A história da indústria automotiva tem cerca de 150 anos, e durante esse tempo milhares de carros diferentes foram criados. Alguns modelos tornaram-se enormes, alguns caíram no esquecimento sem deixar vestígios e alguns se tornaram peças de museu ou coleções particulares. Confira aqui alguns carros muito raros de diferentes épocas.
Este carro invulgarmente estranho, fabricado pela empresa francesa Leyat, que fechou em 1927 após 14 anos, combina as características de um avião e de um carro. Na frente está uma hélice de impulso e o corpo estreito se assemelha a uma fuselagem.
Um carro muito leve poderia atingir um recorde, pelos padrões da época, de 170 quilômetros por hora. Antes de seu fechamento, a empresa produzia apenas 30 carros que não eram procurados, pois não diferiam em segurança e pelo menos em algum manuseio aceitável.
Aston Martin DBR1
Em 1955, o designer-chefe da Aston Martin, Ted Cutting, começou a projetar o carro de corrida DBR1, que estreou um ano depois e deixou uma marca na história do automobilismo.
Em quatro anos, os Aston Martin DBR1 participaram de 18 corridas e venceram metade delas, incluindo as 24 Horas de Le Mans de 1959, vencidas pela equipe britânica David Brown Racing Dept. No total, foram produzidos cinco carros e, em 2017, em um leilão na Califórnia, um Aston Martin DBR1 1956 foi vendido por US$ 22,5 milhões.
Tucker 48
Em 1947, a Tucker Corporation, fundada pelo empresário Preston Tucker, lançou o Tucker 48, que estava um pouco à frente de seu tempo, mas não conseguiu conquistar o mercado.
O modelo, que deveria competir com os carros das principais fabricantes americanas, recebeu farol central com mecanismo giratório e várias soluções ao mesmo tempo que aumentam a segurança do motorista e dos passageiros em caso de acidente. Mas o Tucker 48, que foi colocado à venda em 1948, não revolucionou o mercado – a empresa de Tucker faliu e ele quase foi preso. No total, a empresa conseguiu produzir 50 carros.
Packard Panther
Em meados do século 20, a empresa americana Packard apresentou ao mundo um novo carro de dois lugares. De fato, havia algo de felino no design elegante da carroceria do Packard Panther com suas curvas suaves.
No total, foram montados quatro Panteras, equipados com motor de mais de 200 cavalos de potência e câmbio automático.
Porsche 916
Para entender como deve ser um carro esportivo exclusivo, observe o Porsche 916 de 1972. Este modelo polêmico deveria competir com a Ferrari 246 Dino, mas a empresa fechou o projeto quando foram produzidos apenas 11 carros Porsche 916, equipados com um motor básico de 190 cavalos de potência que acelerava a 100 quilômetros por hora em apenas 7 segundos, ou um pouco mais. poderoso motor de 210 cavalos de potência. Em 2019, um dos Porsche 916 foi vendido por US$ 1,1 milhão.
Bugatti Royale
No final da década de 1920, Ettore Bugatti projetou um carro de luxo para clientes muito ricos. Ele posicionou sua criação como uma combinação de luxo e as melhores realizações da engenharia.
O carro estava equipado com um excelente motor de 12,8 litros para a época com uma capacidade de cerca de 300 cavalos de potência. A Bugatti planejava produzir 25 desses carros, mas a Grande Depressão impediu a implementação de seus planos ambiciosos. Como resultado, até 1933, sete carros foram montados. Com exceção de um, todos eles sobreviveram até hoje.
Oldsmobile F-88
A preocupação da General Motors em meados do século 20 produzia principalmente carros de classe média. Mas na década de 1950, os engenheiros da empresa Oldsmobile, que faz parte da preocupação, apresentaram o conceito de um conversível de luxo com motor de mais de 250 cavalos de potência, carroceria leve e interior original. Acredita-se que dos vários carros recolhidos, um foi preservado, pintado a ouro. Em 2005, foi vendido em leilão por US$ 3,25 milhões, e agora o carro mais raro está em exibição em um museu no Colorado.
Rolls-Royce 15cv
Um dos primeiros carros da mundialmente famosa marca Rolls-Royce, que saiu da linha de montagem em 1904, dificilmente impressionará hoje com seu desempenho. Seu motor, como sugere o nome do modelo, desenvolvia 15 cavalos de potência. Dos seis exemplares do Rolls-Royce 15 cv, apenas um sobreviveu até hoje, que se tornou uma peça de museu.
Aston Martin Bulldog
No final dos anos 1970, a Aston Martin tentou surpreender o público com um novo hipercarro capaz de atingir a velocidade recorde de 380 quilômetros por hora na época. O resultado é muito ambíguo.
O modelo, chamado de Bulldog, parecia um ônibus espacial personalizado de filmes e romances de ficção científica. O visual futurista foi complementado por 5 faróis no capô e portas em forma de asa de gaivota, enquanto o interior impressionava pelo luxo e abundância de dispositivos digitais.
Mas o carro, apesar do motor de 700 cavalos, não conseguiu acelerar até a velocidade desejada. Testes mostraram que seu limite de velocidade é de 308 quilômetros por hora. Os clientes em potencial não estavam muito ansiosos para voar para o futuro neste milagre da engenharia e, portanto, o Aston Martin Bulldog existe em uma única cópia e está incluído na lista dos carros mais raros do mundo.
Maybach Exelero
Não é surpresa que alguns carros sejam construídos apenas para exibir novas tecnologias, mas um carro projetado especificamente para publicidade de pneus é algo fora do comum!
Este é exatamente o Maybach Exelero, criado em uma única cópia para testar os pneus da Fulda Reifen. Foi montado à mão em 2004. O exclusivo hipercarro de dois lugares recebeu um motor de 700 cavalos de potência que acelera o carro a 100 quilômetros por hora em 4,4 segundos, e a velocidade máxima do Maybach Exelero ultrapassa 350 quilômetros por hora. O carro mais raro de 2011 foi comprado por US $ 8 milhões pelo rapper americano Brian Williams.