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O estranho recorde mundial de pessoas com cuecas na cabeça

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Tem uns recordes estranhos, né? Esse aqui é um dos mais esquisitos que eu já vi.
O Museu da Cidade em St. Louis, Missouri, queria comemorar o “Dia 314” de uma forma especial este ano.

Em sinal de respeito ao código de área 314, o museu realizou um evento estranho e decidiu bater mais um Recorde Mundial do Guinness.

O museu, conhecido como “um playground extraordinário criado por artistas”, pretendia atrair 314 pessoas para se reunirem e colocarem roupas íntimas na cabeça por um minuto, disse Kathy Enrique, diretora de vendas e marketing do museu, à Fox News Digital.

Antes desta tentativa, o museu já detinha outros quatro recordes mundiais do Guinness: o maior lápis do mundo, o maior balanço do mundo, a maior raquete de tênis do mundo e o homem mais alto do mundo.

“O Museu da Cidade também anuncia que possui o maior par de roupas íntimas do mundo, que fica famoso no nosso Beatnik Bob’s Café”, acrescentou ela, observando de onde veio a inspiração para esta nova tentativa de recorde mundial.


Assim, o museu estabeleceu oficialmente outro Recorde Mundial do Guinness por sediar o maior encontro do mundo de pessoas vestindo roupas íntimas na cabeça, com 355 pessoas participando do evento único.

Instalado em uma antiga fábrica de calçados, o Museu de St. Louis encontra maneiras de envolver a comunidade por meio de eventos durante todo o ano, como City Nights, Festival  que rola em Julho, Festival Internacional de Cerveja Artesanal, Fear at the Museum e muito mais.

Maluco de Manchester resolveu dizer que ele é Deus e já tem um monte de seguidores

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É impressionante como basta qualquer um dizer que ele é uma divindade que logo surge UM MONTE de gente seguindo o cara. A bola da vez é esse carinha aqui, que não satisfeito em dizer que é um Jesus, como Inri Cristo e seus similares, ele diz que ele é ninguém menos que DEUS, o Alfa e o ômega, o maioral do universo!

“Eu sou Deus”

Ele é um inglês chamado James (por algum motivo seu sobrenome não é citado na mídia), morador de Manchester, e diz que desde a infância acredita que é Deus enviado à Terra. James trabalha como jardineiro comum, mas depois do trabalho dá sermões para um grupo de seus seguidores. Eles realmente acreditam nele e o chamam de “a divindade absoluta”. James interage com as pessoas durante as aulas de ginástica e depois nas reuniões, conversando com elas sobre vários assuntos.

“Eu realmente sou Deus e estou aqui para trazer paz a esta terra com você”

O maioral com seus segidores
O maioral com seus segidores

James apareceu recentemente em um podcast de vídeo do jornalista local Darryl Morris, que também é seguidor de James há quatro anos e acredita piamente em sua essência divina.

“Estou muito grato por ele estar aqui porque sei que ele vai mudar tudo. Tantas pessoas estão procurando respostas… e aqui está ele”, diz Jake, outro fã de James.

Jake chama os sermões de James de “elétricos” e descreve como cada vez que o ouve, sua alma parece estar “em chamas”. Algumas pessoas até desenham retratos de James para que possam orar por ele.

Uma mulher chamada Bernadette admite que ficou emocionada quando conheceu o charmoso James, de cabelos loiros e olhos azuis:  “Lembro-me do segundo em que conheci James. Às vezes acho que foi bom não ter visto o rosto dele naquele momento, porque talvez eu simplesmente tivesse desmaiado.” Bernadette diz que conheceu ele pela primeira vez durante um momento difícil de sua vida e que percebeu que algo especificamente a levou a ele porque ele é Deus. Ela está convicta de que James “a salvou absolutamente 100%”.

James não está sozinho em sua vida pessoal e mora com uma mulher chamada Anne. Ela fala com calma sobre como é normal para ela conviver com Deus:

“Pode ser interessante para outras pessoas, mas não para mim. A Missão é a Missão. Ele está aqui pela paz na terra.”

Durante as filmagens do podcast, Morris perguntou a James se ele deliberadamente deixou seu cabelo crescer para se parecer mais com imagens clássicas de Deus (aparentemente estamos falando mais sobre Jesus). James, nem um pouco envergonhado, disse que não era assim.

Eu estou confuso, já que Deus é Jardineiro, mas fomos ensinados que “O Jardineiro é Jesus, mas as árveres samos nóis”.  kkkk

É impressionante a quantidade de gente trouxa nesse mundo. Falando nisso, recomendo o documentário sobre a seita dos Raelianos no Netflix. Outro show de picaretagem nivel Jedi!

 fonte

Imagina só: Um isqueiro mais caro que uma Ferrari

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Pensa em como deve ser rico um cara para gastar mais dinheiro num isqueiro de acender cigarro do que o necessário para comprar uma Ferrari zero Km.  Como será esse objeto de tão alto valor agregado? Vejamos:

Feito com 400 gramas de ouro maciço e decorado com 152 safiras, o Louis XIII Fleur de Parme é reconhecido como o isqueiro de charutos mais caro do mundo.

