Vi lá no threads outro dia um cara reclamando que a smart tv dele agora atualizou os famosos “termos de uso” diante de uma atualização obrigatória de software. Nos termos, “vamos botar propaganda na sua tv”.
O cara só tem opção de aceitar. Não aceitar é um botão que existe mas nada acontece. Fica na mesma tela e sem atualizar, a televisão não funciona.
Ou seja, mais leonino impossível.
Daí fiquei pensando na sacanagem que isso significa e no que pode acontecer a partir daí.
A guerra das Smart Tv
A tecnologia de inteligência artificial está avançando muito rápido, e os Chips dedicados de AI da Nvidia já baratearam e logo estarão em tudo. Será inevitável a geração “really smart” de tvs.
Quando isso rolar, absolutamente NADA impedirá que as fábricas de tv vendam propagandas nos nossos aparelhos. Vc liga, passa uma propaganda, muda de canal, outra propaganda.
Pior, as TVs serão espertas o suficiente para entender quando seu streaming (agora cheio de propaganda) for passar uma propaganda vamos dizer de amaciante, e aí o aparelho desabilita som e imagem e no lugar da propaganda do streaming, passa uma que é de contrato deles, uma de carro, com a mesma duração, num tipo de “capa”.
O streaming inicialmente nem saberá que a propaganda não foi realmente veiculada, porque isso vai ser algo rodando lá no hardware de cliente.
As agências, por sua vez, logo saberão e não terão opção senão se render aos fabricantes de aparelhos. Alguns streamings ainda tentarão sobreviver pagando “pedágio” às fabricas, mas logo, o esvaziamento de clientes cobrará seu preço.
A essa altura, restará aos streamings se unirem para fazer sua própria fábrica de hardware, e eles praticamente darão aparelhos de tv em troca de sua tv antiga.
Será a guerra das TVs super smart, que no fundo, será uma luta de foice para botar mais e mais propagandas chatas na nossa cara.
Meu celular android já está assim: carrossel de propaganda constante derrubando o processador. O pior é que instala o jogo do tigrinho sozinho e eu vivo instalando. Viu migrar para Apple (algum dia) porque essa foi a gota dágua.
A tara desses malucos por propaganda está chegando num nivel criminoso.