Brenda Delgado é uma artista autodidata de Manila, nas Filipinas, transforma baratas mortas em peças de arte em miniatura, inspirando-se em clássicos como “Noite Estrelada” e “Moça com Brinco de Pérola”.
Utilizando um meio artístico bastante incomum, Brenda Delgado escolheu uma tela pouco convencional para suas obras. Aos 30 anos, residente da cidade de Caloocan em Manila, ela teve a ideia de pintar sobre baratas mortas enquanto limpava insetos de seu ateliê. Ao notar o brilho e a lisura das asas das baratas, ela decidiu pausar e começou a pintá-las. Utilizando tintas a óleo, Brenda reproduz pequenas versões de obras-primas clássicas como “Noite Estrelada” de Van Gogh e “Moça com Brinco de Pérola” de Vermeer. Seu trabalho logo ganhou visibilidade online.
Em uma de suas postagens no Instagram, Delgado encoraja outros artistas: “Não tenham medo de explorar seus talentos e desafiar-se a fazer o que parece impossível”.
As criações de Brenda Delgado provocam reações mistas nas redes sociais, com alguns usuários elogiando sua originalidade, enquanto outros a criticam por suposta crueldade animal, apesar de ela usar apenas insetos já mortos, sem matá-los para sua arte.
“Isso parece simplesmente cruel. Não gostaria, nos meus últimos momentos em um leito hospitalar, que alguém pintasse metade do meu corpo”, comentou uma pessoa. “Se a barata já está morta, deixe estar – mas ainda parece duro e cruel. Isso diz muito sobre a (falta de) empatia da artista…”
Brenda Delgado está no início de sua trajetória para ganhar notoriedade online. Devido ao meio escolhido, seu caminho pode ser desafiador. A maioria das pessoas tem aversão a baratas, e pintá-las pode não ser bem recebido.