A vida urbana no mundo seria muito mais limitada se não fosse por este invento, (creditado aos romanos, embora existam evidências de seu uso muito antes da dominação romana na Antiguidade). O concreto revolucionou o mundo que conhecemos. A palavra de concreto vem do latim palavra “concretus“(que significa compacto ou condensado).
Ao que parece, a primeira ocorrência conhecida de uso de cimento tem impressionantes doze milhões de anos! Um depósito de cimento foi formado após a ocorrência de óleo de xisto localizado ao lado de um leito de pedra calcária queimado devido a causas naturais. Estes depósitos antigos foram investigados em 1960 e 1970. Na escala humana, vemos pequenos usos de concreto há milhares de anos atrás. A antiga cultura Nabatea estava usando materiais mais ou menos análogos ao concreto pelo menos oito mil anos atrás, criando algumas estruturas que sobrevivem até hoje.
O arqueólogo alemão Heinrich Schliemann encontrou pisos de concreto, que foram feitos de cal e seixos, no palácio real de Tirinto, Grécia. Construção que data aproximadamente de 1400-1200 aC. A argamassas de cal foi bastante usada na Grécia, Creta, e Chipre, em 800 aC. A Aqueduto assírio Jerwan(688 aC) usava concreto totalmente à prova d’água em seu projeto. O betão (um tipo de concreto, e em alguns casos usado como sinônimo dessa massa) foi utilizado para a construção de muitas estruturas antigas.
De lá pra cá ele foi usado nas mais diversas formas, com usos incríveis. Foram desenvolvidos diversos tipos diferentes de concreto, formulações específicas e que viabilizaram coisas que parecem até ficção científica, como o concreto translúcido, por exemplo. Nunca ouviu falar? Olha ele aí:
Concreto translúcido é algo meio antigo, postei sobre ele nos primórdios no Mundo Gump, mas você já viu o concreto transparente? Pega o babador:
Ficou bolado? Eu fiquei.
Este é o concreto translúcido polimérico, um potencial substituto para o concreto padrão de cimento e etc, com similares características de resistência do concreto normal. O treco produz uma massa cristalina translúcida em todas as direções, com uma transmissão de luz de até 80%. Esta foto do post é talvez a imagem mais poderosa deste produto.
O grande uso na construção civil, faz o concreto parecer uma coisa usada apenas nas construções, nas obras, algo complicado, estrutural, pesado e sujo. Mas na pratica, o concreto, que é basicamente a mistura de cimento, areia, pedra e água, além de outros materiais eventuais, os aditivos e as adições, tem muitas aplicações legais. Neste post veremos alguns usos inesperados para o concreto.
O concreto pode ficar mais grosso ou mais fino, dependendo da carga que você usa. Se usar areia grossa, ele pode ficar mais cremoso, com mais bolhas de ar. Mas se você usar cargas industriais especiais, como o talco industrial, ou microesferas, o concreto pode ficar quase como um leite, que pode ser moldado em formas de silicone, poliuretano e até látex. Isso dá ao concreto uma versatilidade sensacional, que aliada a resistência do material depois de seco, – ele vira praticamente pedra – eleva muito as possibilidades desse material, sempre pouco valorizado em estado bruto mas que gera produtos com bom acabamento e valor percebido.
Por exemplo, quem imaginaria uma capa de Iphone feita de concreto? É possível. Essa capa de Iphone de concreto se chama Luna, nome apropriado para a estética:
Quem imaginaria, usar concreto para fazer uma jóia? O Studio 22 pensou nisso e fez esse anel de concreto (feio, mas mostra o potencial do troço)
Há de fato potencial de mercado para joias criativas e o concreto é um material que dá pra lançar mão:
Nem sempre o anel de conreto é feio. Tem uns até legais:
Agora se o anel de concreto é feio ou esquisito, o mesmo não podemos dizer do relógio de concreto. Foda demais e eu usaria feliz. Perfeito para começar uma conversa na mesa do bar.
Outras possibilidades sensacionais do concreto estão ligada ao seu uso combinado com materiais contrastantes, que pode ser a grama, o vidro e até a madeira nua. Baba aí:
Veja que maravilha esse pedaço de árvore, encontrado num lixão, a custo ZERO vira essa puta mesa inacreditavelmente maneira com o uso de um tampo de concreto e um simples polimento.
Esses tocos de madeira foram encontrados apodrecendo e geram verdadeiras esculturas que podem ser usados como banquetas ou mesinhas. E o concreto misturado com vidro jogado no lixo pode dar lugar a esculturas sensacionais:
Há muitas outras ideias bacanas possíveis:
Para fazer essas esferas decorativas de concreto, tudo que você precisa fazer é ir numa dessas lojas de 1,99 e comprar uns lustres de plastico. Encha eles de concreto, vire, corte fora o plastico e pronto!
