é paciência!
É muito divertido de qualquer forma. ;P
Bem sacado!
legar