Existem milhares de objetos girando ao redor do nosso planeta nesse exato minuto. Um deles é essa esfera estranha e curiosa.
Trata-se de um satélite da NASA, lançado ao espaço nos anos 70. Ela se chama LAGEOS.
O LAGEOS basicamente é uma esfera de alumínio com um núcleo solido de bronze, contendo 426 retrorefletores espelhados. Ele não tem NENHUM sensor ou eletrônica.
Como pode um satélite sem eletrônica? Ele usa um sistema bem engenhoso:
Basicamente, da Terra os cientistas mandam um raio Laser para o satélite e ele retorna o raio. Com isso foi possível receber um volume IMPRESSIONANTE de dados. Inclusive mudanças do eixo da Terra e questões da geodinâmica do planeta, como a movimentação das placas tectônicas. O volume colossal de dados que uma simples bola de espelhos gerou, estimulou a NASA a lançar outra: O Lageos2 que ajudou ate a confirmar teorias de Einstein entre outras dezenas de dados científicos.
PAra que funcione é preciso que lasers atinjam os espelhos da bola. Esses lasers são emitidos da Terra para o espaço por estações de monitoramento do solo localizadas em muitos países (incluindo os EUA, México, França, Alemanha, Polónia, Austrália, Egito, China, Peru, Itália e Japão) têm variado para os satélites e dados dessas estações estão disponíveis em todo o mundo para os investigadores que estudam a dinâmica da crosta terrestre.
Tudo com uma ideia super simples: Uma bola cheia de espelhos.
De acordo com a NASA os 2 LAGEOS ficarão orbitando a Terra por 8,4 MILHÕES DE ANOS!
Isso quer dizer que há uma possibilidade de que o LAGEOS sobreviva a um possível cataclismo de extinção da vida na Terra e por isso ele ganhou uma placa do Carl Seagan para caso o alien o encontre depois que formos evaporados da Terra:
A placa inclui os números de 1 a 10 em binário. No canto superior direito é a terra com uma seta apontando para a direita, indicando o futuro. Ela mostra um #1 indicando uma revolução, igualando 1 ano. Em seguida, mostra 268435456 (em binário; 228) anos no passado, indicado por uma seta para a esquerda e a disposição dos continentes da Terra naquela época. O presente é indicado com um 0 e ambas as setas para frente e para trás. Em seguida, o arranjo estimado dos continentes em 8,4 milhões de anos, com uma seta virada para a direita e 8388608 em binário (223). LAGEOS aparece no lançamento no ano 0, e caindo para a Terra no diagrama de 8,4 milhões de anos.
(eu acho que um alien não vai entender nada, mas dane-se, kkkk)