domingo, dezembro 22, 2024

Arte de poster, uma atividade difícil

Sabe, tem uma máxima entre os designers de produto que diz que você deve evitar criar uma cadeira.

A justificativa é que criar cadeira é foda. Difícil pra caralho, porque parece que todas as boas ideias neguinho já teve. Quando você se acha – o criativo – criando uma cadeira show, pode ter certeza que tem umas vinte daquele tipo que foram feitas antes, e você é que não sabe ainda.

Parece que a arte de pôster de cinema é algo similar. Ou é isso ou Hollywood, assim como fez com os filmes, descobriu que existe uma metodologia de criação de poster que “sempre funciona”. Duvida? Olha só a quantidade de posteres curiosamente “similares”:

Olhão – Seu filme é de suspense, aventura ou do tipo que precisa de um certo mistério no pôster? Taca um olhão que funfa!

olhao | Textos | Arte, cinema, Textos

 

O olho funciona bem porque os olhos capturam nossa atenção. Temos paranoia de sermos observados e poucos conseguem passar ilesos a um olhão gigante apontados para si.

2-Silhueta misteriosa em primeiro plano

Quer mostrar que o personagem é um fodão? Coloque-o de costas, em silhueta na capa do poster e pronto. Ê macetão! A silhueta misteriosa no primeiro plano já diz um pouco mais, sem no entanto revelar muita coisa sobre o filme. O pequeno detalhe pode estar na arma, na cidade em chamas ao fundo, pode estar na pose, prestes a sacar a arma do coldre… O importante é o forte contraste com o fundo, para melhor destacar a figura misteriosa. Assim, fundos amarelados com o herói misterioso em preto são um plus!

klishne 0002 | Textos | Arte, cinema, Textos

 

3- Cabeçonas com pessoinhas

O filme pende para o romance, drama, emotividade barata? A solução pode ser enfatizar isso jogando logo um rosto do protagonista bem grandão, e se for romance tasca logo dois, ou até quem sabe um beijo insinuante. Se for drama, pega o protagonista e soca ele ali com uma expressão deprimida ou contemplativa.  Depois arrume um pequeno detalhe sutil que componha com o espaço vazio que vai se formar em baixo. Sabendo fazer, fica maneiro. Mas eventualmente a cabeçona pode te deixar sem um bom espaço para o título, de modo que ou você espreme ele em baixo de tudo, o que não é uma boa, ou aperta as figuras pequenas mais um pouco, e joga o titulo ali no meio, apertando ele  onde der e torce para o cabeção da foto salvar a jogada.

klishne 0003 1 | Textos | Arte, cinema, Textos

4- Dupla dinâmica

Dupla dinâmica funciona quando você quer deixar claro que o filme é leve, comedia, comedia-romântica ou qualquer merda que apele para o divertido barato. Quer enfatizar ainda mais?  Arranca o fundo e tasca um 255,255,255 ali que fica show, super clean!

klishne 0004 | Textos | Arte, cinema, Textos

 

Na dupla dinâmica, vale tudo, mulher com mulher, mulher com homem e homem com homem, mas só se for comédia.  Se não for, pode ser um policial, e aí o mais garantido é fazer o esquema numero cinco que veremos logo mais ali em baixo.

 

5-Preto, Branco e um toque de foguinho

klishne 0008 | Textos | Arte, cinema, Textos

Quer dizer que o filme tem ação, violência e é um filme “badass”? Meta uma imagem qualquer que exale uma alta dose de testosterona em preto e branco, aumente bem o contraste, coloque também alguma merdinha qualquer queimando. Pode ser qualquer coisa, uma explosão, um fogo, uma pessoa em chamas, o importante é que o foguinho tem que quebrar a frieza da capa fortemente contrastada. Isso funciona bem com cabeçonas, pessoas cheirando armas ou com muques. Se for botar o cabeção, não esqueça que neste caso, tem que ser um meio rosto. Coloque nas sombras, jogue coisas em cima, mas haja o que houver, nunca faça rostos sorridentes, ou completos.

6- Entre as pernas

Quer dizer que tem uma gostosa no papel principal, ou alguma apelação sexual que justifique o cara pagar o ingresso? Fácil! Coloca qualquer bosta que seja na capa, mas tem que ser ENTRE AS PERNAS da madame, e tchã! Funciona bem para filmes comedia de estudantes que querem trepar. Mas também funciona para filmes, estilo as séries policialescas dos anos 60.

klishne 0005 | Textos | Arte, cinema, Textos

7- Na cama

Tá, vamos falar claramente com o espectador: “Ei panaca, esse filme tem sexo!” Como fazer isso de um modo elegante? Simples, pegue um lençol branco e meta dois atores ali em baixo. Comédia? Coloque mais uma ou varias pessoas, jogue o fundo para branco, use uma tipografia engraçadinha, pegue um dos dois e mande ele cruzar os braços e fazer uma cara de “me caguei” e pronto.

