E aí, galera? Ninguém deu pela minha falta, né? Fiquei uns dias sem postar porque o volume de trabalho “apertou aqui” e por alguma razão que desconheço, as postagens programadas não estão entrando.
Bom, aqui está uma notícia bem louca que eu vi hoje:
Esta foto aí em cima, está sendo compartilhada nas redes sociais. Ao que tudo leva a crer, este pode ser o retrato do maior caranguejo da história. A imagem foi registrada no porto do condado de Kent, na Inglaterra. As informações são do Daily Mail.
Segundo a publicação, o caranguejo mediria cerca de 15 metros. Na imagem, ele aparece à espreita nas águas rasas do porto, próximo aos barcos que estão aportados junto ao cais. Embora muitos internautas defendam que a imagem retrate um caranguejo, outros acreditam que seja apenas um banco de areia que assumiu um formato incomum.
Neste caso, o “caranguejo” seria pura pareidolia. No entanto, olhando para esta imagem, eu realmente acho que estou diante de um caranguejo, o que me leva a pensar numa fraude deliberada e nada mais.
Como podemos ver na ampliação do próprio Daily mail, isso não é pareidolia nem aqui nem na China:
Talvez algum engraçadinho tenha feito um boneco bem grande de um caranguejo de fibra de vidro para rir das pessoas.
O Daily mail diz que a foto teve origem num site de “fotos estranhas”, onde o curador, disse que a princípio pensou que a imagem – que lhe foi enviada por um seguidor – mostrava uma formação de areia incomum, mas que agora ele está convencido de que é um monstro das profundezas.
Falando ao Daily Express, ele afirmou que até chegou a ver a criatura gigante perto da costa, quando ele levou seu filho lá no verão passado.
Ele disse: “No início tudo o que eu podia ver era um movimento fraco, então conforme ele saia da água eu pensei,” isso é uma forma curiosa de madeira flutuante”. Mas à medida em que a criatura levantou seus olhos para fora, ele percebeu estar diante de um ser vivo completamente incrível, “um caranguejo enorme, com garras esmagadoras”.
Sério, com essa história toda do daily mail, é difícil não pensar que isso é um hoax puro desses que faz a festa de sites como o e-farsas, o snopes.com e tantos outros.
O problema com este bicho nem é o fato de que uma criatura igual jamais foi encontrada, e que ele tem a morfologia compatível com um caranguejo bem pequeno, de apenas 5 centímetros. O problema é que um animal com essas proporções colossais dificilmente teria a mesma proporção de um animal pequeno, por uma questão básica de física.
Há, de fato, caranguejos gigantes no mundo, mas eles não tem 15 metros, e eu não duvidaria que caranguejos de tamanhos titânicos já tenham de fato existido na Terra há milhões de anos no passado.
Veja, por exemplo, alguns caranguejos que são realmente enormes:
Mas ainda assim, não existe nenhuma criatura comparável a este monstro da foto.
Apesar de achar que isso é puro hoax e nada mais, me lembrei que tenho um livro bem antigo aqui que menciona um caranguejo de proporções titânicas no Mar do Norte.
Esse ser misterioso aterrorizava os pescadores dos mares do norte… Era o Kraken, um dos maiores monstros marinhos de todos os tempos.
Na literatura da Noruega abundam histórias sobre ele, e não apenas se referindo à suas aparições, mas também suas incríveis desaparições. Segundo “testemunhas oculares” da época, o tamanho total do monstro jamais pode ser definido, mas acredita-se que ele tinha somente de dorso 2.500 metros! Devido à sua carapaça, o Kraken era muitas vezes confundido com uma pequena ilha.
Entre os vários escritores que descreveram o Kraken, estava o bispo Pontoppidan de Bergen, na Noruega. Ele escreveu no ano 1755 que viu ilhas flutuantes aparecerem e desaparecem misteriosamente nos mares do Norte. O bispo teve a certeza que eram Krakens vindo à superfície.
