A ciência que estuda o som dos pneus

Parece pintura, mas é o som dos pneus.
yoko_noise

Este é o som que os pneus do seu carro fazem quando você está dirigindo. Ou melhor, é como o som se pareceria se pudesse ser visto.
Carros são normalmente barulhentos, mas (com exceções óbvias) não é normalmente por causa do barulho que o motor faz. A maioria do que você ouve é o barulho dos pneus na estrada. É bom lembrar que isso sofre efeito direto da qualidade da pavimentação. A tecnologia aplicada à indústria automotiva vem tornando os carros cada vez mais silenciosos, e esse aspecto do barulho é mais uma preocupação para os fabricantes de pneus. A Yokohama Rubber parceria com a JAXA (Agência de Exploração Aeroespacial do Japão) tem usado os supercomputadores espaciais para modelar as estruturas turbulentas encontradas em torno de um pneu em movimento em uma superfície de estrada. Os calculos permitem compreender como o som se propaga, junto com as ondas acústicas indiretas que estas estruturas geram.

A razão do simulador é poder realizar alterações no design dos pneus e depois executar as simulações e ver se os ajustes feitos nos pneus os tornaram mais silenciosos. Você pode fazer isso com pneus reais, é claro, mas esse tipo de trabalho levaria uma eternidade e sairia absurdamente caro. A Yokohama tem usado esse tipo de tecnologia afim de projetar perfis barbatanas de pneus que reduzem o arrasto aerodinâmico em um veículo, controlando o fluxo de ar na roda e tornando os mesmos mais silenciosos e mais eficientes até na redução do consumo de combustível. Com simulação suficiente, talvez chegará o dia em que os carros se tornarão absolutamente silenciosos, principalmente os elétricos.
[wp_ad_camp_2]

O motor elétrico dos carros não faz barulho algum e nãod emoou alguém percebeu que isso poderia ser perigoso, pois como saber que um carro está se aproximando e pode te atropelar se ele não emite ruído?
Isso realmente poerá ser um problema de segurança no futuro próximo e é por este motivo que segmentos tecnológicos da industria automotiva estudam criar barulhos de motores artificiais em formato MP3 cíclico, que SIMULAM o som de um motor de explosão. Como podemos ver, a indústria é tão estranha que enquanto alguns cientistas dela tentam tudo e gastam fortunas para tirar o barulho dos pneus, outros gastam tempo e dinheiro para implementar novos barulhos.
fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

714
Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

6
Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

2
Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

0
Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.

Estuprada pelo poltergeist: O caso paranormal de Doris Bither

1
As manifestações sobrenaturais perseguiriam implacavelmente aquela família desajustada e os cientistas não podiam fazer nada para impedir