domingo, dezembro 22, 2024

Cartão de crédito: o cara que tem 1497 cartões

Cartão de crédito pode ser um problema. Pensa só na loucura que deve ser controlar quase mil e quinhentos cartões de crédito?

Volta e meia surgem umas figuras que merecem figurar no rol das pessoas estranhas. Nessa lista estão aquele cara que só come Big Mac, aquele sujeito que come tijolo, a mulher que fez um monte de plástica e virou um cover do demôôônio, pessoas que colecionam coisas estranhas, gente com doenças esquisitas ou recordistas bizarros. Mas esse aqui é realmente curioso. Por que diabos uma pessoa quer quer ter na carteira quase mil e quinhentos cartões de crédito?

Cartões de crédito, pra que te quero?

O cartão de credito é uma faca de dois gumes. Ao mesmo tempo que facilita demais a vida de qualquer pessoa, oferecendo a ela um valor de crédito (dindim) que ela pode lançar mão e só pagar de uma só vez no fim do mês, ele também pode ser a coisa mais traiçoeira para aqueles pobres coitados que não sabem gerenciar dinheiro, ou são compradores e gastadores compulsivos. Por não mexer efetivamente nas notas de dinheiro, é bem comum que essas pessoas não “sintam” que estão gastando, afinal, é super prático meter o seu cartão na maquininha, digitar sua senha e ir embora com a compra pra casa. Aí quando vem a fatura, aquele susto, aquele cagaço, aquele desespero de não saber como pagar. Não demora, o cara vai colocar seu débito com o cartão em pagamento mínimo e isso é basicamente o mesmo que pedir pra tomar na tarraqueta!

Pagamento mínimo e outras roubadas.

Dever no cartão de crédito é o equivalente a ganhar um Darwin Awards financeiro. Isso porque simplesmente, quem entra nessa se vê rapidamnete devendo uma conta impagável. Nesse momento preciso dizer a você que é um leitor deste site que mora em outro país, que o que direi a seguir não é um erro de digitação. O Brasil tem taxas de juros no cartão de crédito de mais de 400%. Sim, mais de quatrocentos porcento ao ano!

Com base nisso, há quem demonize o cartão de crédito, considerando ele como uma ferramenta de Satã. Mas convenhamos, aquilo não passa dum pedaço de plastico. Se há algo a ser demonizado é a ignorância financeira, a estupidez, a falta de controle emocional e a irracionalidade de saber que se você não tem grana, não pode contar com o credito que a operadora do cartão te dá, ou seja, problemas da natureza humana.

Considerando todos os aspectos, ter um cartão de crédito não é ruim e nem bom. Como tudo nessa vida, ele tem seus lados positivos e negativos. Nos positivos, pesam a facilidade de não precisar carregar notas de dinheiro, ficar indo ao banco sacar na maquininha (o que é mais seguro, menos chato e mais imediato) o maior controle do que você pagou, e alguns ainda oferecem coisas como concierge, pontos de milhas, pontos para trocar em produtos, viagens, promoções, sala vip e etc.

Os lados negativos são esperar aquela merda passar, o que pode ser um saco às vezes, quando o sistema “cai”, os juros inacreditáveis, a anuidade (embora já existam muitos sem anuidade) além de taxas, como IOF e tal.

Sabendo usar, o cartão de crédito é uma coisa muito útil. Mas eu não sei o que leva uma pessoa a ter mais de mil cartões de crédito ativos.

O maluco que coleciona cartões de crédito

O doido do cartão de crédito: Cartões de crédito pra dar e vender.
O doido do cartão de crédito: Cartões de crédito pra dar e vender.

Walter Cavanagh deve ser um gênio da matemática para poder gerenciar as contas da pilha enorme de cartões que ele tem. Os cerca de 1.500 cartões de crédito são todos válidos para o seu nome, e graças a eles, Walter está no Guinness como o dono do maior número de cartões de crédito do planeta.

Mister Plastic Fantastic foi o apelido conferido a ele pelo Guinness World Records. Quando Walter abre a carteira, ela se desenrola até o chão, mostrando os 800 cartões que leva consigo para onde ele for. Segundo ele, não é bom andar com todos os quase 1500 por uma questão de segurança. Rá! Gênio, hein?

Walter Cavanagh começou a juntar cartões de crédito no final dos anos 60.

“Eu e um amigo de Santa Clara, na Califórnia, fizemos uma aposta boba: O cara que poderia juntar o maior número de cartões de crédito até o final do ano, iria ganhar um jantar”, lembrou. No fim daquele ano, Walter ganharia o amigo por 143 a 138 cartões de crédito.”