Outro troço legal de fazer com o concreto é pegar uma folha grande e bem fibrosa, tirar o molde dela com o concreto e fazer uma folha decorativa.
Essas folhas de concreto podem ser usadas na sua casa de diversas maneiras:
Pra fazer isso é mole. Arrume uma folhona dessas, quanto maior, mais impactante será. Um monte de areia molhada. Modele a folha sobre a areia molhada na posição que quiser (a folha é virada de cabeça para baixo no processo) e coloque o concreto em cima.
Também é possível criar moldes para fazer esses elementos de proteção para árvores. (aqui na minha cidade, os caras são tão primitivos que cimentam o pé da árvore e aí quando ela cresce explode a calçada toda.)
Também num sistema modular, dá pra fazer umas paradas bacanas, ainda mais se misturar com iluminação indireta. Você só precisa criar uma célula, tirar molde dela e fazer uma composição na parede lisa com elas. Olha que massa:
Outra aplicação legal são os relógios. Nesse caso o cara comprou um desses mecanismos de relógio baratinhos, isolou numa caixa, meteu concreto dentro e depois tacou no chão. Quando ele quebrou, o cara recolou o bloco, dando esse aspecto bruto na peça. Dá um belo elemento de contraste para uma casa excessivamente limpinha e arrumadinha.
Mas usando molde, nada te impede de fazer uma parada certinha:
Você pode pirar nas ideias usando moldes simples em conjunto com iluminação. Saca só:
Pode parecer difícil. Mas é facílimo e dá uma grana boa de retorno esse tipo de peça abaixo. Baba:
Acredite se puder, você faz isso com um pedaço velho de caixa de sapato e um OVO! Olha aí:
Feita a forma geométrica, encha de concreto, meta o ovo dentro para ocupar o espaço que mais tarde você vai usar para colocar a planta. Depois é só pegar tiras de couro, amarrar e pronto.
Tem coisa que dá pra você fazer fácil se souber tirar molde. Por exemplo, a peça abaixo é feita a partir de um molde de silicone de uma almofadinha com peso sobre ela. Daí você copia ela em concreto e mete uma lata de atum cheia de parafina com uma vela dentro. Fica maneiro e você ainda faz um rango.
Sabendo usar resina e concreto com moldes em silicone, você pode fazer umas coisas do arco da velha.
Da pra usar pra apoiar o sabonete também.
Tem coisa que você faz simplesmente usando o tubo do rolo de papel higiênico com um tubo do papel alumínio dentro, metendo o concreto entre eles:
As possibilidades são infinitas, já pensou no tanto de troço que tu faz com concreto, uma lata velha de atum e uma lata velha de Pringles?
Com um ridículo pote de danoninho você faz um castiçal!
Se você não tem as skills de fazer molde de silicone (procure aqui que eu te ensino o Bêabá no post do yoda) pode usar essa gambiarra maneira para fazer esses “ovos” de concreto que ficam legais com velas dentro:
Acredite se puder, você vai precisar de bolas de encher. Essas bexigas de festa. Encha a bola, meta concreto em cima, espere endurecer e esvazie. Mais ridículo impossível.
Dependendo do que você planeja, dá pra colocar concreto dentro de uma bexiga larga até a metade. Depois, enfie outra bexiga menor dentro dessa bexiga com concreto, e encha a bola de dentro com água. Ela vai se expandir e empurrar o concreto ao redor dela para recobri-la, fazendo uma espécie de “pele fina”. Me parece que para dar certo, vc precisa usar um aditivo especial no concreto, que aumenta sua resistência a quebra. Acho que se misturar um pouco de cimento de rejunte deve dar um efeito similar. Depois de pronto e seco, rasgue a bexiga de dentro e de fora, e quebre com um alicate o buraco num padrão aleatório. Meta a vela dentro e venda pra ganhar um dindim!
Macete: Pinte com jet de cor cobre por dentro! Da um brilho FODA na luz da vela.
É possível também usar cimento para colocar o numero da sua casa no chão:
Ou fazer casa de passarinho:
Apoio de livro:
Tábua de cortar queijo ou porta-copos, apoio e panela quente… Apoio de prato.
