Pensa numa ideia estúpida, depois multiplique que por 1000. Foi o que aconteceu com um brasileiro que resolveu seguir tutoriais do youtube. Tudo bem que tem tutorial de praticamente tudo na rede social de videos, mas a parte triste da história, que chega num grau bizarro muito alto é que o cara acreditou que dava para fazer uma rinoplastia em casa, usando estilete e super bonder!
Quando a coisa deu ruim ele foi parar no pronto socorro.
Só porque alguém diz que você não precisa ser um médico para realizar uma operação, especialmente se for em você mesmo, isso não significa que seja uma boa ideia.
O homem de São Paulo tentou fazer sua própria rinoplastia usando um vídeo do YouTube como guia e acabou na Unidade de Pronto Atendimento Campo Limpo com uma ferida infectada. O homem disse aos médicos que não usou nem mesmo luvas para realizar o procedimento e não limpou a ferida, segundo ele, “para não abrir os pontos.”
Como perdemos um bom candidato ao Darwin Awards esse ano
“Sua ficha esclarece que, após ser acolhido pela equipe médica de saúde mental, o paciente foi atendido pela equipe bucomaxilofacial (BMF), que realizou a limpeza da ferida, curativo e orientações sobre os cuidados necessários”, informou o hospital . press release lido . “O paciente recebeu alta hospitalar no mesmo dia, além de ser encaminhado para consulta de retorno com a especialidade BMF.”
O aspirante a cirurgião apareceu no hospital em 21 de julho, mas seu caso só foi divulgado pela mídia recentemente. Agora está destacando os chamados vídeos de “rinoplastia em casa” que supostamente ensinam as pessoas a tornar seus narizes menores ou mais finos. Os médicos alertam que tais procedimentos cirúrgicos amadores podem, além de causar o efeito contrário ao desejado, levar à morte.
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) também publicou nota de advertência em seu site oficial, esclarecendo que a rinoplastia, “além de ser um ato exclusivamente médico, exige especialização e qualificação para ser realizada”.
Chega a ser surpreendente que a comunidade médica precise fazer um alerta de que é perigoso que uma pessoa siga um tutorial do Youtube para operar o nariz em casa sem saber absolutamente porra nenhuma de medicina. Pra mim isso é uma evidência incontestável que a premissa do filme “Idiocracy” era realmente uma realidade.
Curiosamente, esta não é a primeira vez que alguém realizou uma cirurgia em si mesmo.
O Médico que se auto-operou
Durante uma viagem a Antártida, Leonid Ivanovich Rogozov precisou remover o seu próprio apêndice. Assim, ele ficou conhecido como o médico que operou a si mesmo.
A Expedição na Antártida
Leonid embarcou para a base Novolazarevskaya em 1960. Com apenas 27 anos, o médico participou de uma Expedição Soviética na Antártida. Contudo, durante seu primeiro ano na base, houve um imprevisto.
Fraquezas, náuseas, febre e dor na região ilíaca direita: um quadro de apendicite.
Estava durante o inverno e sem nenhum médico na expedição, apenas Rogozov. O jovem era especializado em medicina familiar e cuidados da comunidade.
O procedimento de Leonid Rogozov
Na noite do dia 30 de abril de 1961 o procedimento começou. Rogozov teve ajuda de um engenheiro e um meteorologista, que eram seus companheiros na base.
Os auxiliares ajudavam segurando um espelho e passando os instrumentos para o médico. Dessa forma, Rogozov aplicou uma anestesia local e abriu uma incisão de 12 centímetros.
Contudo, após 30 minutos de cirurgia, o médico sofreu um desmaio. Após algumas pausas para descanso, em um procedimento de 1 hora e 45 minutos, a operação foi finalizada.
Depois de 5 dias, Leonid Rogozov já estava recuperado. Assim, seus pontos foram retirados sem dificuldades e a temperatura do corpo voltou ao normal.
O Museu do Ártico e da Antártida de São Petersburgo, na Rússia, expõe os instrumentos utilizados no procedimento.
De fato, numa situação extrema, era a única chance dele, mas acredite se puder, antes mesmo de Leonid ingressar nessa aventura, houve um outro médico ainda mais corajoso…
O médico que se operou três vezes
Foi na década de 20. E o médico fez o mesmo para testar técnicas medicinais. E, não satisfeito, operou a si mesmo três vezes!
Esse médico se chama Evan O’Neill Kane. Naquela época, a medicina ainda era um troço com algum grau de experimentalismo. Em 1919, com 58 anos, ele já ganhara alguma fama ao amputar o próprio dedo para impedir a propagação de uma infecção. Dez anos mais tarde, ele operou-se novamente para reparar uma hérnia.
Dois anos depois veio a fama definitiva: em 15 de fevereiro de 1921, ele operou o próprio apêndice, se tornando a primeira pessoa a fazer isso. Por que ele fez isso? O site Steemit explica, citando uma edição do New York Times da época:
“Se um cirurgião realmente pode fazer o trabalho por si mesmo, não precisa haver medo por parte do paciente de que outro o faça”.
Um excelente argumento, vamos admitir.
Me lembrei de um cara que decidiu fazer lipoaspiração com um aspirador de pó.