A marca de luxo francesa ST Dupont começou a trabalhar no isqueiro Louis XIII Fleur de Parme a pedido especial de Steven Hung, um bilionário de Hong Kong apaixonado pela história francesa. O cliente tinha requisitos muito específicos que deixaram claro para a Dupont que esse projeto só poderia ser realizado por um designer especial com um conhecimento profundo da cultura e história francesas. Entra a Princesa Tania de Bourbon Parme, uma descendente direta de Louis XIII, mas também uma designer renomada, que passou seis meses trabalhando com uma equipe de 80 artesãos para produzir uma peça de arte única, digna do título de “isqueiro de charuto mais caro do mundo”.

Inspirado no estilo renascentista/barroco da era do rei Luís XIII, o isqueiro LOUIS XIII Fleur de Parme exclusivo é projetado como uma coroa de ouro real sobre uma base decorativa. É feito de 400 gramas de ouro maciço e decorado com 152 safiras totalizando 41 quilates.

Revelado em 2013, o LOUIS XIII Fleur de Parme foi logo reconhecido pelo Guinness Book of Records como o isqueiro de charuto mais caro do mundo, cobrando um preço exorbitante de US$ 500.000 de seu comprador. Mais de uma década depois, ele ainda é, de longe, o isqueiro de charuto mais caro do mundo.

O LOUIS XIII Fleur de Parme se mostrou tão popular entre os colecionadores de produtos de luxo que a ST Dupont fez pelo menos 31 réplicas menores que teriam sido vendidas por US$ 15.900 cada.

Tudo isso para ingerir fumaça cancerígena.  Parabéns aos envolvidos.

Bela casa ecológica integrada à natureza

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Muito legal o projeto dessa casa. O projeto da Casa MP_II, desenvolvido pelo estúdio de arquitetura Kruk Architekci, foi implementado em 2023 numa área natural de Varsóvia, na Polônia. O principal objetivo do projeto foi criar uma casa compacta, organicamente integrada com a paisagem envolvente.

A Casa MP_II demonstra design moderno sustentável, harmonia com a natureza e o potencial da arquitetura residencial para criar o retiro perfeito para um fim de semana no campo. O conceito de design também respeita o contexto natural do local e minimiza o impacto ambiental, ao mesmo tempo que proporciona um espaço confortável e esteticamente agradável. O projeto utiliza materiais ecológicos e princípios de design com eficiência energética.

O edifício térreo de 280 metros quadrados é cercado por árvores altas, criando um enclave seguro para os moradores. As fachadas do edifício, revestidas com revestimento de madeira carbonizada, integram-se organicamente ao ambiente externo. O tom terroso natural do edifício permite que a arquitetura e o ambiente sejam combinados em uma composição coesa.

A forma em L da casa permite separar claramente as áreas funcionais – diurnas e privadas. A mesma forma em L é repetida pela janela do sótão na cobertura, que é uma fonte adicional de luz natural. O amplo beiral da cobertura estende-se muito além do volume do edifício, protegendo um amplo terraço e um deck de madeira localizado em todo o perímetro. A cobertura, sustentada por colunas de madeira, torna a estrutura dessa casa  leve e elegante, permitindo a sua integração total com a paisagem envolvente.

Uma característica distinta do projeto são as grandes portas de vidro deslizantes que confundem os limites entre o espaço interior e exterior, combinando-os num todo. O terraço, situado sob a cornija estendida, é uma continuação externa do espaço público, ampliando visualmente o interior.

O programa interno da casa inclui quatro suítes, sendo uma master com banheiro próprio, área social em open space que é a tara de 9 em cada dez pessoas que vê os Irmãos à obra,  combina sala de estar, jantar e cozinha, além de escritório e garagem dupla. Boas referências para ideias. Faltou uma rede de qualidade nessa varanda e claro, a churrasqueira.  A ideia da claraboia central é ótima. Pra guardar no coração.


O fantasma sedento do Himalaia

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Não sei se você já ouviu falar do fantasma sedento do Himalaia.

O Himalaia você sabe, né? É bem dali de onde vem o sal rosa-gourmet que você paga caro no mercado. Trata-se de uma cordilheira, chamada a Cordilheira do Himalaia. Essa é uma das formações geológicas mais impressionantes e icônicas do planeta, localizada no continente asiático. Ela se estende por cerca de 2.400 quilômetros através de cinco países: Índia, Nepal, Butão, China e Paquistão. O Himalaia é conhecido por abrigar as montanhas mais altas do mundo, incluindo o Monte Everest, que, com seus 8.848 metros de altitude, é o ponto mais elevado da Terra.

Formada há cerca de 50 milhões de anos devido à colisão entre as placas tectônicas da Índia e da Eurásia, a cordilheira do Himalaia continua a se elevar lentamente a cada ano, como resultado dessa mesma atividade tectônica. Além do Everest, o Himalaia possui várias outras montanhas que ultrapassam os 8.000 metros de altitude, conhecidas como “os oito mil”, entre elas o K2, o Kanchenjunga e o Lhotse.

A região do Himalaia é também de grande importância cultural e religiosa, sendo considerada sagrada por várias religiões, incluindo o hinduísmo e o budismo. Além disso, o Himalaia é o lar de uma biodiversidade única, com uma vasta gama de ecossistemas que vão desde florestas tropicais nas regiões mais baixas até geleiras e tundras nas áreas mais elevadas.

