quarta-feira, dezembro 11, 2024

Assustador: Uma aranha muito estranha

Descubra o que é essa aranha com visual assustador e espante-se com a aranha mais perigosa do mundo

Um bicho com visual assustador.

Nosso mundo é cheio de aranhas. Elas rastejam e rastejam em paredes, dentro de armários e quintais, causando principalmente terror e gritos enquanto tecem suas teias ao nosso redor! Mas mesmo alguém com o pior tipo de aracnofobia não consegue desviar o olhar de algumas das aranhas mais bonitas e legais do mundo. Essa curiosa e por que não dizer, bizarra “aranha com chifres”, especificamente a aranha tecelã de chifres longos, é uma delas.

O que torna as aranhas tecelãs de chifres longos únicas são esses dois chifrões anormalmente longos e ligeiramente curvados crescendo de seu abdômen. Não parece muito com uma aranha.

Linda e assustadora: conheça a aranha de chifres longos da família Macracantha

aranha com chifres: Assutador
Macracantha arcuat e, um membro deslumbrante da família das tecelãs asiáticas, famosa por suas cores vibrantes e espinhos característicos.

A aranha com chifres, cientificamente conhecida como Macracantha arcuate, é um membro da família das tecelãs orbáceas asiáticas. Mais de 2.500 espécies de tecelãs orbáceas são conhecidas por suas teias em forma de roda espiral. Algumas se destacam espetacularmente das demais devido à sua aparência única e incrível exibição de cores. Uma dessas espécies é a tecelã orbácea de chifres longos.

Parecendo uma criatura de um conto de fadas mágico, essas aranhas tecelãs de chifres longos exibem padrões de cores vívidas entre suas superfícies superior e inferior. Elas podem ser amarelas e vermelhas ou brancas e pretas. Mas os dois espinhos longos que lembram antenas que saem de seus abdômens dão a essas aranhas uma aparência assustadora, mas espetacular!
Tem uns animais que são muito estranhos, né?

A aparência marcante do tecelão de chifres longos é marcada por dois espinhos longos que lembram antenas em seu abdômen.
A aparência marcante do tecelão de chifres longos é marcada por dois espinhos longos que lembram antenas em seu abdômen.

Em termos de tamanho, essas aranhas são bem pequenas. O comprimento do corpo da fêmea é em média de 0,8-1,0 polegadas, enquanto os machos são ainda menores. As aranhas tecelãs de chifres longos ganharam seu nome do zoólogo dinamarquês Johan Christian Fabricius, que foi o primeiro a reconhecer essas aranhas como espécies diferentes e distintas em 1793. Elas são nativas da Índia, China, Sudeste Asiático e Bornéu.

Os chifres das tecelãs-orbes são espinhos que saem de seus abdômens.

Existem mais de 2.500 espécies de tecelãs conhecidas por suas teias em formato de roda espiral.
Existem mais de 2.500 espécies de tecelãs conhecidas por suas teias em formato de roda espiral.

Os tecelões de orbe de chifres longos têm abdômens extremamente resistentes, semelhantes a conchas, com três pares de espinhos. No caso das fêmeas, esses espinhos se destacam. São chifres que se projetam para cima, tornando-se ligeiramente curvados um em direção ao outro no topo. Esses chifres são quase três vezes maiores que seus corpos. Os outros dois espinhos são curtos e, em comparação, modestos. Os machos têm espinhos em seus abdômens, mas são menores e menos extravagantes.

Apesar da aparência assustadora, as aranhas com chifres são inofensivas.

O inofensivo tecelão de chifres longos prospera com espinhos defensivos e caça estratégica.
O inofensivo tecelão de chifres longos prospera com espinhos defensivos e caça estratégica.

O encontro pode ser bem assustador se alguém encontrar de perto a aranha com chifres, com dois espinhos longos que parecem uma arma intrusiva. Mas as aparências enganam. Apesar de emitir vibrações fatais, a aranha tecelã de chifres longos é inofensiva e não representa nenhuma ameaça aos humanos.