Dá pra fazer até moldura:
Tem paradas que são bem básicas e ficam legais:
Tipo esse banquinho de assento rígido:
Encha garrafinhas velhas de concreto e você forma belos conjuntos de vasos, (mas não faça com a garrafa de Coca-Cola que todo mundo reconhece, a menos que seja esse o objetivo)
Com concreto e um pouco de tempo, você faz coisas realmente loucas. Tipo: Neste caso tudo que você vai precisar são botas velhas (com sorte da pra achar no lixo) que você enche com concreto. Meta um ferro em L dentro do concreto na bota. Esse ferro você prende no tampo da mesa. Corte uma calça velha e coloque por cima das botas de concreto, prendendo com preguinhos no fundo do tampo.
Espero que tenha curtido algumas dessas ideias aí! Até o próximo post!
Muito bom este post.
Podes me dizer onde conseguistes aquelas imagens do concreto com vidro, imitando o mar? Achei alucinante!!!
Essas escuturas imitando mar nao e vidro e concreto , pode ser resina colorida e concreto
Fantástico! Sem dúvida passarei a olhar o concreto com outros olhos a partir de agora. Fiquei com uma vontade enorme de experimentar algumas idéias antigas.
Oi Phillipe! Eu tô fazendo umas coisas em cimento e, realmente, é uma mídia bem interessante! Barato e fácil de fazer.
Segue o link pra ver a foto de um vaso em forma de mãos que eu desenvolvi: https://www.facebook.com/marceloampescultor/photos/a.1633078356924172.1073741827.1633058476926160/1635827839982557/?type=1&theater
Estão à venda, quem se interessar pode mandar uma mensagem.
tudo muito lindo, mas só um adendo: a primeira mesinha que aparece, feita com a metade de um tronco de madeira, é feita com alumínio, e não concreto. olha no link http://www.hypeness.com.br/2014/08/moveis-mesclando-madeira-e-aluminio/
(pode excluir o comentário com o link depois)
Demais o Post!
FIquei bolado com o vidro e o relógio quebrado.
Com o dodecaedro dava pra fazer dados de rpg, QUE NÃO ROLAM. Hehehhe
Abraços!
Ideias sensacionais.Gostei da mesinha com botas. A inconveniência de fazer certas peças é pelo fato do concreto ser abrasivo e pesado.
você pode misturar isopor na massa, bem misturadinho e as peças ficam mais leves!
Philipe,
Detalhe técnico:
Nata ou pasta = cimento + água;
Argamassa = cimento + agregado miúdo (em geral areia, mas pode ter outras adições, conforme a função a que se destina) + água;
Concreto = cimento + agregado miúdo + agregado graúdo (normalmente brita, mas dependendo do tipo de concreto pode ser argila expandida, vermiculita, resíduos de construção – RCD, etc.) + água;
Concreto armado = concreto (áreas comprimidas) + aço (áreas tracionadas);
Micro concreto = Cimento + água + micropreenchedores (com ou sem atividade pozolânica), podendo ou não conter agregado miúdo, dependendo da escala de aplicação/análise;
Concreto protendido = concreto com armadura (de aço, polímero ou compósitos de alto desempenho) pré tensionada (que provoca uma compressão intrínseca ao material, aumentando consideravelmente sua resistência e diminuindo o teor de vazios);
Argamassa armada = argamassa com armação em aço;
Aditivos: produtos para adicionar características específicas aos concretos: retardador de pega, plastificante, superplastificante, incorporador de ar, etc.;
Fibras: naturais, poliméricas ou metálicas, podem ser misturadas ao concreto para aumentar sua resistência e durabilidade, fundamentalmente pela diminuição da fissuração durante o processo de exudação (perda de água excedente à de hidratação);
Concreto de alto desempenho: Concreto com adição de micropreenchedores com efeito pozolânico (em geral microssílica). Normalmente requerem compactação adicional, cura submersa ou outros processos especiais;
Entre outros…
Abraço!
Boa noite, parabéns pelo post. sou estudante de Design de produto estou fazendo um projeto sobre cimento. Para entender um pouco mais sobre os produtos feitos com esse material, queria saber a respeito de vocês que são os pricipais consumidores desses produtos e porque eles optam por produtos desse estilo. obg a todos.
muita criatividade peças lindas que legal
n imaginava que era possivel fazer tantas coisas belas com concreto parabens
você bom
Adorei seu post. Estou procurando o molde para fazer a base do hexágono.
Você poderia me enviar? Desde já agradeço. Obrigada.
bom dia preciso fazer uma peça em concreto com desenho de arabesco de mais ou menos 1,50 de largura para entrada de minha residencia se eu mandar a fot para voces podem ver se conseguem e me passar um a orçamento
Q pena q vc n deixou a quantidade exata de cimento ou outro conteúdo q precisa
Amei sei post gostaria de molde para fazer hexágono. Vcs podriam me enviar obrigado