Olha que interessante esta casa. Edificada na Austrália, esta espetacular casa moderna está situada na crista de uma duna de areia entre um bosque costeiro de árvores de chá. A casa tem vista para as vias navegáveis da baía ao norte e as planícies gramadas a leste, enquanto vira as costas para os fortes ventos predominantes do sudoeste que são uma característica comum da área.
Hide House é um retiro de Melbourne, um lugar onde os proprietários podem passar cada vez mais tempo vivendo e trabalhando na baía. No entanto, no verão e nos feriados, amigos e familiares devem ficar confortavelmente acomodados na casa. Os quartos de hóspedes, beliche e área de estar estão localizados no nível inferior, enquanto o nível superior contém os espaços principais e o quarto principal. A forma escultural da casa é criada pela montagem de um nível superior curvo localizado acima do volume retilíneo inferior. As vistas elevadas são uma característica importante do site; a mise-en-scène da ação em constante desdobramento é criada pelas sombras das nuvens que passam por cima, aves migratórias, gado vagando e multidões de cangurus que passam. Desfrutar da vista com o mínimo de perturbação foi importante para os clientes e definiu o design da casa desde o início.
Os dois moldes são revestidos com um acabamento ecológico Silvertop cinza, uma placa de sobreposição fina para o volume superior e uma placa traseira mais rústica e sarrafo para o volume inferior. O lado exterior do arco é virado de costas para os ventos de sudoeste e protege-o do sol do meio-dia. O volume elevado cria uma sequência de espaços exteriores protegidos e enquadra a vista da paisagem além. Em vez de um deck externo que seria muito aberto aos elementos e às vistas potencialmente obscuras, a sala de jantar e a cozinha são concebidas como uma sala aberta que pode ser aberta à vista e aos elementos com uma grande janela deslizante. O material do espaço Spotted Gum realça o caráter interior e exterior desta sala e faz referência ainda aos espaços imersivos de madeira e longas aberturas horizontais.
Pessoalmente eu não curto casas com revestimento de madeira nas paredes, tirando casos de cabanas e chalés. Casas pós modernas com esse tipo de acabamento sempre me parecem opressivas e abafadas, com uma certa sensação de estar numa sauna ou dentro de um armário. Eu curti esse lance dessa frente curva de frente para o rio. Acho que se as paredes internas fossem brancas, valorizaria mais as madeiras do imóvel, como esse exterior em ripas que é bem legal. Mas esse é o meu gosto. A falta da churrasqueira tb depôs contra o projeto, hehehehe.