O fantasma sedento

Um pequeno santuário ao longo dos traiçoeiros Gata Loops, na região montanhosa de Ladakh, na Índia, tornou-se famoso pelo grande número de garrafas plásticas deixadas como oferendas a um espírito conhecido como Fantasma dos Gata Loops.

Ciclistas e motociclistas que atravessam os Gata Loops como parte de seus passeios Trans-Himalaia são frequentemente confundidos por uma grande pilha de garrafas plásticas ao redor do que parece ser um santuário improvisado. Alguns confundem isso com simples poluição, uma consequência do aumento da popularidade da região entre os entusiastas do turismo de aventura, mas a explicação para essa visão bizarra no meio do nada é muito mais intrigante. Muitos dos que tentam cruzar os Gata Loops deixam garrafas de água no santuário como oferendas ao Fantasma dos Gata Loops, a alma errante de um homem pobre que morreu aqui décadas atrás devido à sede e ao frio extremo. Algumas pessoas acreditam que passar sem deixar uma garrafa de água perturbará o fantasma e lhes trará azar em sua árdua jornada.

A história de Ghost Of The Gata Loops pode ser rastreada até 1999, quando um caminhão e seu ajudante ficaram presos ao longo da trilha traiçoeira depois que seu caminhão quebrou na trilha 19. Com a queda de neve ameaçando isolá-los completamente, o motorista decidiu tentar chegar ao assentamento mais próximo e retornar com ajuda enquanto o ajudante permaneceu para trás para proteger o caminhão e sua carga. Infelizmente, a tempestade de neve piorou e, quando o motorista retornou três dias depois, o ajudante havia sucumbido ao frio e à falta de comida e água. O homem foi enterrado na lateral da estrada de cascalho, mas então os viajantes começaram a relatar avistamentos estranhos por ali.

Nos anos seguintes à morte do pobre homem, viajantes que passavam pelos Gata Loops começaram a espalhar histórias sobre um homem implorando por água apenas para desaparecer no ar quando as pessoas se aproximavam dele. Preocupados que a área fosse assombrada pelo fantasma do caminhoneiro morto, os moradores construíram um santuário em sua homenagem e tentaram apaziguar o espírito inquieto trazendo-lhe uma garrafa de água como oferenda. Logo, todos que passavam pelo Ghost Temple e aprendiam sua história começaram a deixar garrafas de água lá para garantir que não sofressem infortúnios em sua jornada. Olha no que deu:

Hoje em dia, aqueles que conhecem o Ghost Of The Gata Loops e planejam passar por seu modesto santuário, não deixam de levar uma garrafa de água extra para deixar como oferenda ao espírito sedento.

A lenda do Ghost Of The Gata Loops e seu modesto santuário cercado por uma pequena montanha de garrafas de água é conhecida entre aventureiros há anos, mas só recentemente se tornou viral nas redes sociais graças a um vídeo compartilhado por Akarsh Sharma, um ciclista que empreendeu uma jornada de um mês de Jaipur a Ladakh. Nele, o ciclista explica a presença de uma montanha de garrafas plásticas no meio do nada e também despeja um pouco de água em homenagem ao fantasma, em vez de deixar uma garrafa própria.
Há cada vez mais lixo lá, graças ao fantasma, condenado a passar a eternidade implorando para beber água. 

Estou voltando

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Estou voltando ao leme do Mundo Gump depois de umas férias forçadas causadas por uma cirurgia para explodir pedras nos rins que foi pior do que eu e o médico esperávamos porque as pedras eram grandes e muito duras. Ainda estou com dois cateteres dentro de mim, e retornarei para o hospital para retirar em breve.

Passei aperto, mermão. Uma semana urinando sangue e sentindo dores bem desagradáveis.

Por conta disso, não teve post nesses dias, porque eu não gosto de escrever post do celular, que por sinal está uma desgraça só. Depois de uma atualização, “muito estranhamente” meu Moto G começou a dar cliques malucos pela tela, abrir apps sozinho, e parar de funcionar o touch de forma randômica, me obrigando a apagar e acender a tela para ele voltar. Ele também adquiriu uma estranha mania de não ligar. Só liga quando quer. Normalmente fica congelado numa tela azul de abertura e não muda. Tentei o hard reset e nem assim. O estranho mesmo é que estava funcionando per-fei-ta-men-te antes dessa misteriosa atualização.  Ah, e a bateria que antes durava, agora não dura nada. Magicamente.  Num dia tava boa, no outro tava ruim.
Obra do acaso? Será?
Não sei. Talvez seja, não vou acusar a empresa pq não quero processinho, ainda mais agora que meu advogado mora nos EUA e eu teria que pagar ele em dólar, hahaha.

Nesse tempo que fiquei off, aproveitei para maratonar “La casa de Papel”, que gostei bastante.

Não sei se eu contei aqui que meu ciclo tendo um estudio-atelier acabou também. Depois de uma arvore cair no estúdio, a proprietária me pediu o imóvel, para fazer obras e alocar um parente dela que está passando um momento difícil de saúde. Bem justo, já que eu estava indo pouco lá, uma vez que uma alergia me fez abandonar as peças de resina de poliéster, e aquela tinta automotiva cancerígena.

