Conhecido como Fa Cai ou Fat Choy, este é um tipo de cianobactéria seca que faz parte da culinária chinesa há muito tempo.
Ela cresce principalmente em áreas secas e áridas, como Gansu, Shaanxi, Qinghai, Xinjiang e Mongólia Interior. Após a colheita, passa pelo processo de secagem ao ar. Por causa de seu formato escuro e filamentoso, é popularmente chamada de “vegetal de cabelo”.
Cientificamente nomeada Nostoc flagelliforme, a Fa Cai é geralmente servida em forma de um filamento preto em diversos caldos e sopas, especialmente na véspera do Ano Novo, pois o nome em cantonês é parecido com a expressão “ficar rico”.
No entanto, recentemente essa iguaria ganhou destaque como um novo petisco de rua, fazendo parecer que as pessoas estão comendo cabelo humano.
O Fat Choy ganha seu apelido de “vegetal de cabelo” justamente por parecer um monte de cabelo seco e escuro. Quando reidratado em sopas, ele se assemelha mais ao tradicional macarrão fino. Contudo, alguns vendedores de comida de rua em Chengdu encontraram uma nova forma de preparar o Fat Choy, preservando sua aparência de cabelo.
@kk.mk74 #food #美食 美食#china ♬ 原聲 – kk mk
Eles descobriram que é possível grelhar um punhado de Fa Cai e temperá-lo com molho apimentado antes de morder o petisco, quase como se estivessem mordendo um pedaço de cabelo.
@rogertxnztv这看着太像头发了 不能我一个人恶心 必须艾特我朋友 @红星新闻• 成都路边摊烧烤吃头发?专家解惑这是 发菜 你想尝尝吗?♬ 原聲 – 爾爾
Apesar da aparência estranha, aqueles que experimentaram garantem que o sabor é bom, quase como um algodão doce salgado e apimentado. A imagem de alguém mordendo algo que lembra cabelo humano tem atraído muitos influenciadores e fez o lanche viralizar nas redes sociais.
Será esta a comida de rua mais bizarra da China? Talvez não. Muitos diriam que esse título pertence ao gelo grelhado ou a comida do óleo do esgoto, mas fica a critério de cada um decidir.