Outro bispo, chamado Midaros contou em seus escritos que deu de cara com uma dessas feras misteriosas numa praia. Confundindo-o com um rochedo, ergueu sobre ele um pequeno altar onde celebrou uma missa. O animal monstruoso, pareceu esperar pacientemente que a missa terminasse e movendo-se vagarosamente adentrou o mar, e silenciosamente desapareceu. Muitos especialistas em oceanografia creditam as lendas dos Krakens às lulas gigantes.
Mesmo assim, caranguejos gigantes são seres que povoam o imaginário popular há décadas. Quem não se lembra da sensacional luta entre homens e caranguejos gigantes ajimados em Stopmotion por Ray Harryhausen?
A foto do tal site lembra muito o caranguejo monstruoso que ataca a equipe do Capitão Nemo em A ilha misteriosa, de 1961:
Outros filmes antigos tiraram proveito da ideia de caranguejos gigantes, pegando carona no medo ancestral que seres cheios de perninhas causam nas pessoas, como a aracnofobia:
Há outros filmes, como este curta metragem d e 2010, chamado o “ataque do caranguejo rei”:
Veja o filme inteiro aqui:
Até mesmo o Godzilla lutou contra um desses monstros:
O melhor é a cara de saco cheio do godzilla.
Os caranguejos monstros são tão incrivelmente populares, que me impressiona que na era da internet e da computação gráfica, só agora tenha aparecido este tipo de foto…
Surpreso enquanto faço este post, noto que a lista de filmes com a temática “caranguejo gigante” é enorme. Entre filmes e livros, destaca-se o clássico Island claws, entre outros:
Com certeza, com tantas referências pop, esse enorme e mítico monstro marinho jamais estará fora dos nossos medos mais profundos. Vendo esse monstrengo chegou a me dar vontade de comer a Centolla do Chile. Uma grande frustração, pois fui lá e não comi.
Hoje mesmo eu estava pensando: por onde anda o Philipe? Será que ele bugou?
O animal na foto é na verdade um siri. Dá para ver perfeitamente as patas para natação e a carapaça serrilhada características na ampliação. 99,9999% de ser uma montagem.
É fraude.
Coloquei a foto numa ferramenta de análise de nível de erro (Image Error Level Analyser) e percebe-se claramente que a imagem do caranguejo foi superposta na paisagem.
Tente você mesmo: http://29a.ch/sandbox/2012/imageerrorlevelanalysis/
Bem legal a ferramenta, Joseph. Mas acho que tava muito na cara que era uma colagem. Mas fiquei curioso sobre o que a ferramenta nos diria se fosse a imagem toda CGI. Será que ela passaria como real?
Philipe ela seria “identificada” como real sim. A ELA somente identifica bordas decorrentes de recompressão da imagem. Se você fizer um modelo de um novo produto em modelagem 3D e colocar no rodapé sua copyright, renderizar e passar em um desses analisadores, nenhuma anomalidade será detectada. Toda a imagem foi produzida de uma vez e compactada de uma vez. Agora se um esperto pega a imagem e substitui seu copyright com o dele, a ferramenta irá “ressaltar” a área modificada. A ferramenta não diz “essa foto foi modificada”, ela diz “olha essa região aqui foi comprimida depois que a imagem ja tinha sido comprimida”. Meio que um “histórico”.
Uma analogia boa: um RG original cuja foto foi sobreposta pela de outra pessoa e replastificada. Você passa o dedo e sente que a foto está mais alta e percebe que tem algo errado.
Isso me lembrou o livro “O outro lado da Ilha”, do José Maviael Monteiro, da Coleção Vagalume! :)
Eu estava esperando aparecer menção ao livro … kkkk, marcou minha adolescência.
Um dos livros que mais gostei da coleção.
esse livro é d+…aliás, a coleção vaga lume era d+…
É fake, mas se não fosse dava para matar a fome no mundo na base da casquinha de siri. :)
Caraca, véi, dá pra ver perfeitamente. É um monstro com certeza. E um pouco mais à esquerda dá pra ver o coelhinho da Páscoa e o papai Noel de mãos dadas.
Esse sirizão me deu uma fome…deu vontade de tomar a sopa de siri da minha mãe. Nham nham, prato típico das casas dos manezinhos da ilha, no verão, aqui em Floripa. Um bichão desses dava pra fazer altos rangos. Depois, só na lomba…kkkk