Tive que fazer uma mudança de lá às pressas, que acabou ficando agarrada pelo meio porque coincidiu com a data da minha cirurgia. Tudo ao mesmo tempo.
Então a Obscura Studios acabou. Game over. Joguei tanta coisa fora que você não acreditaria se visse.
Acabou o estudio mas eu tô vivo. Pretendo ainda continuar fazendo modelagens 3d para alguns clientes (enquanto as IAs não me tirarem esse último ganha-pão, o que deve acontecer em breve).

Já estou me preparando para ser um mendigo 2.0.
Bem, é isso, esse é apenas um post para avisar que meu descanso está chegando ao fim.

Beba água!

A impressionante história da superpopulação de coelhos na Austrália

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A chegada dos colonos britânicos à Austrália trouxe consigo muitos elementos da cultura e da vida europeias, entre eles, os coelhos. Antes de 1788, não havia um único coelho no continente australiano. No entanto, os ingleses, habituados a criar coelhos para consumo de carne, trouxeram esses animais para a Austrália. O que começou como uma prática agrícola comum rapidamente se transformou em um dos maiores problemas ambientais da história do país. Foi uma cagada sem precedentes!

A Introdução dos Coelhos

Em 1788, os primeiros coelhos chegaram à Austrália junto com os colonos britânicos. Inicialmente criados em fazendas, esses animais não representavam uma ameaça significativa. No entanto, em 1859, um colono chamado Thomas Austin decidiu soltar 24 coelhos na natureza. Austin, um ávido caçador, desejava criar uma população de coelhos selvagens para seu passatempo. O que ele não previa era a impressionante capacidade reprodutiva desses animais.

 A Proliferação dos Coelhos

A área do continente australiano é de cerca de 7,6 milhões de quilômetros quadrados, proporcionando um vasto território para a proliferação dos coelhos. Cada fêmea de coelho pode dar à luz até 7 crias e repetir essa gestação até 8 vezes por ano, resultando em aproximadamente 56 coelhos por fêmea anualmente. Essas crias, por sua vez, começam a se reproduzir após cerca de 6 meses de vida.

A população desses animais começou a crescer de forma vertiginosa, geometricamente.

Com tais taxas de reprodução, os coelhos se multiplicaram rapidamente. Em apenas 10 anos, a população de coelhos na Austrália ultrapassou os 2 milhões. A ausência de predadores naturais e a disponibilidade de alimento facilitaram essa explosão populacional.

Impactos Ambientais e Agrícolas

Os coelhos tornaram-se uma verdadeira praga, devastando culturas agrícolas e competindo com a fauna nativa por recursos. Estima-se que, após alguns anos, esses animais destruíram 2 hectares de áreas verdes e cultiváveis no estado de Victoria. A partir daí, migraram para outros estados, incluindo Nova Gales do Sul, Austrália do Sul e Queensland, e no final do século XIX, chegaram ao estado da Austrália Ocidental.

Os coelhos consumiam vegetação como gafanhotos, causando enormes prejuízos à agricultura. As autoridades australianas, desesperadas, ofereceram uma recompensa financeira de 25.000 libras esterlinas a quem apresentasse um plano eficaz para exterminar a praga. Entre as medidas adotadas, destacou-se a construção da cerca elétrica mais longa do mundo.

A Cerca Elétrica: Uma Medida de Contenção

Em 1901, começou a construção de uma cerca elétrica destinada a conter a população de coelhos. Esta cerca se estendeu por todo o país e, segundo o Guinness, é considerada a mais longa cerca contínua do mundo. Sua construção foi concluída em 2007 e tem o objetivo de impedir que coelhos e outros animais destruam as culturas e as pastagens.

Apesar da cerca, os coelhos continuaram a proliferar. Em 1920, a população de coelhos na Austrália já havia alcançado 10 bilhões. A capacidade desses animais de se infiltrar por pequenas aberturas levou à construção de uma segunda cerca, com 1.166 km de comprimento, e uma terceira, com 257 km.

Tentativas de Controle Biológico

Além das cercas, várias tentativas de controle biológico foram implementadas ao longo dos anos. Entre as mais notáveis está a introdução do vírus da mixomatose na década de 1950. Este vírus, mortal para os coelhos, inicialmente reduziu drasticamente sua população. No entanto, com o tempo, os coelhos desenvolveram resistência ao vírus, e suas populações voltaram a crescer.

Posteriormente, outro vírus, o calicivírus, foi introduzido nos anos 1990, também com sucesso inicial, mas enfrentando o mesmo problema de resistência ao longo do tempo.

 Impactos Ecológicos e Econômicos

A superpopulação de coelhos tem impactos profundos tanto no ecossistema quanto na economia australiana. Ecologicamente, a presença massiva de coelhos afeta a regeneração de plantas nativas, o que, por sua vez, impacta negativamente a fauna local que depende dessas plantas para alimentação e abrigo. Espécies nativas de marsupiais, por exemplo, encontram-se em declínio devido à competição com os coelhos.

Economicamente, os danos causados pelos coelhos à agricultura são imensos. Estima-se que as perdas anuais para os agricultores sejam de 200 milhões de dólares ao ano. Além disso, os custos associados às tentativas de controle, incluindo construção e manutenção de cercas e programas de erradicação biológica, são substanciais.

