Você sabia que existem plantas venenosas. Todo mundo sabe isso. Mas que tal uma árvore INTEIRA venenosa?
A Manchineel (ou Mancinela) é a árvore mais perigosa do mundo. Ela é completamente venenosa da raiz aos frutos, folhas, seiva e até a casca do tronco!
Ela nasce na Florida, no Caribe e nas Bahamas. A árvore é tão perigosa que nos EUA ela é marcada com uma faixa vermelha de alerta para prevenir desavisados.
Esta árvore é tão venenosa que as recomendações são que você não chegue nem perto! As frutas dela parecem com pequenas maçãs. Comer um é dar entrada garantida no CTI! A fruta é conhecida com o apelido que ganhou de ninguém menos que Cristóvão Colombo: “maçãzinha da morte” – por que será, né?
A fruta é a parte mais venenosa de toda a árvore.
A seiva da Manchineel também é venenosa e cáustica. Apenas uma ridícula gota da seiva da árvore pode causar queimaduras severas, bolhas, dermatite e destruição de tecido. Isso é algo que acontece com muitos viajantes desavisados, que sem saber dos riscos, escondem-se da chuva sobre a árvore venenosa.
Para piorar a árvore solta uma resina nas folhas que ao ser molhada, cai na pele e causa queimaduras.
O tronco dela também é venenoso. Queimar esta madeira libera fumaça toxica que pode causar cegueira permanente ou temporária. COnsiderando todas suas “defesas” a Manchineel conseguiu o lugar no Guiness Book como a árvore mais perigosa da face da Terra.
Diz a lenda que a morte mais infame atribuída a esta árvore do diabo foi do conquistador espanhol Juan Ponce de Leon. O conquistador estava de volta à Flórida em 1521, em busca de ouro. Logicamente, os nativos locais não estavam dispostos a ver um espanhol se proclamando o dono de suas terras. Assim, num conflito, uma flecha embebida na seiva da planta atingiu sua perna. Isso o levou à morte por envenenamento.
A árvore Manchineel tem sua folhagem verde permanentemente, as suas folhas são ovais e a árvore pode atingir até 16 metros. A planta geralmente conduz os desavisados à armadilha, pois os frutos são bonitos atrativos e cheirosos. Pra piorar o bagulho é bem gostoso até a hora em que a boca começa a queimar horrivelmente e sua glote fecha. Felizmente, os casos de acidente com ela são raros, muito em função das placas e faixas avisando dos riscos.
Tem umas arvores dessas no bosque do Museu Imperial de Petrópolis. E bem perto dela te uma pracinha onde todo dia está lotada de crianças, felizmente nunca soube de algum acidente com elas, em contato com a arvore ou seus frutos.
Tem uma árvore na região que eu moro que se chama mata-olho, que também é perigosa, pois pode cegar se tocar nela e entrar em contato com os olhos.
Existem muitas plantas e árvores tóxicas com maior ou menor grau de toxidade, mas eu acho que a mais curiosa é o Neem, aquela árvore indiana que é um inseticida natural, só mata insetos e invertebrados, sendo inofensiva para humanos e animais de sangue quente.
Nos distanciamos cada vez mais da vida simples e natural. Se um dia acontecesse o tal “apocalipse zumbi” (tá na moda, atualmente) o maior inimigo dos seres humanos seria sua falta de capacidade em se readaptar à vida como ela era no começo. Morreríamos pela ignorância e pelo comodismo, antes de qualquer coisa.
– Como um bom exemplo cito nossa extrema dependência da energia elétrica: tente viver por algum tempo sem ela e seus derivados diretos e indiretos e seria uma boa hora para repensarmos nossas prioridades…
Putz… Que árvore do diabo! Minha família sempre teve várias plantas e árvores em casa. Muitas são venenosas como a “Dieffenbachia seguine” mais conhecida com “comigo ninguém pode”. Se alguém comer um pedaço da planta, pode ter asfixia ou até levar a morte. Mas somente se comer mesmo (no casa de crianças pequenas). Ou se você for burro mesmo. hehehe
E a mais chatinha das árvores é aquela que caiu sem vento, chuva ou aviso prévio, derrubando de tabela um poste no meu carro.
Falando em plantas venenosas, não podemos esquecer de duas, pelo monos, e por experiência própria. (já masquei folhas delas e quase tive um troço. Uma é chamada por alguns de “banana do brejo” e é muito usada em decorações de jardins, principalmente nos shoppings, a fruta é parecisa com uja espiga de lhilho mas é doce e não faz mal, ja comi. Mas a folha e altamente toxica e causa um tremendo mal estar na garganta e pode ocasionar até uma obstrução severa. outra é o “cedro’. esse mesmo usado para decoração de natal, para “pinheirinhos’, smastigar suas folhas pode ser fatal. A “banana do brajo’ tem as folhas enormes e recortadas como uma mão cheia de dedos gigante e produz raizes aéreas muito compridas principalmente se ela se reproduz no alto de alguma arvore, muito comum também nas florestas brasileiras.
Cara nunca tinha ouvido falar em banana do brejo.
LEGAL ESSA MATE?IA.
Outro assunto:
http://www.youtube.com/watch?v=WBk7E6uD2ng
Árvore venenosa?
Qual a utilidade mesmo dessa árvore?
fazer mudinhas e presentear a sogra????
Gostaria de saber se a potocar é venenosa