Eu sei que é uma piadinha do padrão daquele tio que todo mundo tem que faz a piada do pavê. Até pq não são exatamente caixas d´água. São tanques de armazenamento de vinho, mas “a gente perde o amigo mas não perde a piada”.
A ideia foi boa e bem executada. Eu curto projetos assim, que tiram proveito da engenhosidade de algo que estava parado, abandonado e se degradando, e torna aquilo algo valioso. A arquitetura é boa nisso, já falamos antes de pessoas que se mudam de mala e cuia para caixas d´água. Portanto, mudar para um reservatório de vinho é só uma variação da mesma ideia. Como parte do projeto Harbour Club, uma antiga área portuária em Amsterdã, tanques de armazenamento de vinho não utilizados foram convertidos em habitações confortáveis. A área está localizada na parte leste da capital da Holanda. Aqui estava em construção um novo edifício residencial em forma de L, cujos níveis inferiores eram ocupados por espaço público para eventos, e 81 apartamentos da categoria de habitação popular estavam localizados nos andares superiores. Além disso, especialistas da Levs Architecten instalaram três velhas cisternas no telhado do edifício, onde o vinho era armazenado anteriormente para posterior transporte.
Na primeira etapa da transformação dos tanques, os tanques foram limpos, pois a segurança dos futuros moradores era uma prioridade para os arquitetos. Além disso, os tanques receberam o isolamento térmico necessário, foram equipados com sistemas de engenharia e foram divididos em três níveis, onde estão localizadas a cozinha com área de jantar, sala de estar, quarto e banheiro. Para proporcionar luz natural aos espaços interiores, foram feitas janelas nos tanques.