terça-feira, janeiro 21, 2025

Bizarra nuvem cai do céu

Veja que estranho esse video de uma “nuvem” que parece cair do céu. O árabe foi corajoso de ir lá fuçar naquilo. Eu ia ficar meio bolado. Em alguns momentos não parece bem uma nuvem… Parece algodão doce. Mas o que poderia causar isso? Será um fenômeno natural? Será que essa coisa pode ser cabelos de anjo ou um cluster daquela estranha criatura que supostamente poderia habitar as camadas superiores da atmosfera? 

Não sei o que é, mas acho que não é a nuvem. Isso parece denso demais para ser vapor de água. Olha aí:

Também me lembrei daquele post das coisas mais estranhas que caíram do céu. Na lista tem umas nuvens estranhas.

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. Provavelmente é só uma espuma de sabão que saiu de algum rio poluído, igual ao rio Tietê aqui em SP. Uma corrente de vento ascendente pegou a espuma e ficou parecendo uma nuvem.

  2. Lembrei do episódio do Mythbusters onde eles tavam procurando coisas legais pra se fazer no fundo do quintal, tipo o vídeo do Mentos+Coca-Cola, e tinha um negócio de borbulhar gás hélio num balde com sabão, vai formando uma “cobra” de bolhas, parecida com isso. Ou, sei lá, fungos? Tem uns que formam umas malhas finas parecidas com algodão doce, vai que o negócio foi acumulando num aglomerado de cogumelos até estar grande o bastante pra uma rajada de vento levar o negócio. É isso ou algum dos ursinhos carinhosos esqueceu de puxar o freio de mão.

    • Nesta foto podemos ver claramente o meu ponto de vista. A coisa do video não é espuma úmida como esta aqui da foto de Pirapora. A espuma úmida se quebra em flocos. Essa lá se filamenta.

      • Entendi, voce está certo, não reparei muito no toque na grade.

        Mas como outra sugestão, outras duas coisas:

        1) pode ser uma concentração de (quase) pó de algodão (bem fino) que se aglomerou e desprendeu do teto de alguma indústria textil da região.

        2) Ou então poderia ser uma mega-concentração (bem rara) de maná (seiva do Tamarix Gallica) que saiu voando ?…

    • Isso não é espuma. A espuma é um conglomerado de bolhas e depende de um meio de viscosidade para aprisionar o ar ou outro gás. Quando um bloco de espuma é dividido, ele se fragmenta em pedaços diversos, de modo bem diferente do que esta coisa quando atinge a grade. A espuma produz divisão em flocos, ela nunca filamenta. Quando ele se separa, podemos ver longos filamentos se separando. Seja isso o que for, não é uma espuma, mas algo como um novelo. Fiquei pensando se não poderia ser algum tipo raro de teia de aranha.

  3. Parece mesmo alguma coisa química, que forma flocos, mas pode se dividir, passando pela cerca. Até pode ser antigo o vídeo, mas ninguém pensou em algum tipo de “viral”?

  4. me pareceu aquele treco que tem dentro dos edredons e alguns travesseiros…mas o cara no fim enfiou a mão dentro dele…pensei ter saido de algum avião, tipo usado para embalar alguma coisa delicada, sei lá…

  5. Com certeza absoluta não é espuma “umida”, para que uma espuma se mantenha é necessário um controle da tesão superficial do liquido muito alto para manter os canais de Plateau (canal liquido que apriosonam o ar formando as bolhas). Percebe-se quando ele coloca a mão que ele desloca um volume o qual tende a voltar na posição inicial. Em espumas se fizer isso você irá romper estes canais extinguindo a espuma. Outra coisa parece pela a imagem que o sol é bem intenso, sendo assim rapidamente o material liquido destes canais seriam evaporados extinguindo a “espuma”. Para mim pode ser algum tipo de espuma (oberva-se que entendo por espuma qualquer material proveniente de tipo de gás preso dentro de “bolsas”). O que poderia gerar tal estabilidade talvez seria alguma “espuma” proveniente de uma materíal polimérico de alto peso molecular. Para a fabricação de um polietileno por exemplo é inciado o processo através de um gás (mero), ligam-se estas moléculas para tornar o material solido. Talvez em algum momento de algum tipo de produção de uma material com esta característca houve um vazamento. Geralmente estas reações são relizadas em meio inerte (He; Ar..etc) o que explicaria a baixa densidade do material podendo ser levada pelo o vento.

