Você gosta de buffet? Eu não sou um grande fã dos buffets. Não sei bem o motivo, mas acho que ver toda aquela comidaria na minha frente me desanima um pouco, como quem vai subir uma montanha e dá de cara com aquela imensidão diante de si. Normalmente, sou mais um cara do a la carte.
Mas existem alguns buffets muito bons, como os de alguns hotéis, com qualidade maravilhosa e pretendo falar um pouco sobre alguns desses buffets ao final desse post.
Buffets livres
Os buffets livres, que praticamente desapareceram nos primeiros anos da pandemia de COVID-19, ressurgiram com força total, nos tentando com uma variedade ilimitada de delícias. Quem nunca se deparou com aquele buffet, pronto para conquistar um banquete de clássicos fritos, ensopados cremosos e cortes nobres? No entanto, por mais preparados que estejamos para fazer valer nosso dinheiro, muitas vezes nos vemos rendidos à gula depois de apenas algumas rodadas.
Os Bastidores dos Buffets: O truque sujo para Saciar Sua Fome
Por trás da cena, há uma série de truques astutos, tanto na cozinha quanto na disposição estratégica do refeitório, que influenciam a quantidade e rapidez com que consumimos os alimentos nos buffets. A verdade sobre esses locais pode deixá-lo questionando a autenticidade da experiência. Vamos explorar as maneiras sutis pelas quais os buffets moldam suas decisões à mesa e colocam você em desvantagem desde o início.
A Ilusão de controle na sua escolha
Apesar de nos permitirem “liberdade para criar combinações únicas”, os buffets também influenciam nossas escolhas e a quantidade que colocamos em nossos pratos. O objetivo dos restaurantes é encher nossas barrigas rapidamente, direcionando-nos para as opções mais recheadas e desencorajando os pratos mais caros.
Ao apresentar generosas porções de saladas e acompanhamentos e, ao mesmo tempo, monitorar cuidadosamente a carne mais cara, os buffets manipulam nossa percepção de controle sobre as escolhas alimentares. A estratégia é entupir de comida o cliente mais rapidamente, economizando dinheiro no processo. Essa é também uma típica jogada dos rodízios. Quem nunca reparou que ao sentar numa churrascaria a primeira coisa que nos oferecem são linguiças, pães, torradinhas e coisas que “inflam” com a bebida?
Utensílios Estratégicos para Influenciar o Consumo
Cada detalhe, desde talheres até louças, é cuidadosamente escolhido para maximizar ou minimizar a quantidade de comida ingerida.
Em buffets de comida à quilo, por exemplo, (onde há total interesse em te fazer pagar mais por comer mais) é comum que se ofereçam pratos enormes. Esse prato tem uma função muito clara na mente do cliente e ele nem percebe. Acostumado ao prato de sua própria casa que é um prato “normal”, o cliente estabeleceu uma razão de proporção inconsciente entre o volume de alimento e a área do prato. Assim, num prato gigante, o cérebro não vai se ligar que ele está colocando muito mais comida por área em comparação ao que normalmente faz.
Esse é inclusive, um macete para quem deseja emagrecer: Diminua o tamanho do prato!
Outro macete engenhoso e perverso está nos rodízios e buffets do tipo “coma tudo que puder”. Eles colocam colheres grandes para alimentos de baixo custo, enquanto utensílios menores são reservados para opções mais caras.
No buffet do tipo “come à vontade” eles usam pratos menores. O segredo sujo por tr[as disso é o seguinte: Apesar de limitarem a quantidade, esses pratos menores incentivam idas frequentes ao buffet. O cara está comendo menos mas ele tem a ilusão na mente dele de estar comendo para caramba, quase como um Tarrare, porque foi mais de duas vezes ao Buffet repetir. Sua própria consciência atuará para que ele deixe de repetir após a terceira ida, formando assim uma a ilusão de saciedade ao mesmo tempo que cristaliza uma liberdade de “comida infinita”.
Outra tática é controlar o ritmo de alimentação com utensílios específicos. Garfos menores, por exemplo, fazem com que comamos mais devagar, proporcionando uma sensação de saciedade mais rápida. Até mesmo os pauzinhos em buffets asiáticos são oferecidos, tornando a manipulação mais desafiadora, controlando assim a quantidade que você consome.
O segredo aqui está no tempo. Há uma relação de tempo entre comer e o cérebro receber uma mensagem de que “lotou sua pança”. Assim, se você come rápido, você come mais. Manuais de emagrecimento costumam deixar isso claro, te orientando para sempre mastigar bastante. Ocorre que tudo que eles possam fazer para manter você esperando, eles estão jogando a seu próprio favor. Isso explica algumas “demoras” em rodízios de massas, por exemplo. Quanto mais tempo eles ganham, menos você comerá.
Mas ainda não acabou. Há um truque sujo forte na manga dos donos de buffets que talvez você já tenha notado:
O Papel das Bebidas na Sensação de Saciedade
Ao focarmos apenas nos alimentos sólidos, podemos negligenciar as escolhas de bebidas que também desempenham um papel crucial na sensação de saciedade. Copos maiores, bebidas extremamente açucaradas como refrigerantes e a oferta de refill gratuito contribuem para a sensação de estar cheio mais rápido, aumentando os lucros dos restaurantes.