 A Situação Atual

Hoje, a população de coelhos na Austrália ainda é significativa, mas está sob controle relativo graças a uma combinação de métodos de manejo. A pesquisa contínua em biocontrole, junto com práticas agrícolas adaptativas e a manutenção de barreiras físicas, contribui para manter a população de coelhos em níveis manejáveis.

No entanto, a luta contra a superpopulação de coelhos é um lembrete constante do impacto que espécies introduzidas podem ter em novos ecossistemas. A experiência australiana destaca a necessidade de um planejamento cuidadoso e de uma abordagem proativa na gestão de espécies exóticas.

Conclusão

A história da superpopulação de coelhos na Austrália é um exemplo clássico de como uma introdução aparentemente inofensiva pode levar a consequências ambientais catastróficas. Desde a introdução inicial dos coelhos pelos colonos britânicos até as inúmeras tentativas de controle, esta saga destaca a complexidade da gestão de espécies invasoras. O contínuo esforço para controlar a população de coelhos serve como uma lição valiosa sobre a importância da preservação ecológica e da vigilância constante na introdução de novas espécies em habitats delicados.

 

Stefan Ossowiecki – o paranormal que chocou o mundo

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Na história da parapsicologia constam varios nomes, e relatos de proezas verdadeiramente fantásticas. Agora, aqui está um cara que “chutou o ´pau da barraca” em termos de paranormalidade.

Stefan Ossowiecki

Ossowiecki nasceu em 22 ou 26 de agosto de 1877 e foi um sensitivo polonês dotado de uma percepção extra-sensorial (PES) poderosíssima. Ele ficou conhecido mundialmente como um “médium”, mas embora fizesse tudo o que um excelente médium espírita faz,  nunca tenha sustentado ser um “canal” para comunicação de entidades desencarnadas.

M. Stefan Ossowiecki nasceu em 1877 em Moscou, de pai e mãe poloneses. em uma família abastada de antigos aristocratas poloneses. Seu pai, nascido em Moscou, dono de uma grande fábrica de produtos químicos e assistente de Dmitri Mendeleyev , agarrou-se à sua herança polonesa e ensinou seu filho a falar polonês e a pensar em si mesmo como um polonês. Ele herdaria a herança dessa família, vivendo como um homem rico industrial, dono de uma fabrica de tintas, por boa parte de sua vida adulta.

Sua avó paterna era célebre, na família e entre os vizinhos, por seus dons de clarividência. Sua mãe apresentava as mesmas faculdades, conquanto menos desenvolvidas (pressentimentos, premonições). Um de seus irmãos também possuía dons de lucidez intrigantes, o que levantou em muitos investigadores a hipótese de algum componente genético na paranormalidade.

Desde a sua mais tenra infância, Stefan notou que tinha a faculdade de ler pensamentos.

Ele distraía-se com os amiguinhos adivinhando frases ou números pensados por eles, ainda numa fase em que os seus poderes eram somente uma brincadeira infantil ingênua. Ele mesmo não sabia explicar como fazia aquilo.

Visão de Aura

Dizem que Stefan Ossowiecki manifestou talentos psíquicos em sua juventude, para grande confusão de sua família. Quando o jovem Stefan disse à mãe que conseguia ver faixas coloridas ao redor das pessoas, ela o levou a um oftalmologista, que prescreveu colírios para curar a condição. O medicamento “irritou meus olhos, mas não diminuiu minha capacidade”, Ossowiecki relatou mais tarde.

Quando jovem, Ossowiecki foi matriculado na prestigiosa Universidade Politécnica de São Petersburgo , onde foi treinado na profissão de seu pai, engenharia química. Foi durante esse período que o jovem Ossowiecki supostamente demonstrou uma habilidade de executar psicocinese (mover objetos por força mental).

Poderes nas provas

Os seus dons de clarividência manifestaram-se espontaneamente. Um dos meios de avaliação mais usados na escola consistia em fazer cada aluno tirar ao acaso as questões de que deveria tratar e que se achavam dentro de envelopes fechados.

Ossowiecki – para espanto de colegas e dos professores – divertia-se em responder às perguntas sem nem mesmo abrir o envelope.

Só após responder a pergunta, ele abria o envelope e o professor constatava chocado, qual era a pergunta ao qual o jovem respondeu. (se não me falha a memória, chuparam esse pequeno detalhe no filme A profecia, com o jovem Damien – o anticristo,  respondendo as perguntas antes mesmo que fossem formuladas pelos professores)

Mas filme é filme, e Ossowiecki estava fazendo isso aqui no mundo real.

Suas respostas eram certas e exatas, relacionando-se sempre com a pergunta escrita.

Após o curso no Instituto de Engenharia, Ossowiecki fez um estágio em Frankfurt do Meno como engenheiro duma grande fábrica de tintas.

O dom, que ele possuía desde estudante, de ler bilhetes fechados em envelopes, se desenvolveu a partir dos trinta e cinco anos de idade.

Gradualmente, essa faculdade de lucidez se mostrou mais acentuada ainda no que dizia respeito ao desvendamento da personalidade humana do que no que à leitura dum texto secreto aleatório.

