Nossa imagem gump do dia é este cavalo marinho aqui:
Os cavalos-marinhos não são grandes e nem rápidos. Assim, quando falamos de predadores marinhos, acho que o Cavalo marinho fica lá no fim da fila na nossa imaginação, né? Atrás do camarão e até da pulga do mar. Porém, pouca gente sabe que os cavalos-marinhos atingem uma taxa de sucesso na casa dos 90% na captura de crustáceos minúsculos, ultra-rápidos, capazes de mover em 500 comprimentos corporais por segundo. Para dar um pouco de perspectiva, se você visse um desses do seu tamanho, ele se moveria a absurdos 2.000 km por hora! Imagina ter 90% de sucesso na captura de algo tão rápido? Isso muda completamente sua moral para com o pobre cavalo marinho, né?
[wp_ad_camp_5]
Não é só uma questão de velocidade. É o tempo de reação! Um copepod pode sair do raio de alcance do predador em nada menos que dois milésimos de segundo!
Parece que seria impossível para um cavalo-marinho rangar alguém tão veloz, mas o cavalo-marinho ataca mais rápido do que dois milésimos de segundo. Além de ter um tempo de ataque na casa do milissegundo, ele é ainda elegante: usa o seu focinho especialmente concebido para minimizar a perturbação da água, e assim evita que seu moimento de caça aletre outros “rangos em potencial” de que ele está ali.
Pode falar: O bicho é foda!
Assista a um cavalo marinho comer um copepod no vídeo abaixo, mas tenha em mente que você está vendo uma filmagem de supercâmera, já que numa filmagem real a bocada do cavalo marinho é tão veloz que não dá pra ver nada.
Bichinho bunitinho. Sempre fui cativado pela sua aparente frágil graciosidade.
Minha mente explodiu agora.
caro Philipe, venho acompanhando de perto seu site por quase 2 anos, eu tenho que te parabenizar pelo seu trabalho,esforço e organização das reportagens , cade matéria é aprofundada ao extremo como a da revolta dos subníveis, web torso, a rádio russa etc……mas gostaria de sugerir alguns tópicos gump que possa despertar sua curisosidade ( por mais que já tenha sido pedida) como a do projeto mk-ultra que leva a proporções imensas principalmente porque houve com concorrente como o “MK-ultra da união soviética” que se sabe-se muito menos ainda https://medium.com/the-physics-arxiv-blog/revealed-the-soviet-unions-1-billion-psychotronic-arms-race-with-the-us-1b0b3d97df54
e/ou um matéria sobre a criação de super soldados modificados geneticamente pela DARPA, e como isso pode afetar o mundo criando uma sub espécie melhorada de seres humanos http://mic.com/articles/92685/darpa-has-genetically-engineered-super-blood-to-protect-soldiers-from-a-major-threat
Me lembrei de um namorado que eu tive: tinhamos 25 anos na época, um dia entramos numa loja de animais.
Olhando o aquario, num certo momento meu ex exclamou de surpresa: “cavalos-marinhos existem!!!”.
Ele pensava, até entao, que cavalo-marinho era um animal mitológico :D