Estava conversando com o Davi (meu filho) sobre uma coisa que me dá uma certa decepção. O futuro-presente se parece um pouco com o futuro utópico imaginado por mim na infância. Eu não imaginava nada muito Jetsons, com aquele estilo futurista-retrrô da década de 60. Eu realmente pensava que teríamos robôs andando por ai, talvez até cachorros robôs, como o do George Jetson, mas isso é algo que aos poucos está chegando.
A proposito:
Robô levando cão-robô pra passear intriga moradores de Niterói
Mas uma coisa que o futuro me prometeu e não cumpriu foi a “voz de robô”.
A voz de robô estava lá, gravada no fundo da minha mente, como uma verdadeira certeza. O que esperar do futuro senão uma voz eletrônica, claramente robotizada, que eventualmente aparecia em certas músicas como um pequeno gostinho do que estava nos esperando ali no virar da esquina do ano 2000?
Eu lembro até de um jogo de pimball que tinha um robozão amarelo que falava, era muito maneiro aquilo. Era o Titan, uma mesa da Taito. Um clássico.
Achei as vozes do Titan:
Quando veio o Star Wars, eu já fiquei meio triste porque o C3PO já estava com uma voz de gente demais para o meu gosto. Tudo bem que meteram um eco meio distorcido ali na voz dele que deixava ate meio difícil de entender o que ele falava. Aliás, na dublagem clássica do Brasil (uma obra prima à parte) feita no Hebert Richers, o próprio Vader tinha uma voz de robô que eu considero SUPREMA.
Mesmo quando um sistema eletrônico tinha uma voz, ela era meio macabra, como uma voz de velha com esse eco sinistro da “Mãe” a IA da Nostromo em Aliens:
Ou então essa voz tenebrosa que parece vir diretamente do inferno eletrônico do Ed-209
Mas então, eu não esperava chegar aqui no futuro, de mala e cuia e dar de cara com um robô de IA que fala com… uma voz de galã de novela. Ou voz de um moleque de dezessete anos querendo encher o pneu da bicicleta ou ainda, a voz de uma mulher divorciada de 30 anos.
Mas eu sei de onde essa tara começou. Com certeza começou com o maldito Stanley Kubrik e o HAL, que tinha aquela voz de mordomo servindo o chá das cinco.
O tesão dos caras hoje é fazer uma voz que parece uma pessoa de verdade, sendo que essa merda NÃO é uma pessoa. Peraí, pô. Vocês não podem fazer isso com a minha nostalgia!
Acho VACILO que os caras não disponibilizem nenhuma voz de robô vintage pra mim nas opções de vozes das IAs.
Era isso. Sem mais.
Nao se preocupe, breve vc vai falar com ela e ela troca de voz automaticamente para vc.