quarta-feira, dezembro 18, 2024

Adeus imagem tremida

09082006c | Tecnologia | cadeia
Saiu um novo algorítimo que pega a imagem totalmente ferrada e milagrosamente a recompõe. Bem do jeito que aqueles famosos softwares do FBI fazem nos filmes, mas sem a necessidade de digitar linhas de comando complexas como eu já cansei de ver em filmes como Arquivos X.
O lance é sinistro. Veja o antes e depois aqui do lado. ( foto de fonte é sacanagem!) Segue a matéria:

SÃO PAULO – Pesquisadores americanos e canadenses desenvolvem um algoritmo que trata fotos tremidas.

O software analisa a foto e determina o movimento feito pela câmera no instante do clique. O algoritmo, que se baseia na análise estatística de um grande número de fotos, consegue detectar até padrões complexos de movimento, como ziguezagues. Em seguida, o programa utiliza um processo de desconvolução para eliminar o aspecto tremido da imagem.

O resultado é o melhor que já se obteve até hoje ao tratar esse tipo de problema. Detalhes completamente borrados tornam-se nítidos nas imagens tratadas. Mesmo assim, há limitações. Muitas fotos mostram falhas resultantes do processo, que se torna menos eficiente quando existem borrões de movimento, ruído ou áreas extensas de puro branco ou preto.

O algoritmo vem sendo desenvolvido há quatro anos. É um trabalho conjunto de pesquisadores do Institituto de Tecnologia de Massachusetts e da universidade de Toronto.

Em sua versão atual, o programa demora cerca de 15 minutos para processar uma foto. Para que ele se tranforme num aplicativo comercial (ou num plug-in para o Photoshop, o que é mais provável) será preciso otimizar o código de modo a reduzir esse tempo para, no máximo, dois ou três minutos.

Se realmente virar um produto, o software deverá rodar no computador e, inicialmente, atender aos profissionais e amadores avançados. Daqui a alguns anos, quando as câmeras digitais tiverem processadores mais poderosos, é possível que um algoritmo desse tipo seja incorporado à própria máquina. Ele será, então, útil também para os leigos em fotografia.

Maurício Grego, da INFO

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Cara eu olhei ontem num microsoft explorer e realmente dá umas doideiras no template. A culpa é do brownser da microsoft que é uma merda. Mude para o Firefox. Além de mais seguro é melhor.

  2. O algorítimo para “desborrar” imagens já existia, mas precisava que se soubesse o exato movimento feito pela câmera. O que os cara fizeram foi achar um método de descobrir qual o movimento da câmera usando apenas a imagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

A super câmera lenta que consegue capturar a velocidade da luz

A super câmera lenta consegue a façanha de registrar 1o trilhões de quadros por segundo e registra a velocidade da luz!

Linha 3 do Metrô Rio

Essa é a ideia do meu pai para a linha 3 do metrô que pode ligar São Gonçalo e Niteroi ao sistema de metrô da cidade do Rio de Janeiro de forma factível.

A inteligência artificial vai dizer quando você vai morrer

A inteligência artificial vai prever a sua morte e provavelmente ela vai acertar. Entenda o motivo pelo qual isso vai acontecer

Conheça o disco voador russo para levar cargas

Vem aí o disco voador russo para levar grandes volumes de carga. Em breve, num céu perto de você.