Ninguém sabe bem o que esses chifres longos fazem, mas cientistas e pesquisadores acreditam que eles podem ser defensivos. Devido aos seus espinhos semelhantes a chifres, predadores como pássaros ou lagartos acham extremamente difícil engolir essas aranhas e, portanto, ficam longe.

Como membros da família das aranhas tecelãs, suas teias são circulares. Mas, diferentemente de outras aranhas, as aranhas com chifres fêmeas não sentam em suas teias para capturar presas. Em vez disso, elas esperam sob as folhas próximas por mosquitos, pequenos insetos, moscas ou mariposas. Dessa forma, elas também permanecem seguras de predadores.

Outras aranhas com “design” muito gump e que vão te impressionar

1tarântula-jóia brasileira, a aranha mais bonita do mundo.

Brazilian jewel tarantula | Animais | animais, aranha, aranha venenosa, curioso, estranho, veneno
Brazilian Jewel Tarantula – a aranha mais linda do mundo. Crédito da imagem: Rogério Bertan/Wikimedia.org

Typhochlaena caledonia , comumente conhecida como a “tarântula joia brasileira”, é frequentemente considerada a aranha mais requintadamente colorida e única do mundo. As tarântulas geralmente têm uma péssima reputação de serem más, perigosas, pretas, marrons e peludas.

Resumindo, é assustador!

Mas quando você vê a bela tarântula-jóia brasileira, o mito se desfaz! Esta aranha-alçapão arbórea vem originalmente das florestas tropicais e pastagens aqui do Brasil. Elas são pequenas, reclusas por natureza, principalmente se escondendo em suas cavernas de teia, no alto das árvores, camufladas ou seladas em suas alçapões que constroem na casca das árvores. Elas têm um brilho lindo e metálico em seus corpos em cores como azuis brilhantes e brancos com pernas felpudas rosa e uma cobertura azul-petróleo e branca. Seus abdômens também são azul-petróleo e azul, sugerindo preto e branco.

2 – É uma aranha? É uma formiga? Conheça a aranha saltadora que imita formigas.

Aranha saltadora imitando formiga – a aranha disfarçada mais legal.
Aranha saltadora imita com impressionante semelhança uma formiga – a aranha disfarçada mais legal.

Myrmarachne formicaria , ou a “aranha saltadora imitadora de formigas”, encontrada em toda a América do Norte, é apenas uma das muitas do gênero Myrmarachne compostas exclusivamente por aranhas saltadoras imitadoras de formigas. Elas evoluíram para serem super longas e magras, e os machos têm quelíceras longas (peças bucais) que lembram formigas operárias carregando cargas. Não apenas fisicamente, mas também há imitação comportamental. Essas aranhas balançam as patas dianteiras para imitar formigas e correm em zigue-zague.

De acordo com pesquisadores, esse fenômeno é puramente defensivo e também é chamado de “mimetismo batesiano”. Imitar formigas é um mecanismo de defesa viral entre artrópodes, especialmente aranhas. Embora os predadores geralmente não sejam equipados com defesas químicas, as aranhas estão sempre por conta própria! Por outro lado, as formigas são defensoras agressivas, equipadas com uma picada desagradável e mandíbulas cortantes. Elas também podem usar feromônios para convocar outras formigas para ajudar! Os predadores geralmente evitam formigas por causa disso. Se uma aranha pode se parecer e se comportar como uma formiga, predadores como vespas, pássaros ou aranhas maiores geralmente as deixam em paz!

3- Uma sparklemuffin! Esta aranha parece tão fofa quanto seu nome.

Abdômen de Sparklemuffins adornado com listras vermelhas e azuis vibrantes, criando um impressionante padrão azul-avermelhado.
Abdômen de Sparklemuffins adornado com listras vermelhas e azuis vibrantes, criando um impressionante padrão azul-avermelhado.

