Nas estradas do futuro, um vento de mudança parece que sopra forte, trazendo consigo a promessa de uma revolução nem tão silenciosa quanto pode parecer.
É o rugido suave dos motores elétricos, o eco das baterias carregadas pela energia limpa. E nesse cenário de transformação, uma força imponente emerge das terras distantes do Oriente, erguendo-se como um gigante entre os titãs da indústria automobilística.
A China, com sua visão audaciosa e determinação inabalável, tece os fios do destino com maestria, moldando o futuro dos veículos elétricos com suas próprias mãos. Isso vem incomodando muita gente, a começar pelo Elon Musk, que chegou a pedir para que os políticos criassem regulamentações e até mesmo barreiras comerciais para que a dominância chinesa não destruísse seus planos. (livre mercado, só para os outros, e quando eles que são os maiorais, sabe como é.)
No epicentro desse movimento, está a BYD, uma marca que desafia os limites do possível e redefine o panorama automotivo global.
Impulsionada por um poderio econômico incomparável e uma visão visionária, a indústria chinesa está rapidamente assumindo uma dianteira na corrida pela eletrificação. Enquanto os olhares do mundo se voltam para o Oriente, a BYD segue seu plano de expansão.
Claro que o problema está bem à frente. Há um empecilho infraestrutural gigantesco no horizonte, chamado “pontos de recarga”.
Mas ao meu ver, os executivos optaram por criar massa critica afim de forçar uma demanda que obrigue a infraestrutura a se adaptar forçosamente. De fato, se for esperar a boa vontade das empresas de combustíveis fósseis de se mexer para criar os pontos de recarga dos Evs, nada acontecerá.
Mas até esse ponto chegar, o que vai acontecer?
Vai ter muita gente querendo carregar o carro e não conseguindo. A rede (cada vez mais sucateada pelos noias e as grandes quadrilhas com gente GRAÚDA) roubando cobre a torto e a direito, com um exército de miseráveis trepando em postes para cortar cabos, vai se revelar um ENORME problema com uma expansão geométrica da demanda.
Apesar dessas nuvens no horizonte, a BYD e seus pares chineses seguem num compromisso inabalável com a inovação, a paixão pela excelência e a determinação de superar obstáculos que transformam sonhos em realidade. Foi um avanço impressionante para uma empresa que começou copiando na caruda os carros alemães. Fiz até post em 2007 sobre ela aqui.
Enquanto os ventos da mudança sopram cada vez mais forte, a indústria chinesa continua a escrever sua própria história de sucesso. E à medida que o mundo abraça a era dos veículos elétricos, a BYD e suas congêneres chinesas parecem decididas a liderar o caminho.
Hoje, dei uma olhada no Alibaba para ver o que mais existe além dos carros da BYD e me liguei que a BYD é só a ponta de um colossal Iceberg de fabricas de carros vindo aí.
Seis carros elétricos chineses que eu não conhecia
Human Horizons – Hi Phi
A Human Horizons é uma fabricante de Evs que faz um carro muito louco chamado de Hi Phi. (já gostei porque parece que o carro esta me cumprimentando)
Esse carro é equipado com 2 baterias para atender a diferentes necessidades de viagem e apresenta de forma inovadora um conceito de pulverização direcional para evitar a difusão do calor da bateria. Toda a série vem de fábrica com direção ativa nas rodas traseiras em alta velocidade , com um ângulo de direção de 13,2° em ambas as direções. Ele desvia na mesma direção em altas velocidades, faz mudanças de faixa suaves e suaves e desvia em diferentes direções em baixas velocidades.
Ele usa um sistema inteligente de assistência à direção chamado HiPhi Pilot * , todo o veículo é equipado com um total de 32 sensores de assistência à direção e um radar laser de 128 linhas com alcance máximo de detecção de 200 metros, suportando mapas de alta precisão e módulos de posicionamento. Seu teto de vidro de dupla camada isola 99% da luz UV. Só par ter uma ideia os bancos dianteiros tem nada menos que 14 posições possíveis de ajustes.