klishne 0006 | Textos | Arte, cinema, Textos

8-Bichos no azul

Seu filme é sentimentalista e barato envolvendo “uma grande amizade”? Seu filme é do tipo que passa no sessão da Tarde? Seu filme tem crianças e animais, ou apenas mostra os bichos em ambiente selvagem,com uma pegada ecológica, e conscienciosa para disfarçar que tudo que você quer é que um otário pague o ingresso e te dê dinheiro? A escolha certa é Bicho contra o azul. Se ele tiver uma forma bacana, coloque-o em silhueta contra uma enorme lua no fundo para dar aquela ênfase grátis que é batata!

klishne 0007 | Textos | Arte, cinema, Textos

9- Correndo pela rua num ângulo doido e meio azulado

Ação? Fuga? Perseguições? Tiroteios implausíveis e mentirosos? A solução é pegar o ator canastrão que vai afundar seu filme e colocar ele correndo numa rua, preferencialmente molhada, com um ângulo meio doido, para dar a “emoção” certa na imagem. Jogue um azulado ali para “maturar” o lance, esfriando a capa.Brinque com desfoques e pequenos elementos gráficos como sujeiras em cima e ta feito. É mais artificial que Mc Fritas, mas sabe como é, funciona.

klishne 0009 | Textos | Arte, cinema, Textos

 

 

10- Cabeção 2.0

Se o filme é do tipo que tem que se vender como “emocionante”, não perca tempo e use o truque mais malandro do universo. Faça uma cabeça feita de objetos. Podem ser fotos, podem ser eementos que geram uma pareidolia… O importante é deixar o cabeção ali. Se for de terror/suspense, é logico que o cabeção vai ser de caveira, né meu?

klishne 0010 | Textos | Arte, cinema, Textos

11- Dama de vermelho

Se nada disso funcionar e tiver uma mulher sedutora no filme, use uma moça de vestido vermelho bem contrastado na capa e tá resolvido!

klishne 0011 | Textos | Arte, cinema, Textos

 

12- Poeira, nuvens armas e detritos

Se o filme é de ação, e tem apelinho blockbuster, a fórmula é: Fundo com nuvens, personagem no primeiro plano de preferência armado, partículas, detritos e fagulhas voando na frente. Essa foprmula serve pra quase tudo que tenha ação, incluindo fantasia, velho oeste, policiais e épicos.

poeira e nuvens | Textos | Arte, cinema, Textos

 

13- De òculos

Mas se nada disso funcionar, meta uns óculos bem bacanudos no personagem e mande bala.

5910705 R3L8T8D 570 14 | Textos | Arte, cinema, Textos

fonte

 

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

    • “…E se nada disso der certo, coloque o Nicolas Cage no filme e pronto !”
      Ator mil e uma utilidades , cabe em qualquer tipo de filme e é garantia de bilheteria no mínimo mediana . Só a cara de paisagem dele que é sempre a mesma . . . tem ator que só de mudar o corte de cabelo fica irreconhecível mas esse cara tem um rosto que é figurinha carimbada heheheh

      Voltando ao post , muito bem sacado você ter mostrado como são feitos os esquemas feitos nos posters (posteres?) Philipe ! Agora na hora de comprar um filme já dá pra ter uma idéia +ou- sobre o que é o filme sem ter que lêr a sinopse xD

  1. Então o Stallone Cobra se enquadra na última categoria. Mas tem uma outra – os posters dos filmes de “fantasia pós-apocalíptica” ou “estilo Conan” do final dos anos 70 / início dos 80. Sempre um cara musculoso erguendo uma arma (normalmente uma espada), um fundo sombrio/nebuloso mesclado com algo q lembre fogo ou lava, uma gostosa seminua aos pés dele e algum monstro reptiliano/gosmento/repulsivo tentando pegá-los. E tem a dos “cheesy ninja movies” dessa época, dos quais se pode ter uma idéia em sites especializados no gênero.

  2. A propósito, desculpe fazer isso aqui off-topic, mas o conto da Caixa é sensacional, estou esperando ansiosamente pela continuação!

    PS: “Muuuuungoooo”… Caraio, só de ler me deu um cagaço!

  3. Sensacional essa postagem. e curti demais as ilustrações do Wieslaw Walkuski citado pelo Carlos Azevedo.
    O modo como explora as variações dos rostos das pessoas é incrível.
    Merece de verdade um post só dele no MG

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os desafios de lidar com um blog grande como o Mundo Gump

Este é o post número 6500 desse blog. Isso deveria ser um motivo de comemorar, eu acho. Mas não tenho tanta convicção. Às vezes recorrentemente, eu me pergunto onde eu estava com a cabeça para...

O mundo depois de nós – Prepotente até no nome

O mundo depois de nós é um lixo de filme que as pessoas que gostam de sofrer podem assistir tranquilamente.

Menino do Rio: Quem foi o cara que inspirou a música

Conheça a história do jovem que inspirou a musica Menino do Rio

Chemtrails

Eu perdi as contas de quantos leitores do blog já me sugeriram este tema. Alguns chegaram até a me perguntaram, desconfiados, por que não toco no assunto chemtrails aqui. A resposta que dou é a de sempre: Ainda estou estudando este assunto. Não é uma resposta evasiva. Estou de fato, lendo sobre a questão dos chemtrails há pelo menos dois anos. Então, mesmo que você saiba bem sobre o assunto, lhe pedirei licença para explicar muito basicamente do que se trata o assunto.