A aranha sparklemuffin, cientificamente conhecida como Maratus jactatus , é uma nova espécie na família das aranhas-pavão. Foi descoberta em Queensland, Austrália, por uma estudante de pós-graduação, Madeline Girard, que a nomeou por causa de sua aparência brilhante, brilhante e adorável. Ela faz uma dancinha engraçada levantando o abdômen.

https://youtu.be/ChlnCTSj294?si=z03XODXpdGy9q9jm

As espécies masculinas são coloridas e conhecidas por sua dança de acasalamento, como outras aranhas-pavão. O abdômen das sparklemuffins tem listras vermelhas e azuis brilhantes e listras azul-avermelhadas. Elas são minúsculas, com menos de um quarto de polegada, com seis a oito olhos, poderosos o suficiente para ver as cores brilhantes das espécies masculinas em detalhes requintados à distância. As sparklemuffins são excelentes saltadoras, com saltos quase 20 vezes maiores que seus corpos. Curiosamente, essas aranhas não tecem teias.

Essas aranhas de cores brilhantes usam sua boa aparência para atrair fêmeas e exibir suas habilidades de dança. Quando seus esforços de cortejo falham, as fêmeas geralmente mostram seu desinteresse levantando o abdômen e às vezes comendo o macho.

4- A aranha-espelho

Sem duvidas é uma das aranhas mais estranhas que existem no mundo.

O padrão decorativo desta aranha pode parecer uma pista morta para predadores. Mas para aqueles que querem se banquetear com o aracnídeo, uma espécie do gênero Thwaitesia, a caça pode resultar em confusão e fracasso. “Como uma bola de discoteca com muitos espelhos diferentes”, manchas reflexivas no abdômen desta aranha provavelmente “dispersam a luz e dificultam que os predadores a vejam”, diz Robert Whyte , pesquisador honorário em aracnologia no Museu de Queensland , que atualmente é coautor de um guia de campo para aranhas australianas.

As espécies de Thwaitesia são coloquialmente chamadas de “aranhas-espelho” ou “aranhas-de-lantejoulas”, embora várias outras famílias de aranhas incluam membros com marcações abdominais prateadas ou brancas semelhantes. Com base no que os cientistas sabem sobre alguns de seus primos mais bem estudados, as manchas brilhantes desta aranha são provavelmente depósitos cristalinos compostos de guanina, um resíduo produzido por células intestinais chamadas guanócitos, de acordo com o biólogo aposentado Ron Atkinson, que mantém o Guia Find-a-Spider para as aranhas do sul de Queensland . Essas células estão localizadas logo abaixo da “pele” transparente, ou cutícula, do abdômen da aranha.

5- A aranha carangueijo cocô de passarinho

3162240803 be5e8b4e2d tm | Animais | animais, aranha, aranha venenosa, curioso, estranho, veneno

Sim, esse bicho evoluiu para parecer com um cocô.
Esta aranha tem uma das camuflagens mais eficazes de todos os animais; seu corpo é coberto de bolhas e verrugas que lhe dão a aparência de um pedaço fresco de excremento de pássaro; ela frequentemente produz um pequeno fio de seda branca e senta-se sobre ele de modo que parece as manchas brancas causadas por excrementos de pássaros caindo sobre as folhas. E como se isso não fosse incrível o suficiente, ela também fede a cocô. Esta camuflagem tem uma função dupla; torna a aranha uma presa pouco apetitosa para a maioria dos animais (especialmente os próprios pássaros), e serve como uma isca para os pequenos insetos amantes de excrementos que são as presas favoritas da aranha. Essas aranhas são encontradas na Ásia, da Indonésia ao Japão.

6- A assustadora Aranha Assassina

259805578 032e294187 o tm | Animais | animais, aranha, aranha venenosa, curioso, estranho, veneno

Fama é tudo, né mermão? Encontrados em Madagascar e em partes da África e Austrália, esses predadores bizarros têm pescoços longos projetados para suportar o peso de suas enormes mandíbulas, e se alimentam quase exclusivamente de outras aranhas, daí seu nome. Apesar de sua aparência e nome assustadores, eles são completamente inofensivos aos humanos. Uma nota interessante é que essas aranhas são sobreviventes da era dos dinossauros! Talvez seja por isso que elas parecem tão alienígenas hoje em dia?