Zeekr
Zeekr, parece ser uma estrela em ascensão no firmamento da indústria automotiva chinesa. Ela está emergindo como uma força visionária na era dos veículos elétricos. Fundada pela gigante Geely em parceria com a empresa de tecnologia Baidu, a marca Zeekr personifica o compromisso com a sustentabilidade.
Aqui está um dos carros da marca, o Zeekr X:
Voyah
A Voyah é tão obscura que eu nem achei o site deles. Mas segundo a Wikipedia, seria esse.
Ela é a divisão de luxo da montadora estatal chinesa Dongfeng Motor Corporation , especializada em projetar e desenvolver veículos elétricos , a Voyah foi fundada em abril de 2019.
Seu carro mais famoso parece ser o Voyah Dreamer, um tipo de van elétrica de luxo, focada no conforto ao passageiro:
Lixiang
Me parece que os carros da Lixiang apostam numa linha urbana meio termo. Nada muito ultra-luxo, ela quer pegar uma fatia popular de classe media mesmo. Este aqui é o Li Auto L8 Pro Max Edition (puta nome de celular, hahaha)
Donfeng
Eu nunca nem tinha ouvido falar na Donfeng ate começar a fazer este post. Os carros da Donfeng são variados e ela tem até caminhões elétricos! Os designs são bem bacanas, e gostei bastante do visual desse aqui, que é um Ev híbrido, SUV e se chama Donfeng Aoeolus Huge:
Aion
Os carros da Aion podem surpreender os desavisados. Os caras estão fazendo até super carros. Eu não conhecia e vou te falar que fiquei bolado. A GAC Aion New Energy Automobile Co., Ltd. é uma fabricante chinesa de veículos elétricos com sede em Guangzhou. Ela surgiu como subsidiária do Grupo GAC, e foi criada em 2017 como GAC New Energy Automobile. A empresa foi renomeada em novembro de 2020.
Aion foi introduzida como uma submarca de veículos elétricos sob a GAC New Energy em 2018. O primeiro modelo, o Aion S , foi mostrado ao público em novembro na Auto Guangzhou. Já em 2019, a GAC anunciou 12 novos modelos. Em 2020, já mais parrudo, o Grupo GAC anunciou a operação independente da Aion, e a GAC New Energy foi renomeada para GAC Aion. Em 2021, a GAC Aion anunciou que o mais recente Aion V seria equipado com uma bateria de grafeno que pode carregar de 0 a 80% em 8 minutos, adicionando 70 kWh de carga.
Em 2021, a GAC Aion anunciou uma estação de carregamento capaz de abastecer o carro dela em menos de 5 minutos e de 0 a 80% de carga em ridículos 8 minutos!
A Aion diversificou seu portfolio em Sedans, um esportivo, um carro de porte médio familiar e uns crossovers compactos urbanos, sem novidades, meio sem graça, mas atendendo uma fatia sobstancial de mercado.
Aqui esta o video do esportivo da marca, o Aion Hyper
Eu ia parar por aqui, mas nos 45 do segundo tempo desse post, me deparei com uma empresa de carro elétrico chinesa que se eu não mostrar pra você não vou me perdoar. Olha o carro dos caras:
Trata-se da HengYiSheng
A HengYiSheng fabrica carros turísticos elétricos vintage/clássicos e até mesmo carruagens para cavalos. Os caras descobriram o nicho incomum e nele, eles oferecem veículos elétricos de luxo, incluindo carros de casamento real e carros elétricos de 6 lugares. A empresa também produz scooters elétricos e também uns carrinhos de golfe.
Os produtos HengYiSheng estão disponíveis para atacado, com opções como carros turísticos elétricos antigos/clássicos e jipes turísticos luxuosos de duas fileiras. Eles enfatizam a qualidade e oferecem veículos elétricos com certificação CE, voltados para passeios e fins recreativos.
É, meus amigos, pelo visto, como diz a música: “Tá tudo dominado!”