  6. realmente é um video antigo. eu vi muito tempo atras. na epoca fiz uma pequena pesquisa e muitas pessoas disseram q se travava de particulas muito acumuladas dos chemtrails. aviões sem identificaçao q estao jogando nuvens extensas,muitas vezes atingindo quilometros de distancias nos ceus do mundo todo(menos em poucos países como correia do norte,china e outros poucos). quando essa nuvem se trasnforma em fumaça,a tendencia é virar uma especie de nevoa.isso confunde ainda muitas pessoas.mas é só prestar atençao q vcs verao a diferença.bom,quando ela se assenta no solo ,ela contamina tudo em sua volta. agua,raiz e as pessoas tambem. e quando ela se mistura a chuva é ainda mais perigoso.pessoas a mundo a fora ja mostraram um problema no qual um fio parecido com fio de nylon aparece saindo da pele..nariz e cabelo das pessoas. isso vem dessas nuvens. no video parece uma especie de acumulo desse tipo de fio estranho. essa substancia estranha(esse fio)tenta se misturar ao corpo humano.estao nos atacando e ninguem faz e nem diz nada.

  7. Olá Philipe, isso esta me parecendo ser aerogel de sílica; segundo a Wikipédia : O Aerogel é um material sólido poroso extremamente leve derivado de um gel, cuja parte líquida foi substituída por um gás. O resultado desse processo é um bloco sólido com densidade extremamente baixa e várias outras propriedades notáveis, como excelente eficiência enquanto isolante térmico e elétrico. Devido a suas características físicas (baixa densidade, transparência e difusão da luz) esse material já foi apelidado de fumaça sólida. A indústria aero espacial o utiliza muito.

    Obrigado e parabéns.

  8. Também achei nada a ver com espuma. Já estive em Pirapora do Bom Jesus e vi aquela espuma nojenta e fedida que verte do rio que corta a cidade, é muito diferente da coisa no vídeo. No vídeo parece gasoso mesmo, sei lá, como Phillipe disse, puxa uns fios essa parada. Mas é estranho que logo em seguida os pedaços pequenos parecem desaparecer.

  9. Quando eu tinha uns dez anos de idade fiz uma visita à indústria química Rhodia, em Santo André – SP, onde demonstravam uma espuma sintética utilizada para extinção de incêndio de grandes dimensões e também para diminuir o atrito de aeronaves que precisavam realizar o pouso de emergência “de barriga”, quando não conseguem utilizar o trem de pouso.

    Lembro que a espuma tinha bolhas muito pequenas, e voava facilmente quando lançado no vento, e não parecia com a espuma tradicional, pois não se desfazia com facilidade e tinha a textura semelhante à do vídeo, a diferença é que a espuma que eles criaram continha corante, então tinha nuvens azuis, rosas, amarelas, verdes…

    Também lembro que eu e as outras crianças nos divertíamos muito com verdadeiras piscinas que ficaram no pátio da indústria.

    • Chutei também essa constituição: algodão doce. Se for, o cara que estava fazendo a parada, foi surpreendido pelo vento e lá se foi o doce voando… xD \õ
      Pela maneira como a ‘nuvem’ se move pelos ares, quando caí no chão e se ‘desmancha’ em filamentos, ou ainda, quando o árabe toca nela, lembra algodão doce (embora não aparente que ele tenha ficado com partes do doce em sua mão, mesmo depois de ter mexido tanto na ‘nuvem’). :v
      Bom, talvez seja teia de aranha como David comentou mais acima. ‘-‘

  10. Deve ser pelo de tecido, onde trabalho tem de monte e passa o dia voando,um pelo bem fino quando você pega nela se desfaz a diferença é que o daqui é preto.

  11. É alguma coisa resultante de reação química. Ou um tipo raro de espuma! Teia de aranha, com certeza, não é, pois daria pra ver vários fiapos e grudaria na grade!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

O cemitério do Everest

O Everest ergue-se imponente acima da cadeia de montanhas do Himalaia, elevando-se a 8.850 metros. O silêncio só é cortado pelo rufar dos fortes ventos que atingem a montanha. Impávida, a enorme rocha é...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Luzes que perseguem: O que são essas estranhas esferas de luz?

Meu avô que já tinha visto um caixão levitando sobre uma porteira, dado carona a dois fantasmas e sido perseguido por um cachorro do tamanho de um boi que ele achou ser um lobisomem não estava preparado para ver uma bola de fogo que continuava a queimar debaixo d´água e saiu correndo, junto com o sentinela. A história dele que termina bruscamente sem um final, sempre me deixou intrigado. Como pode alguém diante de uma coisa dessas fugir sem esperar para "ver no que vai dar?"