O poder do cara era incrível. Muitas, senão todas as pessoas postas na sua presença não conseguiam ter segredo para Ossowiecki, que não raro penetrava em seus pensamentos mais íntimos, detalhando-os como num livro aberto o presente, o passado e mesmo o futuro!
Além disso, Ossowiecki conseguia encontrar objetos perdidos e até roubados! Posto em contato com a pessoa que perdeu um objeto, ele conseguia, após alguns minutos de concentração mental, dizer onde se encontrava o objeto, em que condições ele foi perdido, descrever quem o achou ou mesmo quem roubou.
fonte: (Geley. Ectoplasrnie et Clairvoyance Apud Tocquet. Les Pouvoirs Secrets de l’Homme. Ed. Port. Os Poderes Secretos do Homem. Editora Ibrasa, 1967).

Ossowiecki foi estudado em 1923 pelo Dr. Geley no Instituto Metapsíquico Internacional, onde leu com a maior facilidade escritos escondidos e reproduziu desenhos que se achavam dentro de envelopes. Além disso, revelou a algumas pessoas (que lá se encontravam com o Dr. Geley) o passado, o presente e o futuro das mesmas. Algumas delas ficaram literalmente estupefatas e mesmo aterrorizadas com as revelações que lhes fez o paranormal.

Interrogado sobre as condições em que as suas faculdades se exerciam, Ossowiecki declarou logo de início que no estado normal era incapaz de realizar uma vidência, os seus poderes só se manifestavam em um estado de transe autoinduzido, estado esse que ele só podia manter durante um tempo relativamente curto, mas que obtinha mais ou menos com certa facilidade segundo as suas disposições.

Tornava-se obstáculo a esse dom tudo quanto o excitasse ou interferisse no seu pensamento consciente: preocupações, aborrecimentos, presença de pessoas hostis ou apenas céticas.

Ossowiecki em casa, 1932

“Para entrar em transe”, explicou, Ossowiecki:

“primeiro declaro a mim mesmo que preciso chegar a tanto; depois me esforço para não pensar em mais nada, e espero. Espero durante alguns minutos, um quarto de hora, ou mesmo cerca de meia hora. Acontece às vezes eu esperar em vão, o transe não vindo. Quando ele vai produzir-se sinto a minha cabeça ficar quente, muito quente. As minhas mãos esfriam. Então sei que vou ser possuído pelas minhas faculdades. Daí a pouco vou perdendo a consciência de tudo quanto me rodeia, e vejo, ouço, sinto e digo o que me foi pedido para revelar.”

Nessa fase do transe, Ossowiecki ficava com o rosto cor de púrpura, e o seu pulso ia de 90 a 100 por minuto, indicando que o estado de transe produzia reflexos diretos em seu estado físico.
Em geral as suas informações paranormais se apresentavam sob a forma de alucinações visuais. Quando ele devia, por exemplo, detectar uma frase escrita, tinha a impressão de vê-la na sua frente e a lia como se a tivesse mesmo diante dos olhos. Às vezes, a alucinação era auditiva. Ossowiecki ouvia a frase em sua mente. Outras vezes também, uma impulsão verbomotora o fazia pronunciar a frase de modo inconsciente – sem sequer compreender o que estava dizendo.  

Ele deu notável evidência de clarividência ao Professor Charles Richet, Dr. Gustave Geley, e muitos outros cientistas, ao ler o conteúdo de cartas seladas o qual, em muitos casos, era desconhecido para os experimentadores. Para Geley ele leu o conteúdo de uma carta como publicado em (Fodor e Lodge. Encyclopedia of Psychic Science, 1952):

Ossowiecki: “estou num jardim zoológico; uma briga prossegue, um animal grande, um elefante. Ele não está na água? Eu vejo sua tromba à medida que ele nada. Eu vejo sangue”.
Geley: “bom, mas isso não é tudo.”
Ossowiecki:“espere, ele não está ferido em sua tromba?”
Geley: “muito bom. Havia uma luta”.
Ossowiecki: “sim, com um crocodilo.”

A sentença que Geley havia escrito antes era “um elefante nadando no Ganges [rio no norte da Índia] foi atacado por um crocodilo que o mordeu em sua tromba”

Em outra experiência por Richet e Geley, escreveram num bilhete fechado em envelope opaco, a frase de Pascal: “O homem é apenas um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante”

Ossowiecki:“refere-se à humanidade, ou melhor, ao homem… É uma criatura, a mais bruta… É um provérbio… São idéias de um dos homens mais importantes do passado… Eu diria que Pascal… O homem é fraco; um caniço fraco, mas… fraqueza… e também o caniço mais pensante”.

Conforme publicado em  (Sudre. Traité de parapsychologie. Ver. Port. Tratado de Parapsicologia. Editora Zahar, 1966).

 O paciente identificou, assim, um retrato do Marechal Pilsudski, que fora colocado num espesso tubo de chumbo, e o descreveu exatamente com suas particularidades.

 Em outra experiência, a famosa atriz Sarah Bernhardt escrevera: “a vida nos parece bela porque a sabemos efêmera!”

Ossowiecki: “A vida parece humilde”.

Nesse caso, o paranormal aparentemente não pôde ler “efêmera”, porque não conhecia o sentido francês do termo; mas declarou que era uma palavra de sete letras. Percebeu, enfim, o ponto de exclamação final.


