Caraca! Olha isso!
Trata-se da maior bola de pelos do mundo! Este é o coelho angorá.
A espécie, junto com a cabra e o gato angorá são nativos de Ankara (cujo nome antigo era Angorá) na Turquia. O animal é usado hoje como fonte de lã. O coelho angorá caiu primeiro nas graças da realeza francesa, fazendo grande sucesso durante o século XVIII. Eles só foram aparecer na América por volta do inicio do século XX.
A principal característica da raça é sua pelagem longa e super macia. Por isso eles são muito apreciados como animais de estimação. A Associação Americana de Criadores de Coelhos Angorá reconhece 4 tipos de raças de coelho do tipo angorá: Inglês, Francês, Giant e Cetim. As variações entre as raças são essencialmente em relação a cor, tamanho e textura dos seus pelos.
Este tipo de coelho é muito engraçado, porque ele é tão peludo que parece mesmo uma bola de pelos viva. Mas há de se ter algum cuidado no manuseio, pois eles costumam ter unhas afiadas e poem machucar as crianças, que tendem a vê-los como bolinhas fofinhas de pelúcia.
Na verdade sua maior característica pode trazer problemas para eles: O excesso de pelo. Com o tempo, forma uma espécie de bola de pelos em seu trato digestivo, e isso pode até levar o coelho à morte. Por isso os criadores recomendam muito cuidado com a dieta, alem de tosas específicas para a raça.
Como a lã desse coelho cresce direto, sem parar, é ideal que ele receba um suporte extra de vitaminas, para ajudar na qualidade da pelagem e na saúde do coelhinho. Sua alimentação afeta diretamente a qualidade do seu pelo.
Os criadores costumam alimentá-los com ração, frutas e vegetais, bananas, mamão e brócolis. A troca dos pelos ocorre naturalmente de 3 a 4 vezes por ano e os animais precisam de escovação diária. (Um trabalho desgramado!)
Apesar da quantidade absurda de pêlos, o coelho angorá é antialérgico! Isso os torna ideais para pessoas muito alérgicas, pois eles não possuem alergênios que outros animais de estimação possuem.
Este bicho vive em média, 5 ou 6 anos, mas há relatos de coelhos chegando a viver 12 anos. Um filhote de coelho angorá custa cerca de 80 reais. Adultos são vendidos a 250.
Esse bicho vive em ambiente natural ou foi criado por meios…”não naturais” mesmo, tipo cruzamentos?
Sim, mas acho que foi com cruzamentos feitos pelo homem, tipo com as raças de cachorro.
Juro que li que foram cruzados com cachorros, e fiquei imaginando a cena! Li de novo e comecei a rir… :P
Criar um coelho desses aqui no Brasil seria torturante.
Seria o mesmo que jogar um tufo de algodão em uma fogueira.
E com o calor infernal que faz aqui, essa expectativa de vida cairia de 6 para 2 anos, no máximo!
Não tosar esses bichos é até um pecado.
Minha gata fica até feliz quando volta da tosa no verão. Se deita no piso gelado e fica ali horas.
Sem falar que reduz muito o número de bolas de pelo vomitadas pela casa.
Imagina a bola de pelo vomitada por esse coelho!!
quase uma bola de tênis hehehe
Tive 2 gatos persas e nunca tive problemas com bolas de pelos, dava ração que ajudava eles a eliminar os pelos nas fezes alem de escová-los muito, até porque não faz bem eles vomitarem sempre por isso.
O problema dos coelhos, e que muitos não sabem, é que eles não vomitam.
Eles liberam o pelo somente nas fezes, se o acumulo for muito grande e o coelho não tiver uma alimentação/medicação para ajudá-lo a eliminar, eles podem morrer como foi citado. E isso não só para os coelhos angorá.
Sabe aquela história de que a diferença entre o remédio e o veneno está na dose? Um coelho um pouquinho peludo é fofo, esse coelhozila de pelos me dá nervoso, parece aqueles bichos de cartoon que tomaram a poção do dor Jekil e viraram um bichão esquisito.
Hehehe tem um antigo episodio de Star Trek em que aliens que eram bolinhas peludas que exalavam “amor” quase destroem a Enterprise.
Eu fico imaginando a sujeira que esse bicho faz na hora da comida sair. Deve fazer até dreads na rabiola do coitadinho.
Aline e Sinatra com comentários nota 10!!! Dei risadas!
Elke Maravilha do mundo felino?
Ops! Não é gato é COELHO…
Deviam o nome da espécie de Angorá pra Valderrama, seria mais adequado… ;)
kkkkkkk, tem um coelho nesse pelo todo
desculpe senhor, “tem um coelho na sua bola de pelos” … XD
esse bicho n faz sentido
Minha nossa!!!!
Coelhozila foi demais!!! KKK
Hummmmmm!…. Bem fritinnnnnhoooooo!
Brincadeira!
Philipe, e qual é o tamanho desse bicho o peso dele?? É enorme esse monstrinho!!
Isso me lembra da estória do urso que estava fazendo cocô atrás da moita quando surge um coelho bem fofo como esse, o urso pergunta pro coelho se ele teria por acaso papel higiênico e o coelho responde que não, então o urso pega o coelho e se limpa com ele mesmo.
o coelho não deve nem se mexer , uma bola de pêlo imóvel.
“… recomendam muito cuidado com a dieta, além de tosas específicas para a raça.”
também não pode alimentar após a meia-noite nem molhar…
imagina a merda que ia dar… hehehe… XD
Hahahaha pode crer, se na fase fofinho ja ta assim, imagina na fase grotesca?