domingo, dezembro 22, 2024

A estranha pirâmide da Argentina

O Salar de Arizaro, a segunda maior planície de sal da Argentina, é o lar de uma das formações naturais mais misteriosas do mundo – Cono de Arita, uma pirâmide cônica de 200 metros de altura que tem um formato tão perfeito que parece ter sido feito pelo homem.

DJI 0795 | Lugares | argentina, bizarro, estranho, incrível, lugares
Photo by https://elmundoesellimite.com/como-llegar-a-tolar-grande-y-el-cono-de-arita/

Na verdade, durante todo o início do século XX, todos estavam convencidos de que o Cono de Arita, como as verdadeiras pirâmides do Egito, havia sido construído por seres daqui (ou nem tanto). Porem, para desespero (leia com a voz do narrador do History) “dos defensores ferrenhos das teorias dos antigos astronautas”, pesquisas científicas mostraram que essa formação imponente é, na verdade, a ponta de um pequeno vulcão que não tinha o poder de romper a crosta terrestre e expelir lava ou desenvolver uma cratera. Hoje é considerado o cone natural mais perfeito do mundo.

Ainda existem muitas incógnitas sobre o Cono de Arita, mas o que as lendas e evidências arqueológicas sugerem é que pode ter sido usado como local cerimonial desde antes da chegada dos Incas. O lugar também parece ser um “ponto quente”, para ufologia, já que numerosos avistamentos de OVNIs também foram relatados na área, o que só aumenta o mistério do lugar.

Cono de Arita é por vezes referido como “o vulcão flutuante”, devido à ilusão de ótica que as pessoas frequentemente veem quando olham para a formação cónica de longe. Contra as vastas salinas, o vulcão às vezes parece flutuar.

800px Cono de Arita Salta. Argentina | Lugares | argentina, bizarro, estranho, incrível, lugares
https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Cono_de_Arita,_Salta._Argentina.jpg

Chegar ao Cono de Arita significa atravessar o árido Salar de Arizaro, o que não é uma tarefa fácil, portanto, apesar de seu fator surpreendente, esta formação natural nunca atrai grandes multidões.

DJI 0836 | Lugares | argentina, bizarro, estranho, incrível, lugares
Photo by https://elmundoesellimite.com/como-llegar-a-tolar-grande-y-el-cono-de-arita/

 

Não deixa de ser um lugar espetacular, uma paisagem que traz consigo um certo “quê” de alienígena. Já está no caderninho da futura “expedição gump”.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Sepultamento celestial no Tibete (AVISO: não recomendado para pessoas impressionáveis)

AVISO: Este post contém imagens chocantes. O chamado sepultamento celestial é o principal tipo de sepultamento que ocorre no Tibete e em algumas áreas da região. Ele também ganhou o apelido de "esmola dos...

O cemitério do Everest

O Everest ergue-se imponente acima da cadeia de montanhas do Himalaia, elevando-se a 8.850 metros. O silêncio só é cortado pelo rufar dos fortes ventos que atingem a montanha. Impávida, a enorme rocha é...