Dr. E. J. Dingwall, era famoso pela eficácia com que executava suas pesquisas. Quando esteve só, escreveu ao topo de uma folha de papel as palavras: “Les vignobles du Rhin, de la Moselle et de la Bourgogne donnent un vis excellent”. (os vinhedos do Reno, de Moselle e da Borgonha produzem excelentes vinhos).

Na parte inferior da folha, fez um desenho bastante irregular com a intenção de dar a ideia de uma garrafa sem que na realidade o fosse

O caso foi publicado em (Heywood. The Sixth Sense. Ver. Port. O Sexto SentidoUma Investigação da Percepção Extra-Sensorial, ed. Pensamento, 1993).

Ele então colocou a folha dobrada num envelope vermelho e opaco. Este foi introduzido num outro envelope preto, igualmente opaco, que pôr sua vez foi colocado em outro de papel marrom, o qual ele selou. Por fim perfurou-os em quatro lugares.

Este pacote, juntamente com dois envelopes brancos de outras pessoas, foram entregues de uma só vez a Ossowiecki, em plena claridade, e em presença do Dr. Von Schrenck-Notzing e outros observadores treinados, e ele fez comentários sobre todos os três, que foram confirmados como corretos. Alguns dos comentários a respeito do envelope do Dr. Dingwall publicados em (Dingwall. E. J. An Experiment With The Polish Médium. Journal of the Society for Psychical Research, Vol. 21, 1923-1924), foram os seguintes:

Ossowiecki: “eu sinto um restaurante… O Hotel de l’Europe … isso não foi você (designando o Dr. von Schrenck-Notzing) quem escreveu. É outro homem que eu poderia ser capaz de descrever…. A carta que eu estou segurando tem vários envelopes… Isso é e não é uma carta… eu vejo algo esverdeado, num cartão (num pacote)… São as outras cartas [as duas de envelopes brancos] que vieram do Hotel de l’Europe. … Eu vejo um estranho de 34 a 35 anos de idade. Ele está falando algo e é um pouco forte. Você falou com ele… A carta que eu estou segurando foi preparada para mim… eu não posso entender… eu vejo vermelho… algo vermelho… cores… uma senhora de um lado… [longa pausa] Eu não sei por que eu vejo uma pequena garrafa… você tem um belo escritório; muitos retratos velhos; cadeiras acolchoadas em couro, com muita madeira no aposento… o escritório está um pouco escuro … este não é o homem que eu acabei de ver, o forte, o qual descrevi na carta que eu estou segurando… não sei porque vejo uma pequena garrafa… Há um desenho feito por um homem que não é artista… algo vermelho com esta garrafa… Sem dúvida há um segundo envelope… Há um quadrado desenhado no canto do papel. A garrafa está muito mal desenhada. Eu a vejo! eu a vejo.’ Eu a vejo! eu a vejo! no canto do outro lado. Há algo escrito também no centro, na parte de trás”.

Nesta conjuntura Ossowiecki foi solicitado a entrar na sala de jantar para a refeição. O psíquico, ainda segurando o envelope, manchou-o ligeiramente enquanto comia uma sardinha. Ele continuou a falar:

Ossowiecki: “eu vejo um homem que se assemelha a Sr. Vett. É ele que me escreveu uma das duas cartas brancas. Uma das duas é dele. A outra é do forte cavalheiro que já descrevi”.

Dr. von Schrenck-Notzing então aproveitou a oportunidade para informar aos presentes que isto estava correto. Uma das cartas foi preparada pelo Sr. Vett e a outra pelo Sr. Neumann, que é pequeno e bastante robusto. O médium então continuou:

Ossowiecki: “existe alguma outra coisa: algo branco e no meio… eu antes vejo o ano, existe uma data ou o nome da cidade… Isso é mais feminino do que feito por uma mão masculina”.

Posteriormente o Dr. von Schrenck-Notzing perguntou em que língua as palavras estavam escritas e o sensitivo respondeu:

Ossowiecki: “em francês. A garrafa está ligeiramente inclinada para um lado. Não tem rolha. Foi feita com vários traços finos. Primeiramente há um envelope marrom externo; em seguida, um envelope esverdeado e depois um vermelho. Dentro se encontra uma folha de papel branco, dobrada ao meio, na qual está o desenho. Está escrito numa folha avulsa”.

Em seguida, o Dr. Dingwall abriu o pacote, na presença dos outros pesquisadores, e salientou que havia tomado precauções contra adulterações, apesar do fato de que não houve oportunidade para que isso acontecesse. Seu comentário foi de que o caráter supranormal do incidente pareceu bastante decisivo e de que na sua opinião poderia excluir-se completamente a hipótese de coincidência.

Tinta invisível

Em uma das experiências mais curiosas, Geley escreveu uma sentença complexa usando tinta invisível, uma artimanha reconhecida por Ossowiecki bem antes de uma prolongada experiência. De uma só vez, Ossowiecki forneceu muitos detalhes acerca da preparação do material.

Ossowiecki: “você foi interrompido enquanto estava preparando a experiência; eu vejo que você deixa seu escritório, então volta…. Eu vejo os movimentos que você fez para escrever isto… mas eu não posso conseguir ver o que está escrito…. Você copiou isto, depois de ter hesitado um momento, de um livro ao seu alcance manual”.