7- A tarântula azul metálica ornamental de safira de Gooty

Primeiramente classificada em 1899 como Poecilotheria metallica após ter sido descoberta no pátio ferroviário de Gooty, no centro-sul da Índia, esta tarântula praticamente desapareceu por 102 anos. Redescoberto em 2001 em uma pequena área florestal de 100 km² (39 milhas quadradas) nos distritos de Kadapah e Chittoor, em Andhra Padesh, na Índia, ele rapidamente se tornou um animal de estimação valioso para os entusiastas de tarântulas. O que é lamentável e afortunado para esta linda aranha. A floresta de Andhra Padesh está se degradando rapidamente devido à exploração madeireira e invasão humana, colocando a Gooty Sapphire na lista de espécies “criticamente ameaçadas”. O que foi pior, nos anos após sua redescoberta, caçadores furtivos capturaram essas tarântulas para vender. Agora é ilegal tirar Gooty Sapphires de seu habitat natural, mas é legal comprar aranhas domesticadas e criá-las. A sua popularidade na Europa e nos EUA pode dar à espécie uma nova esperança.

Na natureza, as safiras gooty constroem teias de funil nos buracos das árvores e esperam para emboscar qualquer inseto que se aproxime. Elas então mordem suas presas com suas presas venenosas enormes. O que significa que apenas entusiastas experientes de tarântulas devem ter uma safira gooty como animal de estimação. Elas são agressivas e muito rápidas. Embora seu veneno normalmente não seja mortal para humanos, sua mordida é dolorosa e dará a um humano dores de cabeça e aumento da frequência cardíaca por até uma semana.

Os ricos tons de azul e amarelo da Safira Gooty não se originam tanto da coloração real, mas de pequenas nanoestruturas nos pelos da tarântula que se dobram e refletem a luz azul e amarela. Isso significa que a Safira Gooty aparecerá com uma cor diferente dependendo do ângulo em que for vista, uma característica conhecida como iridescência. Pavões e libélulas também têm essa característica.

8- A aranha cara-de-gato

Outra tecelã de orbes, Araneus gemmoides, foi apelidada de aranha com cara de gato por causa do par de chifres em seu abdômen que se parecem com as orelhas de um gatinho. Posteriormente aos chifres, há covinhas semelhantes a olhos com estrias em ambos os lados, semelhantes às bochechas listradas de um Tabby. Para completar a imagem, o abdômen é coberto por minúsculos pelos finos. Araneus gemmoides vem em várias cores, variando de um amarelo claro a um marrom acinzentado escuro.

A aranha com cara de gato é bastante comum no oeste dos Estados Unidos, sua casa se estende do Alasca à Califórnia e até o leste do Colorado. Ambos os sexos têm traseiros bulbosos, mas o da fêmea fica ainda mais bulboso depois que ela acasala com (e come) seu amante. Antes da geada do inverno, a mãe morre, deixando um saco de ovos substancial abarrotado de mordedores de tornozelo literais. Na primavera, os bebês de oito patas comem uns aos outros antes de içarem fios de seda para pegar uma brisa e levá-los para outro lugar. O veneno de Araneus gemmoides não é perigoso para um humano, nem suas presas podem perfurar a pele. Mas essas presas podem dar uma beliscada forte nas costas da sua mão.

9- A caranguejeira floral do Brasil

Epicadus heterogaster é um membro da família das aranhas-caranguejo, assim chamadas porque suas patas dianteiras são mais longas e arqueadas para frente em vez de para baixo, dando a elas uma aparência de caranguejo. Elas também podem “andar de caranguejo” para os lados e para trás. As aranhas-caranguejo não tecem teias, mas esperam até que os insetos cheguem perto o suficiente para emboscar.

