Inspiração no mundo natural é algo recorrente na arquitetura. Um dos exemplos bem sucedidos de inspiração nas formas matemáticas complexas encontradas na natureza é a casa concha, feita no México por um casal (com muita grana e pouco medo do que os vizinhos vão pensar).
Basicamente, podemos dizer que a casa está mais uma escultura do que uma construção civil. Para construir a casa, foi usada tela de galinheiro coberta com um material chamado ferrocimento, que resulta numa estrutura facilmente moldável, mas que após a secagem do concreto tor-na-se tão resistente que suporta facilmente um terremoto sem romper, e é livre de manutenção.
O conceito do escritório Senosiain Arquitectos, prevê um espaço amplo e aberto na entrada, e as superfícies são sempre orgânicas e contínuas, sempre seguindo a espiral da concha, que termina no quarto, no piso superior.
A parte interna do primeiro andar está repleta de plantas naturais e o projeto original previa mesmo uma ÁRVORE dentro da casa. Graças aos vitrais que fecham a entrada da concha e as janelas orgânicamente posicionadas, o salão de entrada recebe farta iluminação.
É um lance assim, meio anos 60, meio Niemeyer misturado com Roger Dean. Gostei. Achei o primeiro piso meio desperdício de espaço, mas conceitualmente, é interessante.
Deixa ver se adivinho… O casal é baixinho de cor azulada, usam gorros e costumam cantar sempre uma música irritante?
mto bonito
a vista de fora parece ser pequena a casa
Não sei por que….mas me lembrou Flintstones…
^^
[quote comment=””]Não sei por que….mas me lembrou Flintstones…
^^[/quote]
Acho que é pela textura das paredes.
Usar drogas dentro desta casa deve ter um efeito BEM mais maximizado. Hahahahahaha!