Depois de fazer estas observações, Ossowiecki conseguia dar uma boa descrição do material, entretanto ele não podia reproduzir o teor, até Geley convertê-lo a uma escrita visível.

Esse experimento muito interessante apontou que por um lado, isso pode parecer ser ainda mais um indicador de clarividência; por outro, a explicação poderia ser que, uma vez que o agente tenha feito um registro escrito, o material entra em um nível acessível de sua mente, do qual poderia ser telepaticamente extraído substancialmente da mesma forma que um registro escrito.

Ossowiecki também achava difícil de decifrar material impresso ou mecanografado onde um esforço semelhante não tinha sido exercido para a escrita (Barrington. The Mediumship of Stefan Ossowiecki, Research in Parapsychology, 1982, p. 72-75).

Neste gigantesco alcance de percepção extra-sensorial (PES), Barrington afirma que nem um conceito mais estendido de clarividência pode responder por outra característica das faculdades de Ossowiecki, i.e, sua capacidade em descrever a pessoa que produziu o alvo material (Barrington. Idem. Ibid).

Esta amplitude vai além da mera descrição física. Sobre um assistente ele não disse apenas que era “uma mulher de 30-35 anos, alta, escura, distinta e inteligente”, mas também que ela tinha sido divorciada e que agora estava casada com um doutor, informações que não podem ser prontamente atribuídas a “simples” observação clarividente mesmo quando combinada com psicometria.

Um dos costumes mais característicos de Ossowiecki ao procurar pelo material alvo era descrever a cena do lugar e o tempo em que aquilo foi preparado, fornecendo informações mas precisas sobre pessoas, ações e ambiente. Alguns exemplos já foram citados. Numa ocasião, quando o material alvo estava numa caixa e embrulhado em bolas de algodão, Ossowiecki se referiu à substância branca, e disse que viu uma senhora (esposa do Prof. Szmurlo) comprando-a na farmácia Marzsalkowska Street.

Quando ele recebia um elemento fotográfico inacabado como alvo (uma tarefa que ele achava difícil) dava uma boa descrição do fotógrafo, de outra pessoa que entrou no aposento e saiu novamente, do estúdio, e da hora do dia em que as fotografias foram tiradas. Parecia como se ele estivesse reexecutando um gravador de vídeo sobre o evento em questão, correndo de um lado para outro até que pudesse observar o material alvo desde o início.

A atitude em mente sobre a importância para Ossowiecki segurar ou tocar um envelope, uma caixa, ou outro recipiente poderia ser considerada como uma forma de psicometria retrocognitiva, não exigindo nenhuma leitura mental nem uma capacidade para “ver” através de coberturas externas.

No lugar de conceber este processo como um retorno no tempo, isso pode ser mais realista ao devolver a descartada noção de telepatia, e considerar as excursões de Ossowiecki no passado como a leitura de uma mente comum, uma tarefa em que ele era ajudado pelo contato com as pessoas que originalmente contribuíram para o material alvo de forma geral (Barrington, idem. Ibid).

O ganhador do prêmio Nobel Charles Richet escreveria em seu livro Our Sixth Sense :

“SE ALGUMA DÚVIDA SOBRE O SEXTO SENTIDO PERMANECER… ESSA DÚVIDA SERÁ DISSIPADA PELA SOMA TOTAL DOS EXPERIMENTOS FEITOS POR GELEY, POR MIM E POR OUTROS COM STEFAN OSSOWIECKI.”

Mas obviamente, Ossowiecki foi questionado por céticos, que mesmo sem poder explicar como ele conseguia saber tanto sobre os experimentos realizados, apenas apontaram a falta de uma metodologia científica nas investigações.

Um dos argumentos contra seus poderes veio de sua incapacidade de resolver o “Enigma” nazista em 1927-28, depois que as forças armadas alemãs começaram a usar a máquina de cifra Enigma em 1926 , o Gabinete de Cifras do Estado-Maior Polonês , em Varsóvia , tentou resolver a máquina com a ajuda de matemáticos renomados e recorrendo à parapsicologia , mas nem mesmo Stefan Ossowiecki conseguiu ajudar.

Outros argumentos dão conta que Ossowiecki  também fez previsões erradas.

O etnólogo Stanislaw Poniatowski testou as habilidades psíquicas de Ossowiecki entre 1937 e 1941, dando-lhe artefatos de pedra paleolíticos. Quando Ossowiecki tentou descrever os fabricantes de ferramentas de pedra, suas descrições se assemelhavam às descrições dos neandertais, embora as ferramentas tivessem sido feitas por humanos anatomicamente modernos.

Em Maio de 1939, ele previu que não haveria guerra naquele ano e que a Polónia manteria boas relações com a Itália — previsões que não se concretizaram: em 1 de Setembro de 1939, os alemães invadiram a Polónia e começou a Segunda Guerra Mundial.

Aliás, Ossowiecki disse aos amigos que quando morresse, seu corpo não seria encontrado.

Ele provavelmente foi morto pela Gestapo durante a Revolta de Varsóvia , em 5 de agosto de 1944, no prédio da antiga Inspetoria Chefe Polonesa das Forças Armadas na Aleje Ujazdowskie ( Avenida Ujazdów ). Ele tem um cenotáfio no Cemitério Powązki de Varsóvia.

Seu corpo nunca foi encontrado.