Epicadus heterogaster faz isso de duas maneiras. O menor juvenil se camufla pousando em flores que combinam com sua coloração – seja branca, amarela ou roxa. Ela também tem uma protuberância abdominal que pode ser confundida com pétalas de flores. Até mesmo seus movimentos lentos e bruscos parecem mais com folhagens balançando na brisa.

Um adulto também pode atrair insetos com uma cor corporal que reflete luz UV. Cientistas descobriram isso quando aplicaram protetor solar nas costas de uma fêmea e observaram insetos ignorá-lo. Esses animais não têm certeza do porquê a luz UV reflexiva atrai insetos polinizadores, mas é possível que a luz imite os padrões de cor UV de uma flor ou pontos brilhantes naturais.

10-Aranha errante brasileira—Phoneutria fera

A aranha mais perigosa do mundo ( éééééé do Brasiiiiiil!)

Phoneutria Fera | Animais | animais, aranha, aranha venenosa, curioso, estranho, veneno

Embora a quase totalidade das aranhas desta lista não sejam perigosas, a aranha mais temida no mundo é a aranha-errante brasileira.  Ela também tem o apelido de aranha bananeira. Elas são diferentes da maioria das aranhas porque caçam suas presas em vez de armar uma armadilha usando teias , e suas presas às vezes incluem humanos. É verdade que ela não morde humanos para comê-los, mas provavelmente poderia se quisesse. Elas gostam de se esconder dentro de cachos de bananas, onde aguardam um animal de presa que passa… ou um humano que tenta colher algumas bananas.

São muito agressivas e venenosas, com o veneno que produzem a apresentar um componente neurotóxico tão potente que 0,006 mg injetados por via intravenosa são suficientes para matar um rato com 200 g de peso.

A espécie é considerada como a aranha mais venenosa do mundo, constando como tal no Livro Guinness dos Recordes, especialmente pela potência da ação do seu veneno neurotóxico. No Brasil é a segunda aranha que provoca mais acidentes, só superada pela aranha-marrom, mas, ao contrário das espécies de Loxosceles, esta espécie é extremadamente agressiva, pelo que não é recomendável permitir a sua reprodução em cativeiro.

Se ocorrer uma picada, a morte ocorrerá em menos de uma hora se não for tratada. Felizmente, elas não costumam envenenar suas picadas com pessoas, preferindo guardá-las para suas presas reais. Existem alguns efeitos colaterais incomuns das picadas de aranhas errantes brasileiras, além de taquicardia, náusea, visão turva, hipotermia e morte; os caras podem ter uma ereção dolorosa, que durará horas. Vai ser como tomar uma caixa de viagra inteira, mermão você vai se sentir Dom Pedro I (tu sabia que o pinto dele praticamente não baixava, né?).

Assim, se o constrangimento não te matar, não tratar a picada certamente o fará, então se você encontrar uma dessas aranhas espreitando em algumas bananas, evite-a a todo custo. É assustador ou não é?

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Artista, escritor, formado em Psicologia e interessado em assuntos estranhos e curiosos.

Artigos similares

Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

A arte de Coby Withmore

os melhores jogos dos anos 80

Os melhores jogos dos anos 80

As 7 Maravilhas do Mundo Moderno

A arte de John Gannam

Darwin Awards: Xamã alega que seus poderes o protegem de ser comido por crocodilos....

Foi dar uma de poderosão e levou ferro. O video é chocante e revela o quanto crendices podem ser prejudiciais à saúde humana.

Miostatina: Descubra o touro mais forte do mundo

Como a ausência de uma proteína chamada miostatina pode tornar um boi num verdadeiro fisiculturista com músculos que lembram o Hulk?

Os dez cachorros mais inteligentes e os mais burros

Os dez cachorros mais inteligentes e os mais burros. Seu cachorro é burro ou é inteligente? Descubra a melhor raça de cachorro.

O dia que um cavalo passou voando no céu da Itália

Um cavalo passou voando no céu. O que pode ser esse intrigante fenômeno, que encontra ressonância em imagens do passado?