Um outro macete pouco conhecido é muito explorado em churrascarias: O preço da cerveja. Não raro, eles costumam colocar um preço acessível para a cerveja em comparação a outras bebidas alcoólicas. A razão disso é que nas churrascarias, eles vão servir essa bebida com enorme cuidado. Normalmente, o garçom irá pegar sua tulipa e inclinará a mesma, derramando com cuidado a cerveja, para não formar muita espuma. Nada parece chamar a atenção aqui, certo?
O golpe tá aí! Cai quem quer!
Ocorre que ao fazer isso todo o gás carbônico da bebida estará impregnado nela e esse gás carbônico será liberado no seu estômago, inflando como um balão. Um efeito chamado de “empapuçar”. Some isso com pão de alho à beça, e umas seis linguiças com ou sem queijo, e fica pouco espaço para carnes nobres e caras.
Então fique ligado na cerveja. Se ela não fez espuma no copo, ela vai fazer espuma na sua barriga!
O truque da comida pesada
Os buffets de comida a quilo também possuem um conhecimento do peso dos alimentos. É por isso que vemos muita lasanha, rabada e arroz à piemontese em buffets deste tipo. Eles querem que você lasque logo um pedação de lasanha e empadão, e seu prato pesará muito mais.
Navegando Pelos Buffets com Consciência
Embora a experiência de visitar um buffet seja encantadora, a realidade por trás desses estabelecimentos está longe de ser mágica. O layout é meticulosamente projetado para orientar suas decisões, associando a experiência a um sentimento de indulgência. Estar consciente dessas estratégias permite que você faça escolhas mais informadas. Ao invés de ceder à tentação comum, experimente algo novo e raro no buffet.
Controle seu ritmo, optando por opções mais saudáveis, e esteja atento às estratégias que moldam sua experiência no mundo dos buffets.
Dois Buffets impressionantes
Pesquisando sobre alguns dos melhores buffets do mundo, eu me deparei com o Buffet Bellagio, do famoso hotel e cassino de Las Vegas e o outro, o South Point Buffet, também em Las Vegas, que parece incrível!
Buffet Bellagio
Como eles dizem, o Buffet no Bellagio é uma experiência como nenhuma outra em Las Vegas. Seus chefs reúnem os ingredientes mais frescos e os melhores pratos de todo o mundo, incluindo cozinha italiana, japonesa, chinesa e americana e muito mais.
A parte das carnes é um show à parte.
Para encerrar a festa, os fanáticos por sobremesas mais exigentes poderão se perder em doces frescos e em uma barraca de sorvete personalizada.
Como chegar no Buffet Bellagio?
Seguindo a partir do Lobby, Siga o caminho da esquerda, passe pelo Petrossian Bar e continue passando pelo Baccarat Bar & Club Prive. O Buffet está localizado logo antes da Loja Cirque Du Soleil, no lado esquerdo.
O South Point Garden Buffet
Com um design colorido e uma atmosfera luminosa e acolhedora, o Garden Buffet Las Vegas do South Point é um dos favoritos dos hóspedes. O restaurante oferece uma grande variedade de seleções a preços imbatíveis. Este buffet livre de Las Vegas permite que você escolha entre seis estações de cozinha ao vivo, pratos asiáticos, mexicanos, italianos, churrasco, chineses e frutos do mar, ou personalize sua própria criação no Mongolian Grill.
Prime Rib e camarão descascado e comido são servidos todas as noites nesse buffet. A Noite do Marisco é na sexta-feira com patas de caranguejo, ostras em meia concha, descascar e comer camarão, e sushi entre os favoritos.
E no Brasil? Quais os melhores Buffets do Brasil?
Bem, ao que parece, o Four Square fez uma seleção básica de alguns bons buffets. Mas temos que entender que o Brasil é um país de dimensões continentais e com cultura e culinária riquíssimas. Beira o impossível elencar os melhores buffets por aqui, porque há MUITA COMIDA BOA no Brasil!
Segudo o FourSquare, os 10 melhores em São Paulo, são:
- Manai Gastronomia -São Paulo
- Jardineira Grill
- Ráscal -Itaim
- Ráscal – Av. Paulista
- Sheraton Hotel
- Bovinu´s
- Alternativa casa natural
- Z Deli delicatessen
- Sabor e arte
- Old House restaurante
Segundo o FourSquare, os 10 melhores no Rio de Janeiro, são:
- Hotel Vila Galé
- Restaurante Pérgula (Copacabana Palace)
- Marius Degustare
- Refeitório Orgânico
- Restaurante Arab
- Papa nobre
- Fogo de chão
- Mast (Museu de Astronomia e Ciências Afins) – um curioso um self service num museu a céu aberto num lugar onde Albert Einstein Frequentou!
- Ipanema Inn
- Xeinha restaurante
Bem, vou ficando por aqui. Espero que este post tenha sido interessante e útil. Se você não é do Rio e nem de São Paulo, sinta-se livre para indicar um bom Buffet na sua cidade aí nos comentários. Não deixe de ver também meu post sobre como era a comida do avião antigamente.