Uma aposta sobre cartão de crédito

Depois de ganhar essa aposta, Cavanagh decidiu simplesmente continuar com sua coleção bizarra de cartões de crédito. Ele tem cartões de crédito a partir de postos de gasolina, companhias aéreas, bares, e até mesmo uma loja de sorvetes no Texas – tudo com limites diferentes, alguns tão baixo quanto $ 50. Ele tem alguns cartões antigos, de quando cartões de crédito ainda eram feitos de papel e de alumínio e ele herdou recentemente um cartão de crédito inteiramente feito de prata do Mapes Hotel, o primeiro hotel-casino de Reno. É um item de colecionador com “privilégios de crédito ilimitado.”

Mas apesar de todos esses, há um único cartão que nunca estará na coleção de Walter. É um da JJ Newberry Co. Eles negaram-lhe um cartão no início de 1970, apesar dele ter conseguido mais de 100 até aquele dia.

“Eles disseram que eu tinha muito crédito. E até hoje eu não tenho um cartão de Newberry em minha coleção “, disse ele.

O doido do cartão de crédito: Cartões de crédito pra dar e vender.
O doido do cartão de crédito: Cartões de crédito pra dar e vender.

Cavanagh não parou de solicitar novos cartões – ele segue firme no Guinness desde 1971 e não tem nenhuma intenção de perder o recorde. Ele copia páginas inteiras de um diretório de empresas nos US e continua enviando aplicações para cartões diariamente. Se ele recebe uma rejeição, ele escreve de volta para a empresa explicando seu objetivo e intenções. Para o Guinness Book, é importante que sejam cartões válidos e ativos. Por isso, ele não conta cartões expirados em sua coleção total.

O doido do cartão de crédito: Cartões de crédito pra dar e vender.
O doido do cartão de crédito: Cartões de crédito pra dar e vender.

Graças a todos os cartões de crédito em seu nome, Cavanagh tem acesso a cerca de $ 1.700.000 a qualquer momento. Apesar deste privilégio, ele tem conseguido manter uma excelente pontuação de crédito. “É quase perfeito”, disse ele, com orgulho. “Eu uso apenas um cartão e pago direitinho no final do mês. Mas você deve ver o comprimento do meu relatório de crédito – wow “!

Aos 72 anos, o planejador financeiro aposentado tem apenas um conselho para compartilhar:

“Nunca use um cartão para comprar qualquer coisa que você não pode pagar em um par de meses. Se você não tem a disciplina, você não deve ter os cartões.”

De fato, é um perfeito conselho!

fonte

Receba o melhor do nosso conteúdo

Cadastre-se, é GRÁTIS!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade

Philipe Kling David
Philipe Kling Davidhttps://www.philipekling.com
Philipe Kling David, autor de mais de 30 livros, é editor do Mundo Gump, um blog que explora o extraordinário e o curioso. Formado em Psicologia, ele combina escrita criativa, pesquisa rigorosa e uma curiosidade insaciável para oferecer histórias fascinantes. Especialista na interseção entre ciência, cultura e o desconhecido, Philipe é palestrante em blogs, WordPress e tecnologia, além de colaborador de revistas como UFO, Ovni Pesquisa e Digital Designer. Seu compromisso com a qualidade torna o Mundo Gump uma referência em conteúdo autêntico e intrigante.

Artigos similares

Comentários

  1. De fato, o cartão de crédito é uma armadilha. Eu tenho cartões pela simplicidade e segurança de não ter que ficar carregando um monte de dinheiro no bolso. Uso o cartão pra pagar as despesas que tenho todo mês. E também gosto do cartão pela facilidade em comprar algo parcelado. Sem conversa, sem análises de crédito demoradas, só passar e dizer em quantas vezes quer fazer e pronto.

    Nunca fiquei no crédito rotativo e nem vou ficar. É muito simples: basta gastar o que você tem pra gastar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimos artigos

Os melhores filmes dos anos 80 – parte2

Há um tempão atrás, precisamente no dia 14 de abril do ano passado, eu fiz um post em que compilei um monte de filmes dos anos 80. O post em questão, chamei de "Os...

A Incrível História de Jacobo Greenberg e o Mistério do Mundo Paranormal

Como um dos cientistas mais célebres do México desapareceu sem deixar vestígios após concluir que estamos na MATRIX

Paranormalidade: Ex-Medium da CIA encontra corpo de criança com visão remota

Casos intrigantes ou meras coincidências? Esses relatos mostram que ainda não conhecemos os limites da percepção humana

Miniaturas que custam mais caro que carros de verdade

Essas miniaturas incríveis vão te chocar pela absoluta precisão e qualidade, mas também pelo seu preço. Seu valor é de um carro real.