As maçãs são frutas icônicas, conhecidas por sua versatilidade, sabor delicioso e valor nutricional. No entanto, além das variedades comuns encontradas em supermercados, existe um mundo fascinante de maçãs curiosas e exóticas que oferecem sabores únicos e características intrigantes. Neste artigo, exploraremos algumas dessas espécies extraordinárias que surpreendem e encantam os amantes de maçãs ao redor do mundo.
Pink Pearl: A maçã cor de rosa
A maçã “Pink Pearl” foi lançada em 1944 por Albert Etter da Califórnia. Seu nome, obviamente, é devido a sua variedade de colorido e sua suculenta polpa cor-de-rosa.
A maçã tem uma casca translúcida casca verde-amarela e um sabor que varia do doce ao azedo. Acredita-se que a Pink Pearl seja uma descendente da maçã “surpresa”, outra maçã cuja polpa é cor-de-rosa e que se acredita ser uma descendente de Malus niedzwetskyana.
Ao que parece, o objetivo inicial era fazer uma maçã completamente vermelha por dentro, objetivo alcançado por outra maçã, a Redlove:
Maçãs Pink Pearl são geralmente de tamanho médio, e amadurecem no final de agosto a meados de Setembro.
Maçãs diferentes
Entre os descendentes da maçã Pink Pearl está a Pink Princess. Trata-se de uma maçã listrado-carmim com rosa e com polpa rosa escuro. Ele foi originalmente chamado Pink Lady pelo seu desenvolvedor, Fred Janson de Ontário, Canadá, mas Janson não patenteou o nome e “dançou”, pois o nome foi posteriormente registrado como uma maçã australiana bastante diferente, forçando Janson a mudar o nome de sua maçã. Mas como Janson, há especialistas tentando todo tipo de maçã diferente, e patenteando suas criações. Vejamos…
Maçã Branca:
Sim, essa fruta esquisita existe. A maçã vem sofrendo variações genéticas por cruzamentos de espécies selvagens, originárias da Ásia, de uma região entre o Mar Negro e o Mar Cáspio e espécies tradicionais ao longo de séculos. Isso fez surgir uma variedade absurda de tipos de maçãs diferentes, cerca de 8000 tipos de maçã.
Assim, não tardou muito para aparecer até maçã roxa no mercado, como a Blue Pearmain:
E até umas completamente roxas, como esta belíssima Maçã Black Oxford (não é Photoshop!):
…E também existe uma maçã dourada muito bonita, chamada Chojuro Asian pear:
E a maçã de duas cores?
Aliás, acredite ou não, existe maçã de duas cores, meu chapa:
Como você pode imaginar, isso é uma quimera genética produto de uma rara mutação no genoma da planta. O agricultor Ken Morrish cultivava maçãs em suas terras por mais de 60 anos. Então, um dia ele deu de cara com esta obra de arte da natureza. Espontaneamente ocorreu uma mutação incrível nas variedades Golden Delicious, gerando uma maçã com metades coloridas. Ao que parece, isso só ocorre uma vez a cada 10 milhões de casos!
E a menor maçã do mercado?
Enquanto algumas maçãs se destacam por suas cores e sabores, outras são notoriamente distintas por seu tamanho. Uma das menores maçãs do mundo é esta “maçã anã”, que é uma das espécies mais antigas de maçã que se conhece, remontando ao tempo de Cristo.
Seu nome é “lady”. Essa maçã é tão pequenina que quase ninguém come, e portanto seu uso é bem mais restrito como elemento de decoração natalino e em jardins. Ela ficou famosa após o rei Luiz XIII se apaixonar e cultivar em seu jardim. Certamente que essa macieira deve ser absolutamente perfeita para fazer bonsai.
E a maior maçã?
A corrida pela maior maçã é realizada anualmente em todo o mundo com diversas empresas disputando que consegue inflar mais a maçã a tamanhos inimagináveis.
Os orientais tem levado vantagem nos processos de seleção genética e geração de especies cada vez maiores, mas se vamos falar de orientais e maçãs eu preciso mostrar algo Gump.
A incrível maçã quadrada
Famosa na Coréia, a maçã quadrada tem em sua geometria o grande diferencial. Basicamente eles colocam moldes de plastico transparente nas maçãs quando ainda são pequenos brotos, e elas crescem ali, assumindo a forma da caixa de acrílico. Então são removidas e vendidas. A vantagem é que ela não rola:
A maçã mais nojenta
Aliá, falando em maçã oriental, aqui está uma que realmente requer aquela força de vontade para encarar:
Veja que delícia essa maçã do amor recoberta com LARVAS de TENÉBRIO. Iguaria apreciada na China, principalmente nos parques de diversões.
À medida que exploramos essas curiosas e exóticas espécies de maçãs, é evidente que o mundo das maçãs vai muito além das variedades tradicionais. Cada uma dessas frutas oferece uma experiência única, seja por sua aparência extraordinária, sabor incomum ou história envolvente.
Ao se aventurar no universo das maçãs exóticas, os amantes dessa fruta podem descobrir novos sabores e apreciar a rica diversidade que a natureza oferece. Portanto, da próxima vez que estivermos diante da tradicional seção de maçãs em um mercado, vale a pena procurar por essas variedades exóticas e embarcar em uma jornada sensorial que transcende o comum e nos leva a novas e deliciosas descobertas.
Complementando: a colheita de agosto a setembro… no hemisfério norte. Seria um diferencial sazonal e tanto uma variedade produzindo nessa época no hemisfério sul, mas logo li Canadá e já me desiludi. =/
Tem diversas espécies que produzem em épocas diferentes das maçãs comuns daqui. Me parece que há um tipo de maçã que dá a cada mês do ano. è só escolher.
Só uma pergunta, cade o caverito? haha
Adoro esses posts de frutas… vc consegue achar uma mais estranha que a outra. fiquei curiosa quanto ao sabor… será que é mais suculenta, ou essa cor toda é propaganda enganosa, igual a fruta conde (que é linda de aparência, mas dizem que o sabor deixa a desejar)?
Abraços Philipe!!
Ahhh o Oriente! Sempre nos surpreendendo hahahaha
Essa imagem das fatias da maçã no prato, parece salame! =P
A China é realmente um país pitoresco…
Assim disse Bartolomeu Zegna!
Maçã com polpa cor de rosa é bem, doce mas achei